Pixel e sistema RGB

Pixel (aglutinação de Picture Element, sendo Pix a abreviação de Picture) é o nome dado ao menor elemento de uma imagem digital, o qual é composto por um conjunto de 3 pontos: vermelho, verde e azul (RGB).
Pixel e sistema RGB - 01

Em certos dispositivos de exibição (monitores, por exemplo), cada um dos 3 pontos do pixel é capaz de exibir até 256 tonalidades diferentes, totalizando em pouco mais de 16.7 milhões de cores. Isso ocorre graças à dificuldade da visão humana em separar elementos muito pequenos, fazendo com que vejamos não apenas as 3 cores em tonalidades diferentes, mas sim o resultado da mistura entre elas.

Cada cor no modelo RGB possui uma representação numérica que determina a quantidade de vermelho, verde e azul que a compõe. Como, por exemplo, o amarelo completamente intenso que veremos na imagem a seguir, o qual possui a representação numérica RGB (255, 255, 0). No caso, quando vemos no monitor essa cor amarela, significa que os pixels que se encontram transmitindo aquele elemento estão, na verdade, emitindo vermelho e verde no nível máximo de intensidade (255), enquanto o azul encontra-se nulo (0).

Pixel e sistema RGB - 02

Outra forma de representar as cores, muito utilizada em softwares de edição de imagens, é por meio de notação hexadecimal. Nesse caso, a intensidade das cores vai de 00 até FF. Assim, #000000 representa o preto, pois não há intensidade em nenhuma das 3 cores RGB, enquanto #FFFFFF representa as 3 cores em intensidade máxima, ou seja, gerando o branco.
Pixel e sistema RGB - 03

Utilizando o Color Picker do Photoshop, por exemplo, podemos explorar melhor as cores e suas respectivas representações numéricas e hexadecimais.

Também é possível realizar essas simulações de cores através do link: http://cssdeck.com/labs/transitioning-background-colors-with-color-choosers

O RGB é o sistema de cores padrão utilizado em softwares de edição de imagens, principalmente quando as imagens tendem a permanecer somente em meio digital.

A Render disponibiliza diversos cursos na Área de Design que ensinam a utilização de softwares de edição de imagens como Photoshop, Flash, Illustrator, CorelDRAW, entre outros.

 

Compartilhe e curta!

Este post tem 4 comentários

  1. Gabriel

    Até para mim, que atuo na área, aprendi muita coisa com esse artigo, parabéns para quem escreveu!

  2. Genivaldo Flores

    Realmente muito util! Gostei muito, por isso recomendo a Render. Como o amigo Gabriel disse, parabéns para quem escreveu! Merecia um beijo na boca rsrsrs

  3. Marcos Brito

    Muito bom esse artigo!
    Li e gostei demais da forma como o assunto é desenvolvido.
    Parabéns, viu?

    =)

  4. Ramon Branco

    Muito bom o artigo.
    ta tudo muito bem explicado!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.