WEG AGILIZA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COM A IMPRESSORA 3D TAURUS AF3 500

– Case de Sucesso – 

A validação de componentes se tornou mais simplificada com utilização da impressão 3D para execução de mockups (validação através de modelos)

Joinville (SC) – 28 de Outubro de 2019 – Em 16 de setembro de 1961, na cidade de Jaraguá do Sul (SC), as habilidades de um eletricista, de um administrador e de um mecânico foram unificadas e resultaram na fundação da Eletromotores Jaraguá. Nascida da coragem de empreendedores visionários, após um tempo a empresa passou a se chamar WEG, em alusão às iniciais dos fundadores: Werner Ricardo Voigt, Geraldo Werninghaus e Eggon João da Silva. Atualmente, a WEG – maior empresa brasileira na fabricação de motores, compressores, sistemas de energia e tintas – conta com tecnologias avançadas e ferramentas de última geração para automação de suas indústrias. Uma das aquisições de 2019 foi a impressora 3D Taurus AF3 500

De acordo com Jhonatan Adilson Passig, Analista de Projetos Mecânicos da área de Desenvolvimento e Aplicação de Motores Comerciais da WEG Equipamentos Elétricos, a utilização de metodologias ágeis e a necessidade de respostas rápidas e assertivas durante o desenvolvimento de novos produtos fizeram com que buscassem por maneiras de execução e validação de componentes sem a fabricação de ferramentais complexos e que demandassem muito tempo para execução.

“Foi por conta disso que direcionamos a utilização da impressão 3D para a execução de mockups (validação através de modelos)”, explica. 

Vantagens: impressão variada e rapidez na validação junto aos clientes 

“Já tínhamos impressoras 3D, porém, com tecnologias ultrapassadas. Esta nova geração de impressoras, além de ter a construção simplificada, permite a impressão em materiais variados e que podem ser facilmente adquiridos  comercialmente. Outro ponto da nossa escolha foi pelo fato de a fábrica ser próxima, o que nos consiste uma assistência mais rápida em comparação com os modelos importados”, diz. 

Jhonatan Passig explica que o tempo de execução e validação de conceitos foram reduzidos drasticamente (de meses para dias), o que hoje possibilita interagir rapidamente com um conceito e evoluí-lo, tendo em questão de horas uma nova versão já otimizada. Além desses benefícios, é fato hoje a possibilidade de compartilhar um produto em desenvolvimento, para validação dimensional com os clientes da WEG, trazendo o mercado para junto do desenvolvimento de produtos. 

Características da 3D Taurus AF3 500 

A impressora adquirida pela WEG, em abril de 2019, é a 3D Taurus AF3 500. Esse modelo conta com processador Dual Core de 32 bits, permitindo uma impressão mais suave. Um recurso bem interessante é poder aumentar a velocidade da impressão durante a própria impressão. Desta forma é possível imprimir de forma mais rápida, o que para uma fábrica do porte da WEG é fundamental. O recurso é muito fácil de ativar apenas indicando a porcentagem a mais em todas as velocidades. A área de impressão é de 300 mm x 300 mm x 500mm (L x P x A), o que possibilita abranger um grande leque de peças.

A mesa aquecida desenvolvida  especialmente para esta área de impressão é feita em alumínio com superfície revestida por vidro, garantindo temperatura homogênea em toda área. A estrutura da impressora é robusta feita em aço carbono com fino acabamento, pintura eletrostática e quatro portas de acrílico para acesso a todas as partes da  impressora. 

O Estado de Santa Catarina mostra-se na vanguarda de tecnologias emergentes: as impressoras 3D Taurus são fabricadas em Biguaçu (SC), distribuídas no Brasil pela Render e disponibilizadas comercialmente pela Virtual  Automação (ambas de Joinville).

O principal diferencial está no seu sistema cinemático, com guias lineares com patins nos eixos X e Y e fuso trapezoidal com esferas no eixo Z. Dessa forma, garante qualidade da impressão, precisão dimensional, baixo índice de manutenção além de fácil acesso a insumos. Conta, ainda, com assistência técnica, o que é um facilitador adicional por ser um equipamento nacional e produzido no estado de Santa Catarina.  

“É uma solução robusta para os processos de impressões e isso foi um dos diferenciais que avaliamos”, atesta Jhonatan Passig. 

Na rota da Indústria 4.0 

WEG, especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas está sempre à frente evoluindo em suas tecnologias na direção da indústria 4.0 e aquisição de soluções para esse futuro: a realidade virtual e impressão 3D entre elas. 

Nos últimos anos as variantes da impressão 3D – principalmente no processo FDM (fabricação por deposição de material) que teve seu custo reduzido – o que tornou seu acesso mais amplo, proporcionando, como principal  diferencial, além do tempo de fabricação, a possibilidade de produção de peças com geometrias (formas) que no processo tradicional teria um custo muito elevado ou impossível de se fabricar. 

“Estamos mobilizados para desenvolver produtos de qualidade, competitivos, alinhados com as necessidades de mercado e com velocidade de resposta ao nível de cliques em smartphones. A cada dia nos sentimos com maior necessidade de integração entre os produtos, seja para monitoramento, produção ou tomada de decisões dentro da empresa; por isso, entendemos que toda a cadeia, desde o  desenvolvimento até o usuário final, precisa da integração entre processos e  produtos”, alega Jhonatan Passig.  

Perspectivas dos próximos 5 a 20 anos na aplicação da Manufatura Aditiva 

A WEG é uma empresa que preza pela visão de futuro. “Estamos em uma condição em que já temos possibilidade de customizações específicas de acordo com as necessidades de nossos clientes. Nos próximos anos, estas  customizações, além de serem mais solicitadas, também ganharão nível de produção, permitindo que determinados produtos sejam fabricados não mais através de ferramentais, mas sim através de manufatura aditiva.” 

Outros pilares da Indústria 4.0 

Além da impressão 3D, outro pilar muito importante que beneficia o processo de desenvolvimento, é o da Realidade Virtual com aplicação industrial, podendo ser aplicada ao desenvolvimento de produto ou a processos industriais. 

“Seguimos quebrando barreiras do conhecimento, desenvolvendo conceitos, integrando as cadeias produtivas aos produtos, mercado e principalmente buscando soluções simples e de valor para nossos clientes”, conclui Jhonatan  Passig. 

A utilização da realidade virtual no desenvolvimento de produtos, permite a validação de um modelo como se fosse um protótipo digital, onde todos os envolvidos, mesmo estando em departamentos, unidades da empresa, seja em  cidade, estados ou até países diferentes, conseguem de forma colaborativa, em tempo real trabalharem juntos desde o desenvolvimento, validação, testes e treinamentos. 

O futuro da mão de obra qualificada para a Indústria 4.0 

Cada vez mais os profissionais inseridos no mercado terão que desenvolver habilidades e capacidades voltadas para as novas tecnologias. E quem não se atualizar ficará fora do mercado. 

A indústria 4.0 também abrange: Inteligência Artificial, Robótica e BigData permitindo uma fusão do mundo físico, digital e biológico nas seguintes áreas: 

  • Manufatura Aditiva (Impressão 3D)
  • Inteligência Artificial (IA)
  • Internet Industrial das Coisas (IIoT – Industrial Internet of Things)
  • Biologia Sintética (SynBio)
  • Sistemas Cyber-fiscos (CPS) 

O desafio no Brasil, segundo o SENAI, é de treinar milhões de trabalhadores em quatro anos. O novo modelo de capacitação deverá ser multidisciplinar com habilidades e competências especificas: 

– Maior senso de adaptação, observação e decisão, além do senso de urgência devido à Big Data. Essa nova geração deverá entender que dessa forma a Industria 4.0 poderá ser chamada também de Manufatura Inteligente.

“Na WEG temos programas de qualificação profissional, que, além de alinhados com as tendências mundiais, também são fortemente monitorados e focados com os objetivos do grupo WEG, preparando assim, mão de obra de qualidade. Temos departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos que desenvolve tecnologia de ponta e, com certeza, estes investimentos continuam fortes para garantir o crescimento sustentável da WEG”, destaca Passig. 

Resumos Institucionais: 

A Virtual Automação é uma empresa catarinense, GOLD PARTNER da Autodesk e faz parte do Grupo Grapho, de Porto Alegre (RS). Destaca-se por promover as mais avançadas tecnologias em CAD/CAM/PDM/BIM/RV* para projeto, visualização, simulação e análise de desempenho, o que garante aumento de produtividade e inovação para os seus clientes. “Sua parceira CAD/CAM/PDM/BIM/RV*” é o lema da Virtual Automação desde a sua fundação há 24 anos!”. Desde o início de 2019 é revenda da distribuidora de impressoras 3D Render Cursos Ltda. 

A Grapho é Gold Partner da Autodesk e está entre os maiores parceiros Autodesk no mundo e tornou-se a primeira revenda Autodesk no Brasil em 1986. Durante sua trajetória de mais de 30 anos de parceria com a Autodesk, conquistou confiança e credibilidade de mais de 15.000 empresas clientes, trabalhando em parceria para maximizar a produtividade e a qualidade de seus projetos. Com sete escritórios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a GRAPHO possui uma equipe técnica e comercial altamente qualificada e capacitada a avaliar e propor a melhor solução para seus clientes e já acumula 14 prêmios concedidos pela fabricante de software americana. 

A Render Cursos Ltda. é distribuidora das impressoras marca 3D Taurus e centro de treinamento situado na cidade de Joinville. A Render compartilha informações, ensinando conteúdos e ampliando o horizonte técnico e intelectual de profissionais em todos os níveis de formação, espalhados pelo Brasil. 

A Taurus 3D Printer é uma indústria brasileira fabricante e desenvolvedora de impressoras 3D. Está situada na cidade de Biguaçu (SC). Possui know-how de desenvolvimento e produção de sistemas de impressão FPM e SLS para impressoras  desktop e industriais.

Assessora de Imprensa: 
Diná Simas MTb.: 19.543 
(47) 9-9681-9092 
(11) 9-8069-2622

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.