A Importância das imagens em artigos para blogs

 

Render Photoshop 01

 

 

Imagem, imagem e imagem. Me faz lembrar do famoso e inesquecível comentário de uma professora de marketing e estratégia da School of Visual Arts em Nova Iorque. Em uma adorável noite de verão, em um bar nas redondezas de Manhattan e após alguns bons drinks, a Vanessa olhou para todos os lados, para a roupa dos alunos que a acompanhavam, para o cardápio, os quadros, as fotografias e até a arquitetura e afirmou:  “Olhe para todos os lados, todos os traços, todos os desenhos! Perceba qual é a nossa importância! O mundo é totalmente gráfico, a imagem está em todos os lados.”

Muito correto! E foi um pronunciamento que mudou a minha vida, e também a de alguns amigos, pois acabamos nos tornando monstros aficionados por design. Deste dia em diante, passamos a recolher todo e qualquer tipo de material interessante, seja impresso ou digital, com o simples intuito de conhecer de fato como e quão gráfico, e principalmente criativo, é o mundo em que vivemos.

Este pronunciamento foi em 2002, quase 10 anos atrás, o mercado não era nem mesmo superaquecido como está hoje.  Foi a era do aprendizado e evolução das técnicas e ferramentas, com a completa introdução do design e a exploração de imagens através de computação. É, as mãos sujas de tintas dos jornalistas passaram a ser substituídas por calos nos dedos, obtidos por cliques e longas horas escrevendo artigos para as novas publicações online.

Com toda esta mudança, surgiu a exploração de imagens nas publicações de blogs. Lembre-se de quando você era apenas uma criança, os livros de seu interesse tinham figurinhas, desenhos, fotografias e tinham a maior parte expressada por suas ilustrações.

Hoje em dia, este mesmo conceito se aplica nas publicações em blogs diversos, seja seu blog famoso em todo o país ou apenas para os vizinhos do seu condomínio. As imagens utilizadas nos posts têm como objetivo, expressar melhor a sua mensagem e conquistar o leitor com alguma coisa mais sensível do que boas palavras. Uma fotografia ou boa ilustração pode falar milhares de palavras, e falando da geração de conteúdo, uma imagem pode fazer do artigo algo muito mais original e relevante. Imagens enriquecem o seu conteúdo e fazem com que os leitores fiquem mais confortáveis em lerem artigos longos. Além de todo seu poder de expressionismo, imagens também tem um grande valor para sua estratégia de SEO.

Não preciso lhe dizer como providenciar boas imagens para seus artigos! Preciso? Sendo assim, lhe direi. Como todo bom processo, tudo começa e uma boa pesquisa: utilizar websites como Compfight, SXC e até o próprio google search images é o grande inicio para obter boas imagens. Após este processo, você precisa editar as imagens para acrescentar personalização para o seu artigo ou blog, e é agora que a Render entra em ação. Temos cursos de Photoshop, Corel Draw e Illustrator, que são ótimas ferramentas para o tratamento de imagens, onde você trabalha desde cores até retoques e composições mais elaboradas.

Quer sucesso no seu blog? Mais relevância em seus artigos? Conquistar melhor posição nos sites de busca? Vamos a um passo a passo para fazer isto.

  1. Utilize imagens em seu artigo;
  2. Considere a relevância das imagens, seja criativo e faça a imagem ser encantadora;
  3. Trate bem das suas imagens, e para isto você só tem que clicar aqui e comprar um curso da Render para lhe auxiliar no assunto;
  4. Publique a imagem e o artigo e divulgue para seus amigos.

Depois destes quatro passos básicos, veremos aonde seu blog irá chegar.

Compartilhe e curta!

Wellington Almeida

Publicitário, designer gráfico e marqueteiro apaixonado por tecnologias, interatividade e multimídia. Profissional internacional em contato com agencias, empresas e individuais do Reino Unido, Estados Unidos, Polônia, China e Paraguai. Cantor de chuveiro, gaiteiro aluno do Google, violeiro de revista, fotógrafo por amor, “english teacher”, apaixonado por artes e com a única filosofia de viver sempre uma good vibe. Responsável pelo setor de marketing da render e autor de cursos para softwares de criação.