TUTORIAL Photoshop: criando um buraco gradiente

Existem diversas maneiras de se obter este resultado, você também pode torná-lo mais ou menos desfocado, mas aqui está um jeito simples.

Passo 1

Abra o Photoshop e crie um novo documento. Usei A4 para as dimensões, mas você pode escolher o que quiser. Depois disso, preencha a camada de fundo com uma cor azul usando a ferramenta Balde de tinta.

Passo 2

Com a ferramenta Elipse U crie uma elipse para ser a referência para o buraco no solo.

Passo 3

Crie um círculo agora usando a Ellipse Tool U para ser o brilho que emana do buraco.

Passo 4

Crie uma seleção da primeira elipse. Basta clicar na miniatura da camada pressionando a tecla Command no Mac.

Passo 5

Com a Rectangular Marquee Tool M selecione do topo até a metade da elipse segurando a ferramenta SHIFT. Isso significa que você adicionará uma seleção.

Passo 6

Agora, mascare o grande círculo.

Passo 7

Agora vá para Filter> Blur Gallery> Tilt-Shift e ajuste os valores dependendo do tamanho do seu círculo. Use a imagem abaixo para referência relacionada à posição da âncora.

Passo 8

Agora adicione uma máscara ao círculo desfocado escondendo tudo e, em seguida, com um gradiente de elipse, você pinta sobre a máscara para começar a mostrar o círculo desfocado. Por ser um gradiente circular, ficará um pouco mais uniforme.

Passo 9

Adicione uma nova layer e com a Brush Tool (B), então com uma basic e soft brush comece a pintar no centro do buraco.

Passo 10

Adicione uma máscara na layer com o brush e comece ajustando a intensidade se quiser, ainda usando o gradiente circular. O objetivo aqui é reduzir a intensidade da luz na parte inferior da área do furo.

Conclusão

Você pode adicionar mais efeito, por exemplo, você pode adicionar outra camada e mascará-la com o círculo desfocado como referência e, em seguida, criar uma luz saindo do buraco. Você pode adicionar algum texto e fazer um belo pôster.

Vídeo tutorial em inglês

Aprenda mais sobre Photoshop:

https://www.render.com.br/cursos/photoshop

Artigo escrito por: abduzeedo

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.