Aplicativos para o seu Smartphone

Não faz muito tempo, os notebooks se tornaram cada vez mais populares aqui no Brasil. A queda nos preços destes dispositivos portáteis foi o maior motivador desta popularização.

Hoje são os smartphones que sofrem queda nos preços e ganham cada vez mais espaço no mercado. Além das facilidades de organização de atividades profissionais que estes aparelhos oferecem, a disponibilidade de serviços de internet (3G) a preços mais acessíveis tornou o entretenimento uma das mais vantagens de se possuir um aparelho desses.

Entrando nessa onda, segue algumas sugestões de aplicativos pra você baixar.

Google Maps -> É um dos aplicativos de navegação mais úteis que há! Com ele, você pode partir pra qualquer lugar que queira conhecer e se guiar por lá, sem a necessidade de pedir ajuda a estranhos… é praticamente a mesma interface do google maps que você tem disponível pelo seu computador normal. Você digita o endereço do local pra onde quer ir, e marca “meu local” como o local de ponto de partida, e então o aplicativo exibirá a rota a qual você pode pegar. Um diferencial que merece destaque deste serviço é a integração de algumas regiões com o Google streets view. Com isso, é possível enxergar realmente o percurso que você vai seguir! O problema é que precisa de muito recurso (transmissão de dados muito alta) para funcionar bem em tempo real. Ah, e não esqueça de prestar atenção nas placas de trânsito também, pois as vezes uma rua ou outra pode ter mudado o sentido. Na página oficial do Maps for mobile você encontra mais detalhes.

Snaptu -> O Snaptu é um aplicativo que, ao abri-lo no seu smartphone, permite adicionar diversos outros aplicativos nele, tais como Facebook, Orkut, LinkedIn, Gmail, Twitter, leitor de RSS, entre outros… É uma boa alternativa pra quem usa twitter num Symbian OS, por exemplo. Na página oficial do Snaptu você encontra mais informações.

e-Buddy -> Esse dispensa comentários né? Bastante popular, por ser um cliente para MSN, e-buddy quebra galho quando você precisa se conectar no msn. Sua interface é bem simples, mas testando num Symbian OS, reparei que ao digitar algo errado, é preciso apagar tudo o que já foi digitado para corrigir. Você não consegue mover o cursor para editar. Na página oficial do e-buddy encontra-se mais detalhes.

OperaMini ->Navegador da W3C próprio para seu celular, o OperaMini é o melhor pra isso. Seu único ponto fraco é que não lê Flash, e isso já decepcionou muitos de seus usuários, entretanto, para consultas rápidas no google, acessar sua conta bancária, páginas específicas pra serem visualizadas em celulares, etc. Ele é muito bom. Permite inclusive adicionar favoritos. Para mais informações visite a página oficial do OperaMini.

Foursquare -> O Foursquare é um aplicativo que utiliza o GPS do seu smartphone para identificar locais próximos de onde você está e te dar informações deles. Saca só: você viaja pra uma cidade nova e quer sair a noite, mas não sabe qual o melhor lugar. O que você faz? Abre o foursquare! Ele vai identificar os locais próximos de onde você está e você pode checar as dicas de outros usuários a respeito destes locais… É possível ainda descobrir outros usuários que estão no mesmo lugar. Ah, e se você resolver ir pra algum dos lugares listados no aplicativo, você pode fazer o check-in neste local, e outros usuários poderão ver que você está neste local. Os usuários com maior quantidade de check-in em um dado lugar tornam-se mayor (prefeito) do lugar, e podem editar informações sobre ele. Já tem empresa usando isso até como ferramenta de marketing mobile! E o bacana é que dá para integrar com Facebook e Twitter. Gostou? Visite a página oficial do Foursquare para mais detalhes.

Waze -> Esse aplicativo é o que considero uma das idéias mais geniais: É um GPS colaborativo! Ele funciona como qualquer sistema de GPS, mas a diferença é que nós usuários podemos adicionar informações nele, tais como reportar radar, blitz de polícia ( blitz de lei seca no rio de janeiro então, hein!), acidentes de trânsito, engarrafamentos.. Pensa só.. você está viajando e de repente se depara com um acidente na estrada. Nesse momento, você acessa uma opção no Waze e notifica acidente. Assim, usuários que estiverem usando o aplicativo e estiverem próximos àquela região poderão saber desta informação antes e evitar seguir por aquele caminho. Quando um radar é notificado, ele inclusive avisa por voz (em inglês) que um radar está próximo (pra você não precisar ficar olhando no mapa o tempo todo). Ah.. e sabe aquela ruazinha pequena do seu bairro que alguns GPS não identificam? Com o Waze isso não é mais problema. Os usuários podem, eles mesmos, construir novas ruas. Basta selecionar a opção update map/new road e dirigir pela rua. Quando terminar, basta acessar a mesma opção novamente que o aplicativo salvará a rua e já a disponibilizará para os usuários. O Waze ainda oferece integração com o foursquare, e incentiva os usuários a utilizarem-no, através de um sisteminha de pontos onde quanto mais você dirigir usando-o, mais pontos você ganha. No Brasil ainda não é muito usado, então em algumas cidades ainda é preciso mapear muita coisa. Mas isso se resolve rapidinho quando todo mundo começar a usar e se tornar popular por aqui… Acho mesmo que não vai demorar muito para acontecer!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu