Chinelos são impressos em 3D pela ASICS

Sandálias, chinelos, tiras… chame-os do que quiser. Eles são extremamente utilitários em seu design e, de modo geral, também são muito fáceis de fabricar.

Dada a simplicidade de design e fabricação, por que alguém iria querer imprimi-los em 3D? Claro, pode ser uma experiência divertida experimentar em sua impressora 3D em casa, mas será que o mundo precisa de sandálias impressas em 3D?

O fabricante de roupas esportivas ASICS pensa assim, e eles se uniram à empresa de manufatura LuxCreo para fabricar sandálias de design interessante para provar isso! Você pode ver como ficam as sandálias na imagem abaixo.

Moda ou bobagem? (Crédito da imagem: ASICS)

O design permanece o mesmo

Sim, as sandálias permaneceram praticamente inalteradas desde seu início, na antiguidade, o que significa que podemos dizer legitimamente que a tira permanece a mesmo há muito tempo. Por que mexer com perfeição, então?

ASICS discorda e eles querem dar ao calçado a reforma Industry 4.0 que ele merece. E eles fizeram isso com a ajuda de LuxCreo e seu software de design generativo LuxGen.

“Há uma grande demanda por calçados personalizados com melhor desempenho e sustentáveis”, disse Norihiko Taniguchi, gerente geral do departamento de criação do futuro da ASICS Corporation.

“Com as soluções de impressão 3D e Smart Factory da LuxCreo, a personalização em massa de calçados de alto desempenho se tornará realidade em um futuro próximo.”

A personalização começa no ASICS Future Experience Lab, onde os clientes em potencial têm seus pés digitalizados. A digitalização é então combinada com a altura do arco e o tamanho do sapato do usuário e, em seguida, executada pelo software de design generativo, que gera a estrutura de treliça que você pode ver na sola.

Como uma sandália ao vento

Os arquivos são então enviados para a LuxCreo Smart Factory, onde podem ser produzidos em qualquer quantidade, desde pequenos pedidos pessoais até grandes tiragens.

A Smart Factory está equipada com uma variedade de impressoras, desde impressoras de resina a impressoras termoplásticas, e pode produzir sandálias em qualquer escala de produção ou nível de personalização.

“Durante o ano passado, muitas empresas passaram por interrupções significativas em suas cadeias de suprimentos de manufatura”, disse Michael Strohecker, diretor de receita da LuxCreo.

“Com LuxCreo Smart Factories e impressoras 3D conectadas à nuvem, nossos clientes em todo o mundo têm maior flexibilidade nos designs de produtos, onde eles fabricam, e podem mais fácil e rapidamente passar da prototipagem e produção de pequenos lotes para a fabricação de alto volume.”

Sustentabilidade

Sustentabilidade é uma palavra-chave aqui, já que a ASICS afirma que as organizações serão capazes de cortar custos pedindo apenas os volumes de produtos que são necessários, em vez de pagar por uma produção mínima executada em um grande pedido genérico.

Um terço da população global pode comprar apenas sandálias, e a expectativa de vida média de um par de sandálias é de apenas dois anos. Depois que as sandálias velhas ficam gastas, elas geralmente acabam em aterros sanitários. Muitos são jogados no oceano e até 90 toneladas de chinelos por ano acabam na costa da África Oriental. Prolongar a vida útil de uma sandália média certamente reduziria o desperdício nesse aspecto.

Conheça mais: https://www.instagram.com/3dtaurus/
Quer receber propostas de Impressoras 3D? Envie um e-mail para vendas@render.com.br

Artigo escrito por: Phillip Keane

Compartilhe e curta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.