Adidas imprime em 3D um Óculos de sol

A impressão 3D está se infiltrando no mundo da Atlético confecções. O exemplo mais recente é o Adidas 3D CMPT Óculos de sol impresso em 3D de edição limitada, criado usando manufatura aditiva. Adidas está fazendo parceria com a empresa de óculos Marcolin Grupo para criar os óculos de alto desempenho de uma peça. Sua aparência única de tecido torna os óculos de sol um item de destaque para se vestir.

Os Adidas 3D CMPT são projetados usando um material de nylon flexível criado com uma substância semelhante à borracha. Para evitar que os óculos de sol escorreguem durante o uso, o modelo contém elementos antiderrapantes no porta-objetivas e nas pontas dos braços não dobráveis. Lentes de policarbonato marrom com revestimento espelhado completam o design.

Óculos de sol 3D CMPT impressos em 3D da Adidas (Imagem cortesia da Adidas)

Esta não é a primeira incursão da Adidas em itens impressos em 3D. A Adidas passou pelo menos cinco anos desenvolvendo seu Tênis Futurecraft. Eles fizeram parceria originalmente com o desenvolvedor de software 3D Materialise para obter a medida exata do pé de um corredor, utilizando a tecnologia refinada de escaneamento do pé em 3D.

Recentemente, em maio de 2021, Adidas revelou o mais recente calçado impresso em 3D, a linha 4DFWD. Mais uma vez, eles fizeram parceria com Carbon3d para imprimir em 3D as entressolas. A tecnologia de impressão 3D Digital Light Synthesis (DLS) da Carbon foi usada para criar o primeiro tênis de corrida Futurecraft, o 4D Carbon’s DLS. O método é uma tecnologia revolucionária que usa óptica permeável ao oxigênio, projeção digital de luz e resinas líquidas programáveis ​​para produzir itens com resolução única, propriedades mecânicas e acabamento de superfície. Esse método permite que engenheiros e designers façam mais rápido, renderizem projetos com menos risco e visualizem categoricamente os produtos, introduzindo estrutura programável, geometrias impossíveis e peças consolidadas.

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Óculos de sol 3D CMPT impressos em 3D da Adidas. (Imagem cortesia da Adidas)

Ao contrário do processo de fabricação dos tênis 4DFWD, o Grupo Marcolin não está lançando a plataforma da fabricante, considerando a competitividade do mercado de óculos. A única coisa que sabemos é que uma ‘nova geração’ de impressoras 3D foi utilizada para fabricar os óculos.

New Balance, fazendo parceria com Formlabs, também entrou no mercado de roupas esportivas 3D, renovando calçados clássicos com uma plataforma de impressão 3D em 2019. A Formlabs desenvolveu um processo de impressão 3D que usa um fotopolímero proprietário denominado Resina Rebound. Nike também se aventurou no negócio de fabricação de calçados 3D em grande moda por desenhar um sapato para a velocista olímpica jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce. O Nike Zoom Superfly Elite foi desenvolvido com o objetivo de quebrar seu melhor recorde.

Óculos de sol 3D CMPT impressos em 3D da Adidas. (Imagem cortesia da Adidas)

Em todos os casos de design de roupas esportivas 3D, o foco tem sido a criação de produtos personalizados para cada usuário. Cada empresa é pioneira em diferentes tecnologias de impressão 3D e a abordagem de novos processos de fabricação tem sido extraordinária. A integração da impressão 3D é o seu renascimento e deverá continuar a inovar os elementos de roupas esportivas nos próximos anos.

Já para o Adidas 3D CMPT, serão criados apenas 150 pares e para adquiri-los é necessário ser membro do Adidas Create Club no lançamento dos óculos de sol, dia 23 de agosto. Aparentemente, os óculos premium têm um preço premium: US $ 415 / £ 300 / € 350 por par.

Conheça mais: https://www.instagram.com/3dtaurus/
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Artigo escrito por: Tess Bodley

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