Testes de Cristais

Para os técnicos que trabalham com reparação, ter um aparelho de teste de cristais é um item obrigatório, principalmente em manutenção de circuitos de radiofrequência, microprocessadores, radioamadores e outros que utilizam cristais.

Sabendo desta necessidade, apresentamos um circuito que permite realizar o teste de funcionamento de cristais de até algumas dezenas de megahertz.

Circuito Testador de Cristais

Circuito Testador de Cristais

O circuito possui um LED para indicar o estado do cristal analisado. O LED acenderá caso o cristal se encontre em bom estado. O não acendimento do LED indica que o cristal está defeituoso.

Este aparelho consiste em um oscilador, que aplica o sinal a uma etapa detectora e depois amplificadora para acionar o instrumento indicador (LED). Os capacitores podem ser cerâmicos ou de outro tipo para altas frequências.

No lugar de teste do cristal, podemos colocar dois pequenos cabos com uma garra jacaré em cada um deles, sendo elas as pontas de prova. A chave SW1 deve ser tipo Push Button. O circuito é alimentado por uma bateria de 9V.

 

Nelson V. Soares
____________________________
Autor e Instrutor Render

Artigos Relacionados

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.