O termo IA é a sigla para Inteligência Artificial e muito utilizado atualmente. A IA é a tecnologia que permite sistemas simularem uma inteligência parecida com a humana. Para isso, ela é utiliza como base reconhecimentos de padrões e enormes bancos de dados.
A Inteligência Artificial já é uma realidade no nosso dia a dia. Um exemplo disso podem ser as sugestões de séries e filmes que a Netflix disponibiliza para você.
O cardápio de cultura pop que o serviço de streaming apresenta para você só é possível por causa da atuação dos algoritmos “que aprendem” quais são os seus gostos e interesses.
Recurso semelhante é utilizado na Amazon para sugerir ofertas de produtos para os seus clientes.
Mas e quanto ao seu negócio, como a Inteligência Artificial pode ser útil? Depende do tipo do empreendimento, pois no e-commerce, por exemplo, a utilização dos chatbots é um recurso propiciado pela tecnologia da Inteligência Artificial.
Outro exemplo é a Computação em Nuvem, que permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos, facilitando o dia a dia em uma empresa.
A influência da IA em seu negócio
Quem é empreendedor deve ficar atento para as novidades tecnológicas, pois desse modo é possível manter o seu empreendimento sempre em sintonia com o que há de mais moderno em tecnologia.
Isso é importante para manter a sua empresa sempre em destaque, evitando ficar atrás dos concorrentes.
Além disso, pelo fato de que a Inteligência Artificial envolve vários conceitos que vão desde atendimento automatizado à capacidade de aprender informações, a influência dela nos negócios ocorre de maneiras distintas.
Sendo assim, a Inteligência Artificial pode atuar pelo seu negócio por meio de vários aspectos. Veja a seguir alguns deles.
Atendimento com mais qualidade
Na era da presença online, é importante ter um site, uma boa hospedagem para esse site e um domínio registrado. Com esses itens o seu negócio ganha alcance de público e também credibilidade.
No entanto não se pode esquecer de um elemento básico para o êxito de qualquer negócio: atendimento de qualidade.
Imagine, nesse caso, os clientes que acessam o site da sua empresa com o objetivo de tirar dúvidas a respeito de algum produto. É fundamental poder contar com um atendimento em tempo integral para não deixar nenhum cliente na mão, não é mesmo?
Entretanto, é aí que entram em cena os chatbots, que são os robôs que abordam e conversam com os clientes que acessam o site. Eles são softwares programados para identificar padrões e assimilar o que o usuário está solicitando.
Graças a eles, o seu negócio tem a capacidade de tirar dúvidas rapidamente acerca dos produtos e sanar com agilidade as dúvidas e problemas dos clientes.
Marketing mas efetivo e centrado em dados
A Inteligência artificial tem a possibilidade de trazer melhorias até mesmo para as estratégias de Marketing. Como isso pode acontecer? Simples, imagine a seguinte situação:
Sua empresa precisa analisar uma enorme quantidade de dados acerca dos clientes ou de um setor de atuação da empresa com o auxílio de um software para entender quais clientes não são atendidos pela sua solução.
Após a análise, por meio desse programa, é possível concluir que há uma grande demanda não atendida de clientes no Rio Grande do Sul, por exemplo.
Com base nessa informação, o empreendedor saberá que o próximo passo da estratégia será investir menos na publicidade que era gasta em Santa Catarina e aumentar as investidas de anúncios para o Rio Grande do Sul.
Avanços no conceito de User Experience
Também conhecida como UX, a User Experience, ou, se você preferir, a Experiência do Usuário, é um conceito muito importante para qualquer negócio, especialmente na hora em que é necessário desenvolver um site ou um aplicativo.
Proporcionar uma boa Experiência de Usuário implica em criar ambientes de fácil navegação para os clientes, estabelecendo para eles ambientes cada vez mais intuitivos e responsivos.
A união da User Experience com a Inteligência Artificial, nesse caso, pode trazer vários benefícios para o seu negócio.
Um exemplo que ilustra essa situação pode ser um negócio do segmento automotivo. Sendo assim, hoje em dia já é possível que o consumidor tenha condições de solicitar serviços de revisões para seu carro por meio de aplicativos inteligentes.
Tais aplicativos podem se beneficiar da Inteligência Artificial não apenas para otimizar o tempo do cliente, mas também para possibilitar que o próprio empreendedor conheça melhor as necessidades dos clientes.
Com isso, ele tem condições de obter informações relevantes acerca do comportamento do usuário. Vale salientar ainda que as referidas informações podem ser fundamentais para o gestor estabelecer estratégias e decisões para o seu empreendimento.
Apenas porque não vemos robôs andando pelas ruas, não significa que a IA não está presente
Pelo contrário, a Inteligência Artificial é uma tecnologia cada vez mais atuante em nosso dia a dia e, como você conferiu nesse artigo, pode influenciar de maneira decisiva no seu negócio.
Por causa disso, é importante conhecer mais sobre esse assunto e ficar por dentro das várias tecnologias que atualmente utilizam a Inteligência Artificial.