O osciloscópio é um dos instrumentos mais utilizados em testes de laboratório, pois permite visualizar os sinais em diferentes pontos do circuito. Com a sua utilização, podemos monitorizar os sinais na entrada e na saída de cada bloco do sistema, verificando quais deles estão funcionando corretamente.
Com um pouco de prática, o técnico é capaz de encontrar e corrigir falhas com rapidez e precisão.
A figura a seguir, mostra um osciloscópio digital Tektronix modelo MSO4104. Embora existam marcas e modelos diferentes, esses aparelhos seguem um padrão de comandos, tendo controles semelhantes.
Entretanto os osciloscópios digitais possuem mais recursos dos que os analógicos, e com isso possuem mais controles em seu painel.
Osciloscópio Digital Tektronix MSO4104
Fonte: http://deep-com.ru/public/image/tektronix_mso4104.jpg
A função de um osciloscópio é extremamente simples: desenha um gráfico V / t, um gráfico da tensão contra o tempo; a tensão na vertical ou no eixo Y, e o tempo no eixo X, ou na horizontal.
Geralmente, a tela do osciloscópio tem 8 quadros ou divisões no eixo vertical, e 10 divisões no eixo horizontal. Porém, há osciloscópios que possuem 10 divisões em cada eixo. Normalmente, essas divisões são de 1 centímetro.
Muitos dos controles do osciloscópio permitem mudar as escalas verticais ou horizontais do gráfico V / t, de modo que se possa exibir uma imagem clara do sinal que deseja analisar. Ao utilizar dois canais no osciloscópio, dois gráficos V / t são exibidos ao mesmo tempo, fazendo com que os sinais simultâneos a partir de diferentes partes de um sistema eletrônico possam ser comparados.
Análise de 2 sinais no osciloscópio
Configurando
Antes de ligar o osciloscópio, verifique se todos os controles estão em suas posições “normais”. Para o MSO4104, todos os interruptores de botão de pressão devem estar desativados (posição OUT), a não ser o canal a ser analisado, botões 1, 2, 3 ou 4.
Botões de pressão dos canais
Todos os controles giratórios devem estar na posição central. Estes controles incluem os controles de TEMPO/DIV e VOLTS/DIV.
controles de TEMPO/DIV e VOLTS/DIV
Defina ambos os controles: VOLTS/DIV em 1V/DIV e o controle TIME/DIV para 0,2s/DIV. Essa é a configuração mais lenta.
Ajuste Horizontal
Agora que as configurações básicas foram feitas, ligue o aparelho. Na tela do osciloscópio deve aparecer um ponto brilhante, ou traço, movendo-se muito lentamente em toda a tela.
Nos controles de posição vertical (Y-POS), você poderá mover o ponto para cima e para baixo na tela. O ajuste do traço deve ser feito de modo que fique, horizontalmente, no centro da tela.
O controle TIME/DIV determina a escala horizontal do gráfico que aparece na tela do osciloscópio.
Com 10 quadros em toda a tela e o ponto movendo-se a 0,2 s/DIV, quanto tempo leva para o sinal atravessar toda a tela? A resposta é de 0,2 x 10 = 2 segundos. Então, com o sinal se movendo em 0,1s/DIV, vai demorar 1 segundo para atravessar a tela.
Se continuarmos a girar o controle TIME/DIV no sentido horário, em cada nova configuração o sinal se moverá mais rapidamente. Em torno de 10ms/DIV, o sinal torna-se de difícil leitura, pois os traços são repetidos quase que simultaneamente.
Isto acontece, porque o período de tempo em que o sinal trafega pela tela é muito curto, e este efeito é conhecido como persistência na tela.
Os controles de posição vertical (Y-POS) e horizontal (X-POS) permitem mover os traços verticalmente e horizontalmente. Esses controles são úteis porque o traço pode ser movido de modo a separar os sinais na tela, facilitando as medições de certas grandezas como tensão, frequência, corrente, etc.
Controles de posição vertical e horizontal
Com esse artigo, você já aprendeu sobre o uso dos controles mais importantes no osciloscópio. Sabe agora que a função de um osciloscópio é para desenhar um gráfico V / t. Aprendeu como colocar todos os controles em suas posições “normais”, de modo que um traço apareça quando o osciloscópio está ligado. Sabe agora como alterar a escala horizontal e vertical do gráfico V / t, exibindo um sinal de fácil leitura.
O que é necessário agora, é que você pratique todos esses controles, vindo a se familiarizar com eles.
Conheça mais sobre os principais controles do osciloscópio e suas aferições, e inove os seus conhecimentos e projetos com o curso da Render: Instrumentação Eletrônica – Osciloscópio.
Nelson Vicente Soares
_______________________________________
Técnico em Eletrônica e Analista de Sistemas