Pixel e sistema RGB

Pixel (aglutinação de Picture Element, sendo Pix a abreviação de Picture) é o nome dado ao menor elemento de uma imagem digital, o qual é composto por um conjunto de 3 pontos: vermelho, verde e azul (RGB).
Pixel e sistema RGB - 01

Em certos dispositivos de exibição (monitores, por exemplo), cada um dos 3 pontos do pixel é capaz de exibir até 256 tonalidades diferentes, totalizando em pouco mais de 16.7 milhões de cores. Isso ocorre graças à dificuldade da visão humana em separar elementos muito pequenos, fazendo com que vejamos não apenas as 3 cores em tonalidades diferentes, mas sim o resultado da mistura entre elas.

Cada cor no modelo RGB possui uma representação numérica que determina a quantidade de vermelho, verde e azul que a compõe. Como, por exemplo, o amarelo completamente intenso que veremos na imagem a seguir, o qual possui a representação numérica RGB (255, 255, 0). No caso, quando vemos no monitor essa cor amarela, significa que os pixels que se encontram transmitindo aquele elemento estão, na verdade, emitindo vermelho e verde no nível máximo de intensidade (255), enquanto o azul encontra-se nulo (0).

Pixel e sistema RGB - 02

Outra forma de representar as cores, muito utilizada em softwares de edição de imagens, é por meio de notação hexadecimal. Nesse caso, a intensidade das cores vai de 00 até FF. Assim, #000000 representa o preto, pois não há intensidade em nenhuma das 3 cores RGB, enquanto #FFFFFF representa as 3 cores em intensidade máxima, ou seja, gerando o branco.
Pixel e sistema RGB - 03

Utilizando o Color Picker do Photoshop, por exemplo, podemos explorar melhor as cores e suas respectivas representações numéricas e hexadecimais.

Também é possível realizar essas simulações de cores através do link: http://cssdeck.com/labs/transitioning-background-colors-with-color-choosers

O RGB é o sistema de cores padrão utilizado em softwares de edição de imagens, principalmente quando as imagens tendem a permanecer somente em meio digital.

A Render disponibiliza diversos cursos na Área de Design que ensinam a utilização de softwares de edição de imagens como Photoshop, Flash, Illustrator, CorelDRAW, entre outros.

 

Este post tem 4 comentários

  1. Até para mim, que atuo na área, aprendi muita coisa com esse artigo, parabéns para quem escreveu!

  2. Realmente muito util! Gostei muito, por isso recomendo a Render. Como o amigo Gabriel disse, parabéns para quem escreveu! Merecia um beijo na boca rsrsrs

  3. Muito bom esse artigo!
    Li e gostei demais da forma como o assunto é desenvolvido.
    Parabéns, viu?

    =)

  4. Muito bom o artigo.
    ta tudo muito bem explicado!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu

Seu Futuro começa aqui!

+ de 360 cursos de CAD, CAM, arquitetura, engenharia, eletrônica, animação 3D, design, desenho técnico e games

Temos aqui um CUPOM especial para você!