Tutorial SOLIDWORKS: Remover facilmente faces de um corpo sólido ou de superfície

Aprenda a excluir facilmente uma face de um corpo sólido ou de superfície ao modelar no SOLIDWORKS. Veja o tutorial abaixo de John Setzer (em inglês):

Transcrição do vídeo:

Olá e bem-vindo a outra dica técnica do GSC. Hoje vamos dar uma olhada em um comando chamado ‘excluir face’. E o que a face de exclusão faz é remover uma face de um corpo sólido ou de superfície. E então, o que nos resta depende da geometria envolvida, bem como de algumas das opções que exploraremos.

Então, vamos primeiro descobrir como encontrar o comando delete face. Você pode encontrá-lo acessando o menu, inserir face – excluir. Você também pode personalizar seu gerenciador de comandos, apenas clicando com o botão direito do mouse e abrir sua barra de ferramentas de adição direta, e você encontrará a face de exclusão lá. Você pode prosseguir e executar esse comando. Vamos dar uma olhada em algumas das opções que temos.

Primeiro de tudo, você selecionará uma ou mais faces para remover do seu corpo. E, ao fazer isso, poderei escolher uma face como essa ou três faces ou desmarcá-las e voltar para a de nossas caixas de seleção, adicionando ou subtraindo faces desse conjunto de seleção. Na área de opções, temos três opções: excluir, excluir e corrigir e excluir e preencher. Vamos apenas excluir diretamente e com face selecionada, aceitá-lo e podemos ver o que temos como resultado. Então a face foi removida do nosso corpo sólido, o que significa que não é mais um corpo sólido. Já não inclui o volume. Você pode ver como eles giram, pode ver a cotação dentro do modelo.

Novamente, é porque, bem, não há definição interna e externa para volume. Nós apenas temos um corpo de superfície, não mais fechando o volume. Você notará que a cor da borda. Onde a diferença é azul, porque o azul indica o fim do mundo, se você desejar, para um corpo de superfície. Então é aí que está a nossa lacuna. Como vemos no interior, essa face é removida.

Agora é um corpo de superfície. Vamos editar o recurso de exclusão de face que acabamos de adicionar e analisar o patch de exclusão, o que a exclusão e o patch fazem, se ele remove a face selecionada com certeza e, em seguida, mantém a definição do corpo sólido. Estendendo superfícies ou faces existentes para corrigir o espaço. Os resultados nessa situação seriam, pois vemos essas três faces se estendendo para preencher o que era a esquerda ou a lacuna que deixei aqui pela face removida.

Se eu fosse editar esse recurso e escolher todas as quatro faces, excluído e corrigido. Isso seria o resultado, pois a face plana está simplesmente se estendendo. Basicamente, transformando isso em um bloco novamente, excluindo e preenchendo, clicarei com o botão direito do mouse em limpar seleções e, em seguida, basta escolher essa face novamente e excluir e preencher e há uma opção abaixo, eles sentem a tangente. Ou não, para excluir e preencher, bem, o que isso fará é remover a face ou faces, que você selecionou e substituiu por uma nova face.

E essa nova face pode ser calculada para ser tangente a todas as arestas às quais a nova face está conectada ou simplesmente conectada e não necessariamente preocupada em ser tangente. Se eu disser excluir e preencher sem tangência. E nós examinamos os resultados. Não parece que muita coisa mudou, mas se eu mudei para esta posição, você poderá ver como isso se achatou porque a nova face que foi criada no lugar da face antiga não tem uma condição tangente a essas outras faces em essas arestas onde eles se encontram.

Simplesmente coloque algo lá, crie uma nova superfície nesse local, mas apenas se preocupe em estar conectado. Não se preocupe em ser tangente ou suave. Se eu fosse editar a face de exclusão. E coloque tangência. Bem, parece que a face nunca foi realmente excluída, mas, de fato, foi, essa face foi excluída e, em seguida, uma nova face está sendo substituída.

É exatamente como o anterior. Não seria muito pertinente para essa situação em particular, mas se eu editar a face de exclusão e escolher essas outras três faces para acompanhá-la, e fizermos essa exclusão e preenchimento, eu vou mudar fora do preenchimento tangente para isso. Então veremos os resultados. Bem, nessa operação, quatro faces removidas foram deixadas com uma única face, que é a curvatura, baseada em spline contínuo, mas não há controle de tangência.

Portanto, essa face não é necessariamente tangente a essa face nesta borda ou nessa borda. Certamente não estaria nisso, nessa cara, naquele limite. Se eu ativasse a tangente, caí nessa. Eu ficaria com uma superfície muito divertida, porque o que está acontecendo é que essa face está sendo calculada para ser tangente a essa face nessa borda comum.

Então, puxa-o para dentro e puxa-o de volta para fora, para que haja uma tangente para ver na parte interna, não o que queremos aqui, mas mostra, mostra como as diferentes opções afetam o resultados com a fase atrasada entram.

Então, onde podemos usar o comando delete face? Bem, é realmente uma ferramenta muito boa para limpar as coisas. Nesse cenário, eu tenho um modelo em que usei o comando, fill e algumas opções de revés para criar uma área combinada onde antes havia um canto agudo. No entanto, para criar a geometria que eu queria, o SOLIDWORKS precisou dividir isso em várias faces pequenas.

Prefiro que seja uma única curvatura de face contínua em toda a área. A face de exclusão vai me ajudar a limpar isso. Vou usar o comando delete face, defino meus parâmetros para serem excluídos e preenchidos porque quero que uma nova face seja criada, onde essas várias faces sejam removidas. E eu quero tangência também.

Quero que minha nova face seja tangente às outras faces que se conectam nas arestas comuns. Vamos seguir em frente e escolher pequenas face das quais gostaria de me livrar e, com as opções de exclusão e preenchimento e preenchimento tangente selecionadas, terminamos e lá vamos nós. Uma única face nova. No lugar, como várias outras faces que costumavam estar lá, e essa nova face foi configurada, por isso é tangente à outra face à medida que ela se conecta nessas três arestas comuns ou nesses conjuntos, e eu quero, posso fazer para o outro lado, ou posso até expandir isso.

Eu poderia incluir essas três faces e obter uma superfície maior, através de uma área maior pode curvar continuamente. Todo o caminho até essas bordas aqui e aqui e aqui, ou atravesse para o outro lado e mova esse cara e essas faces e um monte de outras faces.

E então eu terminaria com uma única curvatura, face contínua, tangente a todas as outras faces. Encontra-se em conjuntos de arestas comuns. Sim. Esse é um modelo muito mais limpo e com uma geometria muito mais agradável de se trabalhar. Aqui está outro exemplo de como usar a fase de exclusão para limpar nossa geometria. Eu tenho uma peça de parede fina e um recurso de giro que, por sua natureza, se estende através da minha parede fina por causa dos tamanhos envolvidos.

Agora, não quero essas três faces que vieram do outro lado que revolvem o recurso. As pessoas podem decidir tentar fazer algum tipo de corte ou como um corte de loft ou corte giratório ou algum outro tipo de coisa para se livrar dessa geometria. Mas na verdade é uma solução muito mais simples se você usar a função de exclusão de face.

Nesse caso, vou usar a face de exclusão. Desta vez, vou defini-lo como patch excluído, porque quero estender a geometria da superfície existente sobre o que seria a lacuna. Eu vou em frente e removo essas três faces. Um, dois, três, aceite e o trabalho está feito. Agradável e simples. Mais uma vez, usei delete e patch porque queria estender a superfície existente, que realmente envolve o que seria uma lacuna para criar a geometria, quero sem precisar recorrer a uma nova fase de patch de cotação. Se eu tivesse concluído ou preenchido a fase, mas excluído e preenchido, haveria uma nova face separada da outra. Eu não quero isso. Eu só quero excluir o patch, estender-se. O que teria sido uma lacuna se eu simplesmente não tivesse feito nenhum deles.

Então, aqui você pode ver outro exemplo de uso do comando delete face para ajudar a limpar a geometria do modelo. Não importa se essa geometria é feita no SOLIDWORKS ou importada de outro sistema CAD. Isso está editando diretamente. Estamos pegando faces existentes, removendo-os e depois decidimos o que fazer sobre a lacuna.

Se fizermos alguma coisa com algumas das opções que temos aqui. Espero que você tenha gostado dessa pequena discussão sobre o comando delete face e espero que você possa encontrar utilidade para ele. Em algumas de suas modelagens sólidas cotidianas. Obrigado e até a próxima.


Se você está interessado no SOLIDWORKS CAD e outros recursos:

https://www.render.com.br/cursos/solidworks

Artigo escrito por: GSC

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.