TIGRE UTILIZA A IMPRESSORA 3D TAURUS AF5 500 PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

– Case de Sucesso – 

O equipamento proporciona redução de 70% no custo de produção de protótipos e aumento de 50% de produtividade no departamento de desenvolvimento de produtos 

A impressora 3D Taurus AF5 500 é um dos modelos de grandes formatos da única fabricante nacional de impressoras 3D para uso profissional 

Joinville (SC) – 16 de Janeiro de 2020 – O Grupo Tigre, empresa líder em pioneirismo e inovação de soluções para construção civil e cuidados com a água, reforça seu compromisso em apresentar produtos inovadores com a adoção da nova impressora 3D Taurus AF5 500. O maquinário, instalado em Joinville (SC), na sede do grupo, é o responsável pela impressão de novos projetos que a empresa pretende apresentar no próximo ano. 

Para o Analista de Gestão de Projetos da área de PD&E (Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia) da Tigre, Leandro Brito, a instalação da nova impressora é um importante aliado da companhia para o desenvolvimento de novos produtos. “Buscávamos um equipamento com bom desempenho com funcionalidades que atendessem nossas expectativas de negócios para termos autonomia na criação de produtos para os mercados em que atuamos”, diz Brito. 

“Desde a aquisição em abril de 2019, já foram desenvolvidas em torno de 100 peças para testes funcionais em campo (em construções). O ganho em produtividade aumentou em pelo menos 50% e o custo de terceirização diminuiu em cerca de 70%”, detalha. 

Atualmente, a utilização da AF5 500 é direcionada para a produção de protótipos de saneamento básico de uma linha nova a ser lançada em 2020. “Um detalhe bastante surpreendente é que podemos tê-la em nossa sala, ao lado de nossa mesa de trabalho, pois é uma impressora muito silenciosa”, acrescenta Brito.

Outros diferenciais: redução de custos com matéria prima 

A redução de custos com a matéria prima (filamentos) utilizada na AF5 500 também é muito superior ao processo antigo. 

“A oportunidade de modificar a peça no computador e refazer a impressão dela novamente na impressora é muito rápida e simples. O suporte técnico também é imediato, o que significa redução de tempo e de custos pela proximidade com a fábrica da impressora aqui em Santa Catarina. O contato de pós-venda, suporte e assistência técnica é muito ágil”, diz. 

Fatores que determinaram o início da impressão 3D na Tigre 

No processo convencional – entre desenvolvimento do projeto em 3D no software de CAD, fabricação dos moldes de injeção e o protótipo – a equipe  de engenheiros levava em média três a quatro meses. 

Com a impressão 3D Taurus o processo teve seu tempo reduzido e hoje leva de 15 a 30 dias dependendo do produto. “Em alguns casos conseguimos, inclusive, fazer um protótipo de aplicação; dessa forma temos um produto pronto para testes em campo (peças funcionais) já com os testes de laboratório realizados, pronto para aprovação do produto com o cliente”, afirma. 

A Tigre apoia o desenvolvimento industrial em todas as suas fases e, agora, na Indústria 4.0, sempre busca alcançar nível de excelência com treinamentos, participação em fóruns sobre a Indústria 4.0 e Indústria Digital. 

“É muito importante o envolvimento tanto do pessoal da engenharia como do chão de fábrica e para todos os funcionários, proporcionando a todos os colaboradores o engajamento nessa conquista de excelência”

conclui Brito.

Sobre o Grupo Tigre 

Com uma história de quase 80 anos, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial. Presente em 30 países, conta com cerca de 7 mil funcionários, 11 plantas no Brasil e 12 no exterior: Argentina (2), Bolívia (2), Chile (2), Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Claris Tigre (esquadrias de PVC), Ferramentas para Pintura, Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), Fabrimar e Tigre Metais (no segmento de metais sanitários), além da TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água). 

A Virtual Automação é uma empresa catarinense, GOLD PARTNER da Autodesk e faz parte do Grupo Grapho, de Porto Alegre (RS). Destaca-se por promover as mais avançadas tecnologias em CAD/CAM/PDM/BIM/RV* para projeto, visualização, simulação e análise de desempenho, o que garante aumento de produtividade e inovação para os seus clientes. “Sua parceira CAD/CAM/PDM/BIM/RV*” é o lema da Virtual Automação desde a sua fundação há 24 anos!”. Desde o início de 2019 é revenda da distribuidora de impressoras 3D Render Cursos Ltda. 

A Grapho é Gold Partner da Autodesk e está entre os maiores parceiros Autodesk no mundo e tornou-se a primeira revenda Autodesk no Brasil em 1986. Durante sua trajetória de mais de 30 anos de parceria com a Autodesk, conquistou confiança e credibilidade de mais de 15.000 empresas clientes, trabalhando em parceria para maximizar a produtividade e a qualidade de seus projetos. Com sete escritórios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a GRAPHO possui uma equipe técnica e comercial altamente qualificada e capacitada a avaliar e propor a melhor solução para seus clientes e já acumula 14 prêmios concedidos pela fabricante de software americana. 

A Render Cursos Ltda. é distribuidora das impressoras marca 3D Taurus e centro de treinamento situado na cidade de Joinville. A Render compartilha informações, ensinando conteúdos e ampliando o horizonte técnico e intelectual de profissionais em todos os níveis de formação, espalhados pelo Brasil. 

A Taurus 3D Printer é uma indústria brasileira fabricante e desenvolvedora de impressoras 3D. Está situada na cidade de Biguaçu (SC). Possui know-how de desenvolvimento e produção de sistemas de impressão FPM e SLS para impressoras  desktop e industriais.  

Assessora de Imprensa da Virtual Auotmação: 
Diná Simas MTb.: 19.543 
(47) 9-9681-9092 | (11) 9-8069-2622

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.