Como Utilizar o Transistor como Chaveador

Em muitas aplicações na eletrônica precisamos utilizar transistores em chaveamento, ou seja, sendo utilizados como chaves eletrônicas, bastando para isso polarizá-lo na região de corte ou saturação.

Quando um transistor está saturado ele opera como um curto (chave fechada), e quando está no corte opera como um circuito aberto (chave aberta). O transistor chaveado somente trabalhará com tensão contínua ou sinais.

A figura abaixo mostra o funcionamento de um lâmpada com uma chave. Ao acionar a chave a lâmpada acenderá e a tensão em VAB é igual a zero. Com o circuito aberto (chave desligada) a lâmpada apagará e VAB = VCC.

Transistor Chaveador 1

Substituindo a chave por um transistor NPN teremos o circuito apresentado na figura a seguir:

Transistor Chaveador 2

Se a base não for polarizada, a lâmpada permanecerá apagada e VAB = VCC. Para que a lâmpada acenda totalmente quando o transistor estiver chaveando, VCE = VAB, deverá estar mais próximo possível de 0V.

Observando as configurações do transistor BC 548 para que ele fique saturado (chaveado), VBE e VCE < 1. O valor de RB deverá ser calculado em função do beta do transistor e da corrente que circula pelo coletor.

Transistor Chaveador 3

Como a corrente da lâmpada é 50mA e o beta do BC 548 está entre 125 a 800, escolhemos uma faixa intermediária de operação, no caso 400, para podermos calcular o valor de IB:

Transistor Chaveador 4

Para garantir o melhor funcionamento do transistor, devemos multiplicar por 10, então:

Transistor Chaveador 5

Através da fórmula, podemos calcular o valor de RB:

Transistor Chaveador 6

Calculamos a potência do Resistor RB:

Transistor Chaveador 7

Então, o valor de RB será 8,2 kΩ de resistência e 1/8W de potência.

Para controlar o acendimento da lâmpada basta colocar a chave na base do transistor. A vantagem deste tipo de circuito é que a chave pode ter uma corrente muito inferior e ficar bem mais distante.

Aproveite e obtenha maiores informações e conhecimentos através dos cursos de Elétrica e Eletrônica da Render.

Conheça também o Pacote de Cursos apRender+ Eletrônica Profissional.

 

Autor Nelson V. Soares

 

Nelson V. Soares

Autor e Instrutor Render, Desenvolvedor de Cursos Online em Aplicações de Eletrônica, Office e Programação.

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

2 comments

  • Boa tarde, sou fascinado pela eletrônica, brincando um pouco com alguns transistores eu montei um circuito igual ao apresentado nesta postagem. Tentei fazer esse mesmo projeto usando duas fontes de energia separadamente (uma para ligar o led e outra para acionar a corrente do transistor), e não tive sucesso. Gostaria de saber se é possível fazer tal engenhoca? Atenciosamente Antonio Ribeiro

  • Oi Antônio, talvez seja necessário usar um relé para acionar o circuito. Se quiser, pode nos enviar o esquema do circuito que você montou, assim fica mais fácil analisá-lo.

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *