A IMPRESSORA 3D TAURUS AF3 350 FAZ PARTE DO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA SKYMSEN

– Case de Sucesso – 

A fabricante de produtos para a cozinha industrial de Brusque (SC) vem se destacando a cada dia em seus processos de manufatura 

Joinville (SC) – 16 de Janeiro de 2020 – “Se é Skymsen, pode confiar!” – esse lema da empresa não está somente na frase. Ao visitar a empresa presencialmente na charmosa cidade de Brusque (SC) é o que se vê nos quatro galpões distribuídos em seus 17.300 m² de área que conta com 232 colaboradores. Todos têm uma missão: ser cada vez mais focados e abertos para as novas tecnologias que facilitem o dia a dia da produção de seus mais de 140 produtos de várias linhas da cozinha industrial – entre açougues, bares e restaurantes, sorveterias e padarias – destinadas às empresas especializadas de alimentação em todo o Brasil e em mais de 40 países de todos os continentes. 

A Virtual Automação, fornecedora de soluções inovadoras da indústria 4.0 como impressão 3D e realidade virtual, tem sido sua parceira quando o assunto é inovação. O destaque a ser divulgado nesse texto é a utilização da impressora 3D Taurus AF3 350 produzida pela 3D Taurus de Biguaçu (SC), distribuída pela Render e disponibilizada comercialmente pela Virtual, essas duas últimas de Joinville (SC). 

De acordo com Arno Erdmann Neto, gerente de engenharia da Skymsen, desde que a impressora 3D Taurus chegou à fábrica, em fevereiro de 2019, o aumento da produtividade foi impressionante. Antes o processo de prototipagem das peças da linha de equipamentos para lanchonetes, bares, restaurantes e açougues, como cuttes, descascadores, extratores e liquidificadores que consumia até seis meses para ficarem prontas, atualmente, em apenas 12 horas em média tem-se uma peça pronta para entrar em produção, sem rebarbas e sem defeitos.  

“E esse é apenas um dos diferenciais”, destaca Fernando Voltolini, engenheiro.

“Até 2012, parávamos a usinagem para a produção de peças protótipos e desde então, quisemos melhorar esse processo. E, assim, iniciamos, naquele ano, a moldagem de peças com uma impressora que nos atendeu por determinado tempo, mas além de ser um equipamento que emitia muito ruído – o que incomodava os nove engenheiros da sala – às vezes parava de funcionar no meio do processo de impressão, e em certas peças precisava de duas etapas para montar apenas uma peça. Por esse motivo iniciamos uma intensa busca no mercado por  impressoras de qualidade superior e, a maioria delas era importada”, lamenta.

“Quando encontramos a 3D Taurus, fabricada no Brasil que nos foi apresentada por Sérgio Stefani da Render, atestamos que era tão eficiente quanto as impressoras 3D importadas e com o facilitador de ser nacional e produzida aqui no Estado, garantindo de forma rápida e eficiente as questões de assistência técnica, manutenção, fornecimento de insumos e treinamento, não tivemos dúvida em sua aquisição”, explica Voltolini. 

Vantagens da 3D Taurus AF3 350 

“Destacamos o acabamento final de cada peça (como pode se ver na peça da foto – uma base de liquidificador), falha zero, silenciosa, robusta, rápida e falha zero, o que nos permite programar lançamentos e melhorias contínuas de todas as linhas sem preocupação”, diz Voltolini. 

Desde a aquisição em fevereiro de 2019, já produzimos inúmeros produtos, como base do disco do raspador de gelo, base do disco para fatiador de banana, bocal de alimentos para o fatiador de banana, suporte do motor de cilindro de massa, base de liquidificadores, defletora (que é uma direcionadora de ar da batedeira planetária com cinco cilindros) e tampa de fechamento do motor da bateria planetária. Todas são peças com nível de detalhamento e complexidade muito grande. 

“Esse é um dos pontos mais altos da robustez da 3D Taurus AF 350”.  

O próximo produto a ser lançado pela Skymsen é um ralador de alimentos, cuja boca do ralador tem detalhes muito minúsculos e, conforme os engenheiros Erdmann e Voltolini, o produto foi impresso de forma tranquila na 3D Taurus. 

O custo é justo e se pagou em dois meses de uso, conforme Erdmann.

“Anteriormente, cada peça custava entre R$ 860,00 e R$ 1.200,00 para imprimir o protótipo. Com a 3D Taurus, a produção de 20 peças já pagou todo o investimento que realizamos na aquisição da impressora”, comemora. 

A impressora 3D Taurus atende a todas as requisições da engenharia de produtos e fica instalada no galpão da usinagem. Os demais galpões contemplam as áreas de corte, dobra, soldagem e acabamento (segundo galpão), almoxarifado e expedição (terceiro galpão) e escritório, salas de reuniões e refeitório (quarto galpão), todos com toques de modernidade e tecnologias atuando em seu favor.

Resumos Institucionais: 

A Skymsen foi fundada em 1963 e nesses 56 anos vem crescendo ao lado de seus clientes, oferecendo soluções inovadoras para o processamento de alimentos e facilitando a vida das pessoas. Através de design e alta tecnologia, os produtos Skymsen tornaram-se referências de qualidade e eficiência no mercado, atendendo com precisão, os mais variados segmentos do serviço de alimentos. Em 1963 foi lançada como fabricante de bombas de água e furadeiras de bancada; em 1958 ingressou no mercado de equipamentos para processamento de alimentos e, na década de 70, alcançou o posto de empresa líder do segmento. No início dos anos 2000 passou a pesquisar e desenvolver produtos inovadores. Finalmente, em 2018 modernizou sua marca ditando tendências com produtos inovadores e exportando para todos os continentes. Busca constantemente integrar conceitos revolucionários da indústria como a impressão 3D e  manufatura aditiva e de realidade virtual e aumentada, o futuro da tecnologia. 

A Virtual Automação é uma empresa catarinense, GOLD PARTNER da Autodesk e faz parte do Grupo Grapho, de Porto Alegre (RS). Destaca-se por promover as mais avançadas tecnologias em CAD/CAM/PDM/BIM/RV* para projeto, visualização, simulação e análise de desempenho, o que garante aumento de produtividade e inovação para os seus clientes. “Sua parceira CAD/CAM/PDM/BIM/RV*” é o lema da Virtual Automação desde a sua fundação há 24 anos!”. Desde o início de 2019 é revenda da distribuidora de impressoras 3D Render Cursos Ltda. 

A Grapho é Gold Partner da Autodesk e está entre os maiores parceiros Autodesk no mundo e tornou-se a primeira revenda Autodesk no Brasil em 1986. Durante sua trajetória de mais de 30 anos de parceria com a Autodesk, conquistou confiança e credibilidade de mais de 15.000 empresas clientes, trabalhando em parceria para maximizar a produtividade e a qualidade de seus projetos. Com sete escritórios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a GRAPHO possui uma equipe técnica e comercial altamente qualificada e capacitada a avaliar e propor a melhor solução para seus clientes e já acumula 14 prêmios concedidos pela fabricante de software americana. 

A Render Cursos Ltda. é distribuidora das impressoras marca 3D Taurus e centro de treinamento situado na cidade de Joinville. A Render compartilha informações, ensinando conteúdos e ampliando o horizonte técnico e intelectual de profissionais em todos os níveis de formação, espalhados pelo Brasil. 

A Taurus 3D Printer é uma indústria brasileira fabricante e desenvolvedora de impressoras 3D. Está situada na cidade de Biguaçu (SC). Possui know-how de desenvolvimento e produção de sistemas de impressão FPM e SLS para impressoras  desktop e industriais.  

Assessora de Imprensa: 
Diná Simas MTb.: 19.543 
(47) 9-9681-9092 
(11) 9-8069-2622

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.