Extended Reality XR para SOLIDWORKS VISUALIZE

No SOLIDWORKS Visualize 2020, podemos exportar o projeto Visualize para os formatos de arquivo Extended Reality GLTF e GLB. Quais são esses formatos e como podemos fazer uso deles?

Graphics Language Transmission Format (GLTF), é um formato de arquivo 3D que usa o formato JSON para armazenar os dados 3D, como um gráfico 3D JPEG; GLB é a representação binária para GLTF de que todos os ativos estão em um único arquivo, portanto, GLB é mais compacto e fácil de ler. Eles são frequentemente usados ​​em XR – VR e AR, jogos, aplicativos interativos da web, como e-commerce.

Usar o 3D para e-commerce é uma tendência crescente hoje em dia e o SOLIDWORKS pode seguir essa tendência com a exportação do XR. Diferente da forma tradicional de visualização de imagem 2D do produto, temos grande liberdade para girar, zoom para melhor observação dos produtos. Também podemos configurar a exibição de modelos como suas cores, componentes e animações. Seria uma ótima experiência para compras online. Aqui está um dos grandes exemplos usando 3D como plataforma de e-commerce – https://sketchfab.com/3d-configurators/

No SOLIDWORKS Visualize, poderíamos simplesmente exportar nossos projetos para GLTF / GLB sem a renderização necessária (Arquivo / Exportar / Exportar projeto / Realidade estendida) nas versões Standard e Professional, mas exportar com animações disponíveis apenas na versão Professional.
Ele exporta um pacote de dados do projeto Visualize incluindo geometria do modelo, posições, aparências, texturas e animações, mas outras câmeras e ambientes dependem dos visualizadores.
De Visualize 2021, podemos até exportar um formato de compressão Draco de XR para um tamanho de arquivo menor.

Se você não tiver a licença Visualize, ainda pode experimentar o SOLIDWORKS baixando o suplemento XR Exporter. No entanto, Visualize ainda é o preferido porque a visualização é muito melhor.

Uma grande vantagem que torna o XR popular é a fácil leitura. Podemos visualizá-lo em desktops e dispositivos móveis em navegadores da web, Microsoft Office 365 e outros visualizadores 3D comuns.

Portanto, você pode fornecer uma ótima aparência de produtos com interações em seus próprios sites para comunicações ou até mesmo lojas online.

Aprenda mais sobre SolidWorks: https://www.render.com.br/cursos/solidworks

Escrito por Marco Yam, Intelligent CAD / CAM Technology Ltd.

Artigo escrito por: Intelligent CAD/CAM Technology Ltd.

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.