Siemens NX: Caso de Sucesso

A Siemens não está apenas oferecendo produtos para grandes empresas, mas também pequenas e médias empresas e até mesmo pessoas físicas podem se inscrever e se beneficiar do portfólio de software e serviços Siemens Xcelerator. É o que este caso demonstra.

Recentemente, descobrimos o projeto concluído por um entusiasta de mountain bike alemão, que se autodenomina tio Bob, e sua jornada que começou com uma tela vazia e terminou com uma mountain bike de fibra de carbono personalizada.

Devido a uma lesão causada pelo ciclismo, o tio Bob precisava de um novo projeto para se manter entretido. Ele é o fundador de uma consultoria de engenharia, razão pela qual ele era dono do Software CAD Siemens NX e tem experiência com isso. Então, em seu tempo livre, ele começou a rabiscar diretamente no Siemens NX com uma abordagem de tentativa e erro e, nas semanas seguintes, suas ideias se tornaram um conceito sólido.

Bob ficou especialmente encantado com as opções de visualização 3D abundantes e individuais que o NX tinha a oferecer, elas permitiram que ele trabalhasse de forma criativa e visse o resultado realista de seu projeto antes de construir.

Considerando o design, tio Bob optou por uma abordagem de forma segue a função: “Se algo já parece algo que não vai durar, certamente não vai durar durante os testes”.

Além do aspecto do projeto, ele realmente aprecia o NX pela capacidade de testar e verificar seus dados de projeto CAD em ferramentas de simulação de análise de elemento finito (FEA), que ele usa em sua vida profissional diária, bem como com esta bicicleta. “Não me arrependi do investimento no Siemens NX, valeu a pena e com certeza me ajudou a agilizar processos. Antes do NX, eu tinha que copiar os dados manualmente de programa para programa. A implementação do NX na Daimler me fez começar a procurar soluções melhores.”

Então, um estudo FEA foi feito para testar o estresse do quadro e da estrutura. Afinal, mountain bikes como essas precisam suportar altas forças físicas devido a grandes saltos, terrenos soltos e altas velocidades. E sua bicicleta fez!

Por exemplo, seus cálculos resultaram que o quadro ao redor do movimento central pode suportar saltos ou quedas com mais de 6.000N. Para as áreas que falharam em seus testes, a disposição do material compósito foi modificada no Siemens NX e camadas adicionais foram adicionadas para fortalecer essas áreas.

Comece e construa com o NX

Com um conceito livre de falhas pronto, ele projetou um molde de injeção no Siemens NX que poderia usar para produzir as peças de fibra de carbono. Devido aos extensos recursos 3D do Siemens NX, ele pôde tornar o molde o mais eficiente possível e o menor possível. Então ele começou a trabalhar em sua garagem: foi fundido um núcleo de cera que representa a geometria interna da estrutura de carbono. Em seguida, enrolou a fibra de carbono em volta dela e fechou o molde hermeticamente. Usando vácuo e alta pressão, uma resina de endurecimento foi injetada no molde. Depois de algumas horas, o resquício endureceu e, com uma temperatura mais alta, o núcleo de cera derreteu e escorreu. Agora o quadro foi feito. Ele não clareou a moldura porque o tio Bob estava confiante o suficiente de que sua construção e seus materiais usados ​​eram suficientemente duráveis ​​de qualquer maneira.

Depois disso, o quadro foi feito e ele começou a montar todas as peças personalizadas do quadro e comprou as peças padrão juntas. Algumas semanas depois, estava tudo pronto, uma mountain fat bike extrema, que pesava apenas 17 kg, com o quadro forjado de carbono personalizado construído NX levando apenas 3 kg parte disso. Depois de seu primeiro teste, Bob ficou impressionado:

“Insano! Músculos doloridos no rosto por causa do sorriso permanente. Só posso dizer: Sonhador. A bike me serve como uma luva.”

Agora ele já rodou mais de 150 horas sem problemas!

A força do Siemens NX

Este caso de negócio mostra os poderes de acessibilidade, exatidão e previsão do Siemens NX. Construir algo com fibra de carbono era uma tarefa que apenas grandes fabricantes considerariam há apenas dez anos. Com o NX da Siemens, agora até mesmo designers talentosos podem planejar e projetar estruturas de carbono livres de falhas a partir do zero em casa.

Comece a aprender sobre Siemens NX: https://www.render.com.br/cursos/nx

Artigo escrito por: Desiree Cothrine

Compartilhe e curta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.