Montando um Medidor de Frequência

O frequencímetro, também chamado de frequenciômetro, é um equipamento eletrônico bastante utilizado na realização de medições de frequência de sinais, de modo periódico, utilizando-se a unidade Hz (hertz) de medida.

Os frequencímetros podem ser analógicos ou digitais. Um frequencímetro digital possui, dentre outras características, um mostrador digital para visualização do operador. Já o frequencímetro analógico possui um mostrador de ponteiro.

No mostrador são informadas as frequências medidas, de acordo com a escala utilizada pelo operador do frequencímetro, que pode ser: Hz, MHz, kHz ou Ghz.

No circuito mostrado abaixo, apresentamos um simples medidor de frequência, que pode ser utilizado em aparelhos de som para gerar um sinal em um mostrador VU Meter.

Medidor de Frequência

Medidor de Frequência

Este circuito pode ainda ser usado em um multímetro analógico, o qual deve ser conectado no local do mostrador. Já nas entradas do sinal de áudio, podemos aplicar duas pontas de prova para fazer a leitura do sinal de frequência.

As escalas do multímetro devem ser ajustadas de acordo com a frequência a ser medida. Para melhores resultados na leitura, comece sempre ajustando em uma escala maior, diminuindo até chegar a uma escala menor, onde os resultados possam ser aferidos com maior precisão.

 

Nelson V. Soares
___________________
Autor e Instrutor Render

5 comentários

  • Prof Nelson ,boa tarde

    Poderia dar uma ajuda ,estou com dificuldade num projeto de uma pequena bobina de uns 5 a 8 voltas ,estou utilizando um oscilador de onda quadrada para gerar 280/290khz de frequência na bobina gostaria de utilizar eletrônica analógica mesmo com RC , produto rc para gerar a frequência , para a partir da bobina derreter alguns parafusos ,poderia ajudar , conheço um pouco de eletronica ,tenho 12anos e sei fazer os cálculos das frequências e impedâncias de um circuito ,se puder ajudar fico muito grato

    Breno
    Canal YouTube goazidetiza@gmail.com

  • Oi Breno, boa tarde!
    Fico feliz pelo seu interesse em eletrônica.

    Você pode usar bobinas de 2 mH, utilizando fios de 1 ou 2 mm. O diâmetro interno pode ser 30 mm. Pra ficar mais fácil, envio um link com as explicações do circuito que deseja montar, um circuito de indução magnética para aquecimento e derretimento de alguns metais.

    Abraços!

    Link: http://www.homemade-circuits.com/2013/10/simple-induction-heater-circuit-hot.html

  • No blog da Render existem alguns artigos que explicam como calcular a indutância de uma bobina.
    Veja: http://blog.render.com.br/?s=bobinas

    Caso deseje aprimorar seus conhecimentos, a Render disponibiliza diversos cursos de eletrônica com conceitos primordiais para um bom embasamento teórico e prático.
    Segue o link: http://www.render.com.br/curso/aprender/eletronica-profissional

    Abraços!

  • boa noite, desculpe porem ainda tenho duvidas em relação ao funcionamento do frequencímetro, pois não entendi como faço p ligar um display para mostrar o resultado da aferição e onde eu posso mudar a escala de leitura.

  • Oi Maikon, bom dia!

    Respondendo a sua dúvida, para ligar um mostrador que indique o valor da frequência, você deve colocar um multímetro analógico no local do mostrado “VU Meter”, que está ligado em série com o potenciômetro de 10k. Você vai inserir as duas pontas de provas do aparelho nesse local.

    Além disso, vai precisar de mais duas pontas de provas para coletar o sinal de frequência a qual deseja medir. Essas pontas serão inseridas na entrada do circuito, lado esquerdo do diagrama.

    O potenciômetro de 10k serve para ajustar os valores diferenciados de frequência que serão coletados pelas pontas de provas. Então, através dele você fará os ajustes das escalas. Aconselho, neste caso, usar junto com o potenciômetro um visor de escala de 0 a 100, que você pode adquirir facilmente em lojas de componentes eletrônicos ou pela internet.

    Espero ter respondido as suas dúvidas. Mas, se precisar, entre novamente em contato.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.