Como as impressoras a laser 3D mudarão completamente nossas vidas

Ultimamente, estamos vendo uma explosão de uma mania real para a impressora a laser 3D.

As pessoas escrevem sobre elas nos jornais, falam sobre elas na televisão, organizam seminários e exposições dedicadas ao assunto, publicam livros e pelo menos na web estão aumentando drasticamente os recursos disponíveis.

Embora agora se passem 30 anos desde sua primeira introdução, as impressoras a laser 3D ainda são uma novidade.

Como uma impressora a laser 3D funciona

As impressoras a laser 3D são capazes de reproduzir um objeto tridimensional a partir de um arquivo digital e de qualquer tipo de material: do plástico ao metal, até às células humanas. Com esse histórico, o uso desse tipo de tecnologia pode variar do setor de saúde, moda, automotivo, construção e muito mais, com a possibilidade de inúmeras aplicações.

O processo é simples: a partir de um arquivo de desenho eletrônico ou ‘blueprint’, a impressora a laser 3D transforma as informações digitais em um objeto físico, observando sucessivas camadas de material até que todo o objeto esteja pronto.

Até agora, o processo parece simples, mas a verdadeira mágica acontece quando ele se une à impressora 3D com tecnologias digitais da Internet das Coisas. O resultado é uma explosão de inovação tecnológica e social. A vantagem de poder tocar circuitos eletrônicos ou reconhecer materiais semelhantes entre si, mas com propriedades diferentes em pouco tempo, acelera bastante o tempo de implementação dos objetos e impulsiona esse setor.

Quais são os setores mais inovadores para as impressoras a laser 3D?

Atualmente, já carregamos acessórios de moda, jogos e pequenos itens usando impressoras a laser 3D, mas já em 2020, poderemos criar casas e órgãos internos em 3D.

A maioria dos investimentos e progresso nesse tipo de tecnologia está se desenvolvendo nestes campos:

1. Cirurgia reconstrutiva 3D

A capacidade de reproduzir órgãos humanos inteiros é uma das revoluções médicas mais importantes de nossos tempos. Os progressos neste campo são impressionantes e eliminarão os longos tempos e as listas de transplantes. Recentemente, na Rússia, eles construíram a primeira tireoide testada em ratos, usando uma impressora a laser 3D. Considerando a grande quantidade de doenças ligadas a esse órgão, podemos imaginar as implicações positivas desse projeto nos seres humanos. E este é apenas um exemplo.

2. Indústria da Construção 3D

Com a tecnologia das impressoras a laser 3D será possível a construção digital de edifícios. Em Dubai, um edifício e seu parente móvel serão construídos imprimindo camada por camada o edifício com uma mistura de concreto armado, gesso e plástico. Para realizar o projeto, será utilizada uma impressora 3D com cerca de 7 metros de altura.

3. Indústria mecânica 3D

No mundo dos protótipos de tração nas quatro rodas estão sendo realizados usando impressoras a laser 3D. Essa possibilidade traz várias vantagens ao setor, acelerando o processo produtivo e reduzindo custos relacionados à preparação de sistemas complexos. Um exemplo é o projeto Blade: um supercarro feito inteiramente com impressoras 3D. Outro exemplo é o novo Jetpack: um sistema de foguetes, totalmente feito em 3D, que permite ao homem voar e pousar como um helicóptero. Foi concebido por Martin Aircraft e usado para o último filme 007.

Quais são as vantagens e os desafios futuros no mundo das impressoras a laser 3D?

Sem dúvida, a capacidade de reproduzir exatamente qualquer objeto em 3D leva a uma série de vantagens indiscutíveis:

1. Redução do período de tempo dos objetos

Embora atualmente as máquinas 3D demorem de várias horas a vários dias para criar apenas uma peça; os tempos de realização ainda são surpreendentes se comparados com os de seres humanos, especialmente no caso de reproduções de edifícios ou biomateriais.

2. Redução de custos trabalhistas.

3. Redução de resíduos perigosos no setor de construção.

Impressoras 3D Taurus: https://www.instagram.com/3dtaurus/
Quer receber propostas de Impressoras 3D? Envie um e-mail para vendas@render.com.br

Artigo escrito por: Valentina Rossi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Participe da nossa lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do nosso blog.

Você se inscreveu com sucesso!