Impressão 3D e suas aplicações

Como já vimos em artigos anteriores listados ao final, a impressão 3D nada mais é do que a materialização de um arquivo digital de um desenho volumétrico. Este arquivo digital pode representar um objeto qualquer desenvolvido geralmente em um software CAD ou de modelamento 3D.

A impressão 3D conhecida, também por manufatura aditiva, torna real um objeto depositando camada a camada de um tipo de material, que pode ser um plástico ou polímero, metal, ou mesmo uma combinação de materiais.

Existem vários tipos de impressoras 3D e a cada semana novos tipos são anunciados. O que vamos tratar aqui são as principais aplicações da impressão 3D.

Protótipos

A tecnologia de impressão 3D é usada principalmente para a criação de protótipos físicos de um projeto. Como exemplo podemos citar a indústria automobilística. A GM anunciou que em 1 ano gerou 20.000 protótipos de peças únicas para a criação de carros, além de reduzir o custo de protótipos físicos reduziu o tempo de lançamento de seus produtos. Várias indústrias usam hoje a impressão 3D para criar protótipos, antes feitos pelo método tradicional que levavam mais tempo e eram mais caros.

Fabricação rápida de pequeno lote de peças
09

Impressão 3D de peças para tripé – Fonte: Render

A Impressão 3D ainda é um método lento de fabricação se comparado com os métodos convencionais. Enquanto uma impressora 3D pode levar 5 horas para imprimir uma certa peça plástica, uma injetora leva 5 segundos para a mesma geometria. Porém para um pequeno lote de peças, ou mesmo peças personalizadas, não vale a pena desenvolver um molde para uma injetora, que pode custar centenas de milhares de reais. Assim, a impressão 3D se encaixa perfeitamente neste contexto, fabricando pequenos lotes de peças para as necessidades de certos tipos de empresas.

Arte
Agrupar-1

Impressão 3D de um vaso – Fonte: Render

Esta é uma área que esta crescendo também, existem muitos artistas digitais que criam suas artes no computador, e a impressão 3D veio para materializar seus projetos de Arte. Sejam anéis, joias, calçados, vasos, estatuetas, artigos personalizados para o cliente, etc. A impressão 3D cai muito bem nestes tipos de trabalhos.

Uso Doméstico
04

Impressão 3D de saleiro – Fonte: Render

Os EUA, possivelmente, é o pais que se concentra o maior número de lares que possuem impressoras 3D. Com este tipo de equipamento, entusiastas criam os mais variados tipos de projetos ou peças, desde coisas úteis para casa até peças para drones e acessórios para gadgets. Porém, estudos feitos em 2013 mostraram que o retorno de investimento em uma impressora 3D pode vir rápido no uso para criação de vários utensílios para casa. O fato é que o preço das impressoras e insumo vem caindo e, com o aumento da qualidade, a tendência é que tenhamos em breve todos uma impressora 3D para materializarmos os objetos que necessitamos.

Educação e pesquisa

Nada melhor para um estudante de escola técnica de projetos ou engenharia visualizar fisicamente seu projeto desenvolvido em um software CAD. Assim, as escolas técnicas e universidades vêm incrementando seus laboratórios com impressoras 3D. Isto ajuda em vários aspectos no aprendizado, como: a visualização do objeto real, seu design, funcionalidade e interatividade, vendo na prática sua aplicação. Isto é um motivador muito grande para os alunos.

Uso na medicina
Impressão 3D de prótese - Fonte: Tecmundo

Impressão 3D de prótese – Fonte: Tecmundo

O avanço das impressoras 3D também vai na área médica. Num futuro a impressão de órgãos completos será uma realidade. Hoje já existem testes na impressão de pequenos tecidos e próteses simples. Como cada pessoa tem seu corpo, com suas dimensões, é neste contexto que a impressora 3D se encaixa como uma luva, criando próteses com tamanho exato do paciente, o qual também possibilita vantagens em termos de custo, tempo e melhor recuperação do paciente.

Poderíamos citar várias outras aplicações, as impressoras 3D estão apenas no início, a muito que se desenvolver. Neste mercado existe espaço para estudo de várias disciplinas como eletrônica, mecânica, químicas para criar novos materiais, estudos biológicos, etc. Precisamos de mão de obra qualificada para colocar isso rápido em prática.

A Render visualizando esta tendência oferece um equipamento de ótima relação custo benefício para você entrar de cabeça nesta área. Visite o link: http://www.render.com.br/3dcloner

 

Links dos artigos anteriores:

A prototipação no processo de design

A Render inicia a comercialização de impressoras 3D

Impressoras 3D

Impressão 3D: A ferramenta que irá revolucionar o mundo dos negócios nos próximos anos!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.