Programando a Usinagem 2,5 a 5 Eixos com o CAD/CAM Cimatron E

A programação CNC, através do uso de software CAM, já existe há 30 anos no mercado mundial e, mesmo assim, ainda gera muitas dores de cabeça aos programadores brasileiros, dependendo do sistema CAM que estejam utilizando.

cimatron-e-01

Muitos programadores CAM têm problemas com a geometria das peças ao recebê-las para usinar, seja porque a peça importada está com os raios danificados, falta de ângulo de saída ou precisa realizar alguns fechamentos na geometria antes de usinar. Além de dificuldades em definir superfícies ou sólidos como geometria de programação, necessidade de colocar fronteiras e limites para conter a usinagem, não interação entre as modificações do produto CAD e o modelo a ser usinado, longo tempo de cálculo, erros dimensionais na peça usinada, falta de ciclos de máquina, não reconhecimento de material remanescente, simulação de usinagem sem detecção de colisão, geração de folha de processo faltando dados necessários, tempos de usinagem incorretos, necessidade de edições manuais nos programas pós-processados e a dificuldade de aprendizado por causa da complexidade do software.

cimatron-e-02.png

Com o CAD/CAM Cimatron E, ao carregar a peça para iniciar a programação, o modelo já é corrigido, eliminando o tempo de retrabalho na geometria da peça.

Se precisar criar ângulos de saída, você tem à sua disposição uma análise de onde será necessário ajustar os ângulos de saída no mesmo ambiente de programação. Ele conta também com muitas ferramentas de criação e edição de geometrias, mesmo que importadas ou modeladas no CAD interno, tanto em sólidos quanto em superfícies.

O cálculo das estratégias no Cimatron E permite a continuação da programação das demais operações seguintes sem esperar finalizar cada processo, pois inclui o recurso de cálculo em segundo plano, aumentando em muitas vezes a produtividade de sua empresa.

Se o projetista alterar a geometria da peça, automaticamente o CAM do Cimatron reconhece onde foram realizadas as modificações e solicita para recalcular somente as estratégias que foram afetadas, as demais permanecendo intactas.

O CAD/CAM Cimatron E é integrado com um banco de dados único, o que permite total interação entre a geometria CAD e a programação CAM. Por ser um sistema híbrido, trabalha perfeitamente com sólidos, superfícies e curvas.

Com seu sistema modular, a solução CAD/CAM Cimatron atende desde a usinagem de contornos, chamada 2,5 Eixos, passando pela usinagem de superfícies com 3 Eixos simultâneos e aplicações utilizando 4  ou 5 Eixos para usinagem de produtos, protótipos e moldes de forma simultânea ou posicionada.

Para aprender sobre o CAD/CAM Cimatron E, é possível realizar o curso online: CAD/CAM Cimatron E – Fundamentos, desenvolvido pela RENDER, um curso de alta qualidade e didática para o ensino da programação CAM utilizando o Cimatron E. De forma interativa, você rapidamente conhecerá tudo sobre os principais recursos da poderosa solução Cimatron E. Acesse o site www.render.com.br localize o curso Cimatron E e veja como é fácil aprender e usar esta robusta solução integrada, utilizada somente pelos melhores especialistas em ferramentaria do mundo.

Curso CimatronE CAD/CAM Fundamentos
Curso CimatronE CAD/CAM Fundamentos

Mais informações você encontra no site: www.fitso.com.br.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu