Conheça os riscos de utilizar softwares piratas

O avanço dos recursos tecnológicos permite que, cada vez mais, programas sejam desenvolvidos com o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas. Por outro lado, na mesma proporção, cresce o número de programas falsos, semelhantes e com base nos originais.

Para alguns profissionais, os softwares piratas são vistos como uma boa alternativa, já que muitos são gratuitos ou cabem no bolso de quem não possui um grande orçamento. Porém, a sua utilização pode ter um desfecho arriscado e até mesmo prejudicial ao seu negócio.

Se pretende investir em softwares não licenciados, não deixe de conferir este texto! Elencamos 4 problemas graves provocados por dispositivos falsos que você deve conhecer para não causar danos aos seus dados, projetos e empresa.

Quais são os riscos de usar softwares piratas?

Apesar das funcionalidades e da interface serem semelhantes ao sistema original, os piratas não possuem a qualidade, a credibilidade e a segurança necessárias, causando danos irreparáveis ao seu negócio.

  • Vazamento de dados

Diferentemente de programas licenciados, amparados pela empresa verdadeira, os piratas não possuem cláusulas e estruturas de segurança estáveis e robustas. Este fator pode configurar em falhas que multiplicam as chances de ter o seu computador infectado por malwares.

Contudo, além dos danos intencionais à máquina, outro grande problema é a exposição a hackers, que poderão coletar as suas informações confidenciais e vazar os dados de funcionários, clientes e da empresa, gerando enormes prejuízos financeiros.

  • Perda de projetos

A instabilidade dos softwares piratas, seja pela desatualização de sistemas ou mecanismos incompatíveis, permite que um simples travamento possa destruir todo o projeto em produção ou aqueles que estavam salvos.

Isso normalmente acontece pela falta de soluções em nuvem, que tornam o armazenamento mais seguro e existem na maioria dos programas originais e licenciados. Perder projetos não é apenas frustrante, como também resulta na perda de dinheiro e tempo.

  • Recursos defasados

Ao instalar um software pirata, o usuário pode pensar que as funcionalidades serão as mesmas do original. No entanto, além de não conter a mesma quantidade de recursos, os sistemas operacionais tornam-se obsoletos pela falta de atualização do fabricante.

As atualizações servem para corrigir falhas de segurança e, principalmente, aprimorar produtos. Desse modo, é comum surgirem mensagens de aviso sobre funções incompatíveis com a máquina onde o programa falso está instalado, impedindo o funcionamento dele.

  • Falta de suporte técnico

Os softwares originais contam com todo o apoio de uma equipe especializada, para solucionar dúvidas, ajudar em problemas técnicos e diversas outras situações.

São fatores que quem utiliza programas piratas não tem direito, ocasionando em dificuldades de acesso, perda de tempo na resolução de falhas, uso indevido, gastos excessivos e muito mais.

Artigo escrito por: Promob

Compartilhe e curta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.