Revit 2023: novo fluxo de trabalho analítico para projeto conceitual elétrico

De autoria de: Martin Schmid, gerente de produto e Brandon White, gerente de marketing técnico

Com o lançamento de Revit 2023 vamos nos aprofundar um pouco mais para fornecer uma visão geral dos recursos.

Essa nova funcionalidade fornece uma maneira para projetistas e engenheiros elétricos começarem a capturar os requisitos de projeto elétrico nativamente no Revit, em contraste com fluxos de trabalho que dependem da manutenção de dados em planilhas, PDFs e outros repositórios desconectados.

O fluxo de trabalho foi projetado para permitir que você utilize DWGs, PDFs ou modelos do Revit vinculados como base para levantamentos de carga no Revit. Esses levantamentos de carga, juntamente com novos recursos para definir conceitualmente os elementos do sistema elétrico, permitem determinar a carga preliminar do edifício e a carga nos componentes principais do equipamento diretamente no ambiente do Revit. Essas decolagens podem então ser usadas para produzir documentação e cronogramas para comunicar os conceitos de projeto às partes interessadas.

Figura 1: Cargas baseadas em área representadas em uma visualização 3D para comunicar os conceitos de projeto às partes interessadas.

Figura 2: Cronogramas documentando cargas, correntes de equipamentos e requisitos de fonte de alimentação.

Existem dois conceitos centrais neste novo fluxo de trabalho: 1) a criação de cargas e 2) a criação de componentes do sistema analítico. Ao criar as cargas, a carga total pode ser determinada para estimar os requisitos de entrada de serviço. A criação dos componentes analíticos e a associação de cargas a eles fornece a capacidade de planejar como as cargas serão atendidas e determinar as classificações preliminares dos elementos do sistema elétrico.

Existem dois tipos de cargas neste novo conjunto de funcionalidades: cargas baseadas em área e cargas de equipamentos. Cargas baseadas em área permitem que você defina a classificação de carga, densidade de carga (por exemplo, potência por área) e defina graficamente a região à qual a carga se aplica, a fim de determinar a contribuição da carga. A Figura 3 mostra várias cargas baseadas em áreas codificadas por cores definíveis pelo usuário anotadas com densidade de potência conforme definido pelo projetista ou engenheiro.


Figura 3: Cargas baseadas em área representadas em uma visualização 2D mostrando os tipos de carga e densidade de potência.

As cargas de equipamentos permitem que você capture outras cargas individuais, como peças principais de equipamentos mecânicos, elevadores ou outros equipamentos fornecidos pelo proprietário que normalmente não são estimados com base na densidade de potência da área.

Ambos os tipos de cargas podem ser conectados a barramentos analíticos para tabular cargas em todo o sistema de distribuição conceitual.

Os componentes do sistema elétrico consistem em fontes de energia (como concessionária, gerador, etc.), transformadores, barramentos (que podem representar painéis, quadros de distribuição, barramento, centros de controle de motores e similares) e chaves de transferência. Ao associar cargas aos vários elementos do sistema e criar a hierarquia do sistema conectando-os, as cargas podem ser usadas para determinar as classificações preliminares dos vários componentes de distribuição.

A Figura 4 abaixo mostra as mesmas cargas baseadas em área que a Figura 3, no entanto, desta vez a visualização é configurada para transmitir o equipamento ao qual cada carga está conectada. Além disso, o navegador do sistema mostra toda a hierarquia do sistema, incluindo gerador, chave de transferência e cargas de elevador conectadas à distribuição normal e de emergência. Finalmente, o cronograma na figura 5 mostra as cargas totais em cada elemento de distribuição principal.


Figura 4: Cargas de área representando sua fonte de alimentação.

Figura 5: Cargas totais em cada elemento de distribuição.

Esses novos recursos fornecem fluxos de trabalho de estimativa de carga de engenharia elétrica diretamente no ambiente do Revit e estendem o fluxo de trabalho do Revit no início do processo, onde a análise do projeto e as principais decisões são tomadas.

Aprenda mais sobre Revit: https://www.render.com.br/cursos/revit

Artigo escrito por: David Smolker

Compartilhe e curta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.