Impressão 3D e sua contribuição para o processo de prototipagem

Produzir qualquer produto pode ser um processo longo, complexo e caro, envolvendo muitas tentativas e erros. O processo inclui projetar, desenhar, testar, alterar, corrigir, redesenhar etc. Muito trabalho tem que ser feito para aperfeiçoar qualquer peça antes de produzi-la em massa. É aqui que a prototipagem pode contribuir bastante. Ao fabricar, usinar ou produzir um protótipo, é possível criar um modelo preliminar, testá-lo e avaliá-lo e fazer as alterações e modificações necessárias antes de iniciar a produção. A prototipagem é essencial para a verificação do design do produto e de sua montagem.

O processo de prototipagem permite a descoberta de erros nos estágios iniciais, para que o reprojeto possa ocorrer para aperfeiçoar o produto. Ele traz eficiência ao processo e economiza muito tempo e orçamento para as empresas, especialmente nos casos em que há cronograma rígido ou orçamento limitado.

Atualmente, muitas empresas estão recorrendo à impressão 3D, que é uma ótima solução para a produção do protótipo, especialmente nos casos em que o modelo de prototipagem precisa ser muito preciso ou personalizado. A tecnologia de impressão 3D, também conhecida como manufatura aditiva, tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos. As peças construídas na impressora 3D são criadas diretamente a partir do arquivo de design. Isso significa que você pode evitar tempo e custo das ferramentas, além de poder alterar os projetos digitalmente e criar protótipos atualizados em menos tempo, ajudando a passar para o processo de produção e fabricação mais rapidamente. Além disso, a impressora 3D pode usar vários materiais ao mesmo tempo para produzir o protótipo.

Ao criar a peça com a impressora 3D, você pode realmente ver o modelo ou protótipo, tocar e inspecioná-lo. O que você tem em suas mãos é uma amostra física do seu produto final. Você pode criá-lo a partir de materiais iguais ou similares ao produto final. Você também poderá testar seu produto sob requisitos e condições exigentes, como suportar vento, calor, água, revestimentos, tintas etc. A fase de teste é crucial, para que você possa fazer os ajustes e melhorias necessários do produto, conforme necessário, garantindo que você tenha um produto de qualidade. Você não pode fazer isso se tudo o que você tem é um design CAD no seu computador e é difícil visualizá-lo, mesmo se você estiver usando arquivos 3D.

Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se mais rápidas, mais fáceis de usar e manipular vários materiais ao mesmo tempo, portanto, mais populares. Eles podem ser usados ​​para criar protótipos em infinitos tipos de indústrias, incluindo manufatura industrial, automotiva, aeroespacial, farmacêutica, médica, odontológica e de saúde, esportes, arte, arquitetura, modelos de hobby, bens de consumo, eletrônicos e muito mais. Não apenas a impressão 3D é benéfica financeiramente e economicamente, mas seu processo de produção apresenta uma maneira mais ecológica de criar o produto – não há muito material de sucata que precise ser reciclado. De fato, o futuro do desenvolvimento e fabricação de produtos agora está nas mãos das revolucionárias impressoras de alta tecnologia.

Impressoras 3D Taurus: https://www.instagram.com/3dtaurus/

Quer receber propostas de Impressoras 3D? Envie um e-mail para vendas@render.com.br

 

Artigo escrito por: Sig Barnea

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu