BLUKIT METALÚRGICA OBTÉM 60% DE AUMENTO DA PRODUTIVIDADE COM A IMPRESSORA 3D TAURUS AF3 350

– Case de Sucesso – 

Distribuída no Brasil pela Render e disponibilizada comercialmente pela Virtual Automação a impressora 3D Taurus, fabricada no Brasil, têm feito a diferença em grandes projetos e atende às empresas como excelente opção de equipamento frente às impressoras profissionais importadas 

Joinville (SC) – 13 de Setembro de 2019 – Há 30 anos, a empresa blumenauense Blukit Metalúrgica Ltda se lançava no mercado com um conversor de registro. Hoje, a empresa possui duas unidades fabris na cidade de Blumenau (SC) e um centro de distribuição, atualmente conta com 750 colaboradores e é destaque no Brasil como especialista em reparos para registros, torneiras, caixas acopladas, válvulas de descarga, conexões e vários outros acessórios utilizados no segmento hidráulico. 

O sucesso do kit conversor foi transformando-a gradativamente em fabricante de soluções e hoje caminha passo a passo para a inserção total na tão proclamada Indústria 4.0, migrando várias etapas da produção convencional com a aplicação de modernas tecnologias e conceitos da Indústria 4.0 através, principalmente, da Manufatura Aditiva. “A nossa missão é abastecer o mercado hidráulico com produtos inovadores e sempre procuramos o que há de melhor no mercado fornecedor. Estamos agora iniciando pela linha de protótipos com componentes plásticos com a ajuda da impressão 3D”, informa Adrian Rogers Censi, diretor da Blukit. 

Evolução do processo 

No início, os protótipos da Blukit eram digitais, com peças apenas desenvolvidas em 3D na tela do computador. Quando as peças eram enviadas para o desenvolvimento do ferramental – como por exemplo os moldes de injeção  plástica – eram grandes as chances da necessidade de ajustes nesses moldes após a construção e o processo de try-out para produção em larga escala por injeção plástica, o que gerava altos custos de tempo e valores financeiros. 

Como explica Carlos Eduardo de Souza, analista de Desenvolvimento de Produtos da Blukit, um ajuste ou construção de um novo molde representa um alto valor de investimento.  

“Para garantirmos que o modelo final da peça não necessitasse de ajustes após o seu desenvolvimento nos softwares de CAD 3D, passamos a utilizar o processo de impressão 3D terceirizado para redução dos custos de ajustes ou construção de novos moldes e, nesse caso, conseguimos antecipar o processo de try-out, ou seja, a primeira remessa de testes antes da produção em larga escala”, destaca Souza. 

Redução de custos e aumento de produtividade 

“No processo anterior à aquisição da impressora 3D Taurus, em que optamos por fazer de forma terceirizada o processo de impressão 3D também não era vantajoso porque nos condicionava a estarmos sujeitos ao custo, tempo de envio e recebimento dos itens a serem validados”, acrescenta. 

O investimento médio mensal da Blukit na produção terceirizada de protótipos girava em torno de 25% superior ao custo de aquisição do equipamento. E foi assim até que descobrissem as vantagens proporcionadas pela impressora 3D Taurus. 

Além da redução drástica de custos, outra dificuldade técnica anterior era o tempo necessário para espera de produção e recebimento: em torno de 10 dias. “Com a aquisição da impressora 3D Taurus, foi possível economizar  financeiramente, produzir protótipos diretamente em nosso departamento de engenharia e, praticamente, pelo menos duas peças por dia”, comemora Souza.

A impressão 3D foi inventada em 1985 por um engenheiro norte americano da Califórnia (EUA) e, desde então, vem sendo utilizada amplamente por todo o mundo, tornando-se mais acessível a cada ano. 

“As impressoras 3D se tornaram imprescindíveis para o desenvolvimento de novos produtos, possibilitando a impressão de componentes de um produto e tê-los em mãos mesmo antes de confeccionar o ferramental de injeção. Cito como vantagem da impressora para o setor de desenvolvimento de produtos, a velocidade em obter um modelo físico, bem como permite aos designers e engenheiros testar ideias, a um custo inferior, antes de partirem para processos de fábrica.”, destaca Alexandre Steuernagel, Gerente Industrial da Blukit. 

“A empresa como um todo se beneficiou. Além da engenharia, para nós do departamento comercial e marketing gerou uma otimização no tempo de planejamento. Com os protótipos dos produtos em mãos antes do lançamento,  conseguimos planejar com maior assertividade todo o desenvolvimento de embalagens e comunicação em geral dos novos produtos”, afirma Ronaldo Fagundes, Gerente Comercial e Marketing da Blukit. 

De acordo com o diretor da Blukit, Adrian Censi, com essa visão inovadora de ampliação da capacidade, a empresa encontrou na Impressora 3D Taurus a solução ideal para economia financeira dos custos de produção de protótipos. 

“Entre as impressoras que pesquisamos no mercado, inclusive entre modelos importados, a 3D Taurus modelo AF 350 foi a que mais atendeu às expectativas da equipe de desenvolvimento, se equiparando em qualidade, velocidade,  robustez, baixíssimo custo operacional e alto desempenho, proporcionando, inclusive, que o equipamento se pagasse em apenas duas semanas de uso”, explica Souza, que foi o engenheiro responsável pela pesquisa de mercado e a  aquisição da impressora 3D Taurus fornecida pela Virtual Automação. 

“A redução de custos que tivemos referente aos orçamentos de fornecedores de prototipagem rápida com a aquisição da impressora foi de 60%”, destaca Souza.  

“E, em relação ao tempo de solicitação de orçamento até a entrega do protótipo que antes, no processo terceirizado, chegava em torno de duas semanas e hoje, em menos de um dia temos a peça pronta para realizar os testes”, enfatiza.

Características técnicas da 3D Taurus 

O modelo adquirido pela Blukit, AF 350, imprime nos materiais ABS, PLA, PETG,  TPU, todos os filamentos Premium e a maioria dos filamentos em polímeros de engenharia (ponto de fusão 300°C), possui gabinete fechado com chassis com estrutura robusta em aço e acabamento em pintura eletrostática, o que reduz ao máximo as vibrações durante o processo de impressão. Possui, ainda, precisão mecânica garantida por guias lineares com patins (eixos X e Y) e fuso trapezoidal de esferas no eixo Z. 

Sua eletrônica é de alta qualidade garantindo o funcionamento ininterrupto por longos tempos e repetição. Possui velocidade de impressão de 120 mm/s até 200 mm/s e velocidade de deslocamento livre de 300 mm/s. 

Seu volume de impressão é de 300 mm de largura x 240 mm de profundidade e 350 mm de altura. A mesa é aquecida com revestimento da superfície em vidro, temperatura de trabalho de 110°C podendo chegar até 130º C e alimentação elétrica de 127/240 volts automática. 

Resumos Institucionais 

A Blukit Metalúrgica foi fundada em 1989 e está localizada na cidade de Blumenau/SC. Hoje possui 2 unidades fabris e mais de 28 mil m² de área construída. Atualmente conta com aproximadamente 750 colaboradores, comercializa mais de 4.000 itens em seu portfólio de produtos, sendo as linhas metal e plásticos. Em 2017 aumentou sua estrutura com a abertura de um Centro de Distribuição para aumentar sua eficiência na entrega de produtos. Além de todo o Brasil, a Blukit exporta também para seis países. A principal missão da empresa é abastecer o mercado hidráulico com produtos inovadores, funcionais e de alta qualidade, prezando pela integridade das pessoas e do meio ambiente. 

A Virtual Automação é uma empresa catarinense, GOLD PARTNER da Autodesk e faz parte do Grupo Grapho, de Porto Alegre (RS). Destaca-se por promover as mais avançadas tecnologias em CAD/CAM/PDM/BIM/RV* para projeto, visualização, simulação e análise de desempenho, o que garante aumento de produtividade e inovação para os seus clientes. “Sua parceira CAD/CAM/PDM/BIM/RV*” é o lema da Virtual Automação desde a sua fundação há 24 anos!”. Desde o início de 2019 é revenda da distribuidora de impressoras 3D Render Cursos Ltda.

A Render Cursos Ltda. é distribuidora das impressoras marca 3D Taurus e centro de treinamento situado na cidade de Joinville. A Render compartilha informações, ensinando conteúdos e ampliando o horizonte técnico e intelectual de profissionais em todos os níveis de formação, espalhados pelo Brasil. 

A Taurus 3D Printer é uma indústria brasileira fabricante e desenvolvedora de impressoras 3D. Está situada na cidade de Biguaçu (SC). Possui know-how de desenvolvimento e produção de sistemas de impressão FPM e SLS para impressoras  desktop e industriais.  

Assessora de Imprensa: 
Diná Simas MTb.: 19.543 
(47) 9-9681-9092 
(11) 9-8069-2622

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.