Sete Mitos sobre a Bateria do Celular

As baterias dos celulares tem evoluído muito nos últimos anos. Como resultado, algumas dicas que serviam para aumentar a duração da bateria ficaram obsoletas. Inclusive às vezes segui-las à risca pode acabar sendo pouco produtivo. A seguir, recapitularemos alguns destes mitos para revelar verdades que você não sabe.

 

MITO 1: Não é bom deixar seu celular recarregando a bateria a noite toda.

Mitos Bateria Celular - 01

Fonte: http://blog.ultracasas.com

Este mito deixou de ser verdade há anos. Antigamente, as baterias, se as deixássemos muito tempo carregando, podiam sobreaquecer-se e até explodir em ocasiões extremas.  Daí que nasceu a crença de que é prejudicial recarregar o celular durante a noite.

Pode ocorrer isto hoje em dia? Não. As baterias e os carregados já estão preparados para qualquer eventualidade. Mais algumas declarações de Andrew Goldberg, escritor técnico da iFixit, estão disponíveis (em inglês) na página sobre reparações.

Ao contrário do que se acredita, deixar um celular ou tablet conectado o tempo todo não é prejudicial para sua bateria. Isso porque os seus dispositivos, ou melhor, as baterias e carregadores, operam de forma tremendamente inteligente. Não há nenhum perigo.

 

MITO 2: Se fecho aplicativos certamente melhorarei a duração da bateria.

Não é verdade que isso faz um certo sentido? Se temos muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo, é logico pensar que se os fecharmos, estaremos ajudando a bateria porque estamos eliminado “trabalho”. Se isso funciona com os nossos laptops, deveria funcionar com os celulares, certo?

Só que não!

Se você deixa um aplicativo aberto, não acontece nada, não consome recursos. Então se fechar um aplicativo, não economiza bateria porque não havia nada para economizar. Muito pelo contrário.

Mitos Bateria Celular - 02

Fonte: G7p2kl7ntb

Ao fechar uma aplicação, o aplicativo é removido da memória RAM de seu celular, explica o técnico Scotty Loveless. Quando você abre de novo o mesmo aplicativo, seu dispositivo carregará novamente na memória. Todo esse processo de carregar e descarregar acrescenta mais estresse ao seu celular do que deixar o aplicativo aberto. É isto que consome mais a bateria do que deveria.

Também não é recomendável utilizar nenhum gerenciador de tarefas como Advanced Task Killer. Essas aplicações tinham utilidades até 2009, quando os Sistemas Operacionais existentes não sabiam gerenciar bem as aplicações ativas. Porém não estamos mais em 2009. Seu celular, atualmente, sabe se virar sozinho.

No entanto, há algo que gasta rapidamente a bateria dele: as funções dos aplicativos que ainda estão ativas em segundo plano. Isto é particularmente alarmante, principalmente com as aplicações de mensagem instantâneas e com aquelas que nos assediam com notificações sem parar.

A solução é simples: desabilite as funções em segundo plano das aplicações.

 

MITO 3: Utilize apenas carregadores originais do seu celular

Este mito foi criado pelos profissionais de marketing. Se você está entre os poucos que leem os manuais de celulares, certamente já leu o típico conselho “é MUITO RECOMENDADO que use somente os nossos carregadores para o seu celular”.

Mitos Bateria Celular - 03

Fonte: G7p2kl7ntbx

De fato: O que querem é que comprem seus acessórios. Qualquer carregador decente te servirá. Como regra de ouro: desconfie de carregadores baratos. E se tem dúvidas sobre seu fabricante, busque informação para descobrir se é confiável ou não. Se encontrar boas informações a respeito, então, vá em frente! Não ocorrerá nenhum dano ao celular.

 

MITO 4: Nunca use seu celular enquanto estiver carregando

Mitos Bateria Celular - 04

Fonte: https://iphonea2.com

Mais que um mito, isto é uma lenda urbana. Sempre escutamos pessoas dizendo que se usarmos o celular durante o carregamento, o dispositivo explodirá, incendiará ou mesmo pode nos eletrocutar. Mas, por enquanto não há nenhuma evidência sobre isso. Então, fique tranquilo. Use-o sem nenhum problema.

 

MITO 5: Deve descarregar completamente sua bateria antes de carregá-la.

Este mito surgiu na época das baterias de níquel-zinco. Essas baterias ignoravam qual era sua capacidade máxima se antes não fossem completamente descarregadas. Porém, com as baterias de lítio a coisa mudou. Se você começar a carregar uma bateria que se encontra com 60% de carga, ela saberá que se encontra a 60%, completando o restante de carga que falta.

No entanto, muitos peritos técnicos recomendam que, de vez em quando, você deve descarregar complemente a bateria para calibrá-la. A vida de uma bateria diminui com o tempo; cada carga que é efetuada diminui sua capacidade. Se a cada dois ou três meses você deixa o seu celular a 0%, isso ajudará o seu Sistema Operacional a interpretar exatamente quanto de capacidade atual tem a bateria.

Mitos Bateria Celular - 05

Fonte: https://geekland.eu

Porém, os celulares modernos dificilmente necessitarão realizar uma calibração manual, só em casos raros. Por exemplo, quando você acaba de carregar a bateria e de repente sua capacidade cai para 20%. As baterias de lítio não funcionam bem se forem reduzidas a 0% de sua capacidade, isso faz com que o carregamento se torne mais lento.

 

MITO 6: Se desativar Bluetooth, Wi-Fi e os serviços de Localização, economizará bastante a bateria.

Novamente encontramos diante de um mito que fazia sentido no passado. Antigamente, tanto o Wi-Fi como o Bluetooth gastavam muita bateria. Mas hoje em dia isso já não ocorre.

Mitos Bateria Celular - 06

Fonte: G7p2kl7ntbz

Quanto aos serviços de Localização (Google Maps, por exemplo), apenas certifique-se que esteja ativado quando se abre os aplicativos em questão, em vez de deixá-los ativados sempre. O uso constante pode diminuir a duração da bateria e reduzir a sua vida útil.

 

MITO 7: Se colocarmos a bateria na geladeira, ela durará mais

Colocar a bateria na geladeira ou no freezer, não só é ruim para ela bem como pode ser muito perigoso. Lembre-se que a bateria é uma mistura de produtos químicos que armazenam energia!

 

Fontes utilizadas para a criação deste artigo: Android AuthorityPC WorldLifeHacker e Cnet.

Se você deseja aprofundar os seus conhecimentos, acesse os cursos da Render e aprenda mais sobre Elétrica e Eletrônica.

 

Conheça também o Pacote de Cursos apRender + Eletrônica Profissional.

 

Autor Nelson V. Soares

Nelson V. Soares

Autor e Instrutor Render, Desenvolvedor de Cursos Online em Aplicações de Eletrônica, Office e Programação.

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.