Sensor de Umidade

Saber a condição de umidade no solo é importante, pois ela influencia em plantações, construções e até mesmo na irrigação de um jardim.

Este artigo tem como propósito caracterizar um sensor de fácil montagem e baixo custo que utiliza um sensor haste para medição da umidade do solo.

Sensor haste para Leitura
Sensor haste para Leitura http://goo.gl/W0gKjCz

 

Essas hastes podem ser compradas pela internet. Entretanto se for utilizar o circuito somente para experimentos, poderá usar uma haste condutora feita de qualquer material condutor.

No diagrama apresentado, o sensor dispara o SCR e aciona uma carga quando a umidade atinge o elemento sensível. O potenciômetro de 10MΩ serve para ajustar a sensibilidade do circuito.

Circuito Sensor de Umidade
Circuito Sensor de Umidade

 

A carga pode ser um relé, uma lâmpada ou outro sistema de acionamento. O sensor haste consiste de duas hastes separadas, feitas com material condutor e inoxidável.

O circuito pode ser alimentado com 12V ou mais, e deve-se considerar que o SCR permanece disparado mesmo depois que a umidade desaparecer do sensor.

Para que o circuito possa ser desarmado depois que o sensor estiver seco, será necessário desligar a alimentação do circuito.

Em casos em que o circuito seja utilizado para irrigação, podemos associar um timer a ele para que o mesmo seja desligado depois de certo tempo de acionamento.

 

 

 

Conheça mais sobre Sensores Eletrônicos no Curso Sensores Elétricos e Eletrônicos da Render.

Cursos Sensores Elétricos e Eletrônicos
Cursos Sensores Elétricos e Eletrônicos

 

 

 

 

 

 

 

 

Nelson V. Soares – Autor e Instrutor Render

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu