Toyota e SOLIZE revelam projeto de impressão 3D

Fabricante automotivo com sede no Japão, Toyota começou a trabalhar com SOLIZAR para imprimir em 3D componentes de automóveis sobressalentes sob demanda.

Como parte de um projeto que começou no ano passado, a Toyota agora usa HP Impressão 3D Multi Jet Fusion para criar peças de estoque, antes de vendê-las ao lado de peças de reposição produzidas tradicionalmente. Além de fornecer à empresa recursos aprimorados de produção de curto prazo, o uso da tecnologia permite otimizar os projetos e os prazos de entrega de peças recém desenvolvidas.

“Todos os dias estamos vendo uma tração crescente e aplicativos impressos em 3D mais maduros em muitos setores diferentes em todo o mundo, especialmente no automotivo”, disse Nobuki Okado, MD da HP Japão. “Os principais fabricantes de automóveis, como a Toyota Motor Corporation, estão mostrando o poder da impressão 3D para um design flexível, velocidade no mercado e impacto sustentável.”

“A HP e a SOLIZE continuam trabalhando juntas para atender à demanda por produtos mais inovadores, personalizados e sustentáveis.”

The HP Jet Fusion 5200 3D printing solution with powder handling units. Image via HP
Uma frota de impressoras 3D HP Multi Jet Fusion 5200 e unidades de manuseio de pó. Imagem via HP.

A experiência em impressão 3D automotiva da Toyota

Como seria de esperar de um dos maiores fabricantes automotivos do mundo, a Toyota utiliza uma variedade de tecnologias de produção para trazer seu vasto portfólio de veículos da prancheta para a realidade. Em várias ocasiões, as diversas necessidades de fabricação da empresa fizeram com que ela se voltasse para a impressão 3D. Trabalhando com Materialise, por exemplo, a empresa já desenvolveu um assento de carro impresso em 3D ultraleve.

Desde então, a Toyota passou a investir em P&D da tecnologia, co-desenvolvendo Somos Taurus ao lado da DSM, um material considerado ideal para aplicações automotivas graças à sua alta temperatura de deflexão de calor de 95°C. Na Universidade de Waterloo, enquanto isso, a empresa recebeu o nome da ala de impressão 3D, seguindo uma Doação de US$ 2,1 milhões (CAD) fez à instituição avançar em sua P&D em 2019.

Em seu Toyota Motorsport, a empresa também continua a aumentar sua adoção da tecnologia. Até o momento, o braço de corrida da empresa revelou planos para desenvolver novos materiais automotivos leves, além de se comprometer a colaborar com Sistemas 3D sobre ‘tecnologias avançadas’ com aplicativos de corrida de ponta.

Mais recentemente, Desenvolvimento de corridas Toyota (TRD), divisão interna de tuning da empresa, nomeou a Stratasys como parceira oficial de impressão 3D. Em sua nova função, a Stratasys já ajudou a TRD a desenvolver várias peças impressas em 3D de uso final para o Toyota GR86, um veículo de produção abaixo de £ 30.000 que deve ser disputado na nova marca única Série GR Cup.

Toyota's GR Cup-spec GR86 race car. Image via Toyota.
Carro de corrida GR86 da Toyota GR Cup-spec. Imagem via Toyota.

Atendendo à crescente demanda com SOLIZE

Criado em resposta à crescente demanda dos clientes, o projeto de impressão 3D de peças de reposição da Toyota é multifacetado. Por um lado, a empresa está trabalhando com a SOLIZE para produzir protótipos por meio de um grupo de sistemas da Série 5200 e garantir a qualidade de seus produtos finais. Por outro lado, a HP diz que a tecnologia também está ajudando a Toyota a “criar um processo de fabricação mais flexível”.

Embora a empresa não tenha revelado a natureza das peças que começou a imprimir em 3D, o volume de construção de 380 x 284 x 380 mm e 5058 cm3/hr velocidade de impressão de suas máquinas, torná-las escaláveis ​​para uma capacidade industrial, se necessário. Da mesma forma, desde o lançamento da série 5200, a HP trabalhou com BASF para apoiá-lo com materiais como o PP5 de Alta Reutilização, que pode ser usado para criar peças funcionais e duráveis.

A parceria com a SOLIZE, uma empresa com experiência em impressão 3D automotiva, também foi fundamental para a adoção bem-sucedida da tecnologia pela Toyota na produção de peças de reposição. Em março de 2021, foi revelado que a empresa estava imprimindo em 3D peças sobressalentes para os carros NISMO da Nissan, e agora parece estar desempenhando um papel semelhante, facilitando a implantação mais ampla de máquinas HP pela Toyota.

Daimler Buses and its service brand Omniplus have created a mobile printing centre for the decentralised production of 3D printed spare parts in order to be able to provide bus customers with spare parts more quickly. Photo via Daimler.
No ano passado, a Daimler revelou um centro móvel para a produção descentralizada de peças de reposição impressas em 3D. Foto via Daimler.

Reforçando as cadeias de suprimentos automotivas

Dados os problemas que o COVID-19 e a guerra da Rússia com Ucrânia continuam causando às cadeias de suprimentos globais, não é de surpreender que um número crescente de empresas automotivas esteja recorrendo à impressão 3D e à produção interna para contorná-los.

Em junho de 2021, por exemplo, a divisão de Caminhões e Ônibus da Daimler, que agora é negociado separadamente do mercado mais amplo Grupo Mercedes-Benz, em parceria com a marca de serviços Omniplus para lançar um centro de impressão 3D de peças de reposição. Embora a instalação esteja localizada em Hamburgo, ela pode ser implantada por caminhão em qualquer local, exigindo apenas eletricidade e uma conexão com a Internet para funcionar.

Não muito tempo depois, o Grupo Sauber, divisão Engenharia Sauber também revelou planos para estabelecer uma impressão 3D de peças de reposição de carros clássicos. Na época, foi relatado que a Sauber estava procurando usar a experiência adquirida em seus 28 anos como equipe de F1 para configurar um serviço, que oferece engenharia reversa e impressão de componentes descontinuados.

Em outros lugares, os gostos de Porsche utilizaram a tecnologia para garantir a sustentabilidade e acessibilidade de peças de reposição para seus carros clássicos. A empresa começou a usar ferramentas impressas sob medida e adicionou uma série de Peças de reposição impressas em 3D SLS e SLM ao seu catálogo em 2018, que foram concebidos para ajudar os clientes a fazer com que seus veículos antigos funcionem por mais tempo.

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Artigo escrito por: Paul Hanaphy

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