Como escolher um sistema operacional?

São tantos os sistemas operacionais que até ficamos em dúvida de qual utilizar.

Procuramos acompanhar a evolução e manter nossos computadores atualizados, com a última versão do Windows, e sempre surge outra mais recente e dentro de pouco tempo tudo que é novo vira velho.

Bem, é assim que funciona não é? Parece que sim!

Mas não vamos desvirtuar do assunto.

O sistema operacional ideal é aquele que vai de encontro às necessidades do usuário. Assim como um marceneiro utiliza as ferramentas certas para cortar madeira, o sistema deve ser visto como a ferramenta certa para a função que vai desempenhar.

 

As principais opções do mercado atual são o Windows, Linux e o MacOS.

Sistemas-Operacionais-01

O Windows é utilizado pela maioria, e é um sistema operacional pago. Sua última versão, o Seven está bem estável, embora o sistema ainda seja mal visto pelos “trancos” do passado. Confesso que ainda utilizo o Windows XP para algumas atividades (como escrever textos para o Blog da Render), mas o Seven tem um visual bonito e descomplicado. A maioria dos aplicativos do mercado estão disponíveis para Windows.

Sistemas-Operacionais-04

O Linux é um sistema operacional baseado em Unix. É um sistema que apresenta vários benefícios, em especial, o de ter diversas distribuições livres, ou seja: são gratuitas. Além disso, existem muitos softwares para Linux que também são gratuitos. Minha opinião, é de que o Linux é uma “mão na roda” para empresas e instituições, onde a economia com licenças coorporativas podem ser muito significativas.

Sistemas-Operacionais-03

Já o MacOS é o oposto de tudo o que falamos até agora. Bem, no geral ele é um sistema muito caro, isso porque, roda apenas nos computadores Apple! Ok, na verdade é possível sim rodar MacOS em computadores normais, utilizando alguns artifícios técnicos, e há quem defenda a legalidade do assunto, uma vez que pode ser utilizado um CD original do MacOS para a instalação.

Sistemas-Operacionais-02

Mas o Mac também é um sistema baseado em Unix, e apresenta uma interface simples para o usuário. Os softwares profissionais mais conceituados (e caros) do mercado estão presentes para esse sistema, e alguns deles, são exclusivos da Apple, como o Logic Pro. Isso faz dos computadores Apple os mais indicados para atividades profissionais relacionadas com edição artística, produção musical ou de vídeo, mesmo embora o custo de um iMac pode chegar a quase R$ 10.000,00.

 

Escolher um sistema, é uma tarefa que deve ser feita cuidadosamente de acordo com sua utilização. Então procure pensar em quanto você deseja gastar e não se esqueça que dentro de alguns anos, o sistema que você vai pagar caro hoje, poderá não valer tanto.

9 comentários

  • Na minha opinião, o sistema operacional MAC OS X utilizado nos micros da Apple não são caros. Como dito são baseados na plataforma UNIX, tem extrema estabilidade e funcionam muito bem, fáceis de usar. Através da apple store APP Store voce pode comprar a preço baixo, diversos aplicativos com poucos cliques. O preço da atualização do sistema operacional para a nova versão “LION” custa em torno de U$ 29.00, barato e a instalação pode ser feita por qualquer um.

  • Na minha opnião o valor do mac´os acaba se tornando bem mais elevado pois ele está preso a um hardware de valor exorbitante.
    Ao contrario dos outros SO´s que não tem tais limitações.

  • Sobre este site…

    Creio que faltou realmente a explicação do que deve ser analisado em cada um dos sistemas operacionais. Claro que não se deve postar conteúdo infinito, no sentido de tratar de inúmeros SO. Dessa forma confudiria a cabeça do leitor, mas penso que deveria haver algo mais específico a ser analisado pelo leitor antes de “adotar” um sistema operacional.

  • Eu utilizo o windows em casa, e o linux no trabalho. Ainda não domino o windows 7 por isso gosto mais do XP, mas noto que o 7 tem ferramentas que facilitam bem mais quando utilizamos o word e o power point por exemplo. E quanto ao linux, apesar de ser mais apropriado para empresas e instituições em função de não “pegar” tanto vírus como o windows, só utilizo mesmo a internet, domino menos que o windows 7. O importante é adquirir o sistema operacional que se encaixe com as nossas necessidades, mas também não podemos deixar de nos atualizarmos e nos beneficiarmos comas facilidades que disferntes sistemas possam oferecer.

  • Achei interessante as informações sobre as funções de cada sistema operacional, e me parece que o Linux seria o sistema mais fácil e com mais recursos disponíveis, e o mais importante, gratuitos.

  • Gostei de conhecer os programas operacionais, realmente é importante conhecer o sistema que você deseja colocar no seu computador. Acho que o melhor são os livres, assim você pode sempre trocar as atualizações sem ter gastos nenhum.

  • ñ entendo muito de sistemas operacionais, nem de programação, e nunca utilizei outro sisteme a ñ ser o windows, gostaria de saber daqueles que conhecem sobre essa área se posso ter mais de um sistema operacional no meu notebook e qual o mais indicado. obrigado, aguardando resposta…..

  • Fabio, você pode ter mais sistemas operacionais sim fazendo dual boot, a indicação é você testar inicialmente alternativas de sistemas operacionais em maquinas virtuais que você pode instalar em seu windows sem precisar fazer alterações na inicialização de seu sistema padrão.
    Recomendamos testar ubuntu (linux) Esta na sua versão 12.10.

  • Tambem nao falarao que:
    Linux: tem as opçoes de programaçao muito mais superiore e facil que as do “DOS” e do “Terminal” do Mac Os
    Windows: Mais de 80% dos jogos de computaçao sao feitos para ataforma windows

    Mac: Anreproduçao do Mac OS X num lc normal consiste na burla no codigo de programacao do Mac OS X, os macs burlados sao lebtos em TODAS as tarefas. E é considerado ilegal, pois é plagio/alteraçao de software de sistema com codigo fechado, isso é chamado de pirataria. E normalamente dá 1 Ano de prisão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.