Revisão de Texto – Profissão e História

A revisão de texto é uma etapa muito importante e totalmente interferente na qualidade de um produto, seja um livro, uma revista, jornal, etc. Com o avanço da tecnologia, surgiram os corretores ortográficos, entretanto estão longe de substituir um profissional da área, devido a revisão feita por esses softwares ser um processo muito mecânico. O revisor de texto, além de fazer a revisão gramatical, que é similar a dos softwares, ou seja, um processo mais maquinal, interpreta o texto e a partir daí ele verificará a coerência e coesão do escrito.

Proofreading-marks (1)
[1]

Os nossos antepassados, por conta de terem a escrita muito fantasiosa, notaram a necessidade de que alguém olhasse os seus textos e opinasse, então surgiu o impressor. No século XV, os impressores  eram, na verdade, artesãos, eruditos, universitários, clérigos ou latinistas. Os impressores faziam correção, que posteriormente foi nomeada de revisão e passou a ser considerada uma profissão a partir do século XVI.

pedras_angulares_monge_copista_gf
[2]
O primeiro nome histórico da revisão a aparecer foi o de P. Prielis, da Mogúncia, que corrigiu o Psalterius benedictinus (1459), o qual foi impresso por Fust e Schoeffer, onde na época a impressão era feita manualmente. No Brasil, nomes importantes da literatura trabalharam com revisão, tais como: Machado de Assis, Graciliano Ramos, entre outros.

A Render preza pela qualidade dos seus cursos, e é por isso que, no setor de conteúdo, temos profissionais especializados na área de revisão para oferecer o nosso conteúdo com a máxima clareza, linguagem correta e facilitar o entendimento conforme o nível do curso e de nossos alunos.

Como dia 28 de março é dedicado a estes profissionais, a Render deseja os parabéns a todos os revisores!

 

Referência:

[1] – http://www.empowerlinguatranslation.com/

[2] – cadeorevisor.files.wordpress.com

http://www.infoescola.com/

http://www.brasilescola.com/

http://versaofinal.srv.br/

 

Este post tem um comentário

  1. Gostaria muito de fazer revisão de textos, seria o máximo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu