Como Funciona o Gerador Solar Fotovoltaico

Um inversor utilizado em painéis solares é semelhante a um inversor elétrico normal, porém utiliza a energia do sol. O circuito é composto, basicamente, por um painel solar e um inversor, que converte a corrente contínua em corrente alternada.

Os painéis solares geram uma energia limpa e, por isso, há um constante crescimento mundial e interesse das pessoas em tais produtos, o que está ocasionando uma maior demanda. Por isso, neste artigo, daremos uma ideia básica de como funciona o gerador solar fotovoltaico para aplicação em uma residência.

Os geradores solares fotovoltaicos também são chamados de inversores solares fotovoltaicos. Na verdade, eles são como uma pequena usina de força e podem te ajudar a economizar dinheiro, sendo compostos por duas partes principais: o painel solar  e o inversor.

Ligação do Gerador Solar Fotovoltaico
Ligacao-gerador-fotovoltaicoFonte: http://minhacasasolar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,14743,IDProduto,3240778,kit-solar-gerador-solar-uso-geral-kit-gerador-solar-fotovoltaico-2025wh-dia—gsg-405w-a

COMO FUNCIONA O GERADOR SOLAR FOTOVOLTAICO

O painel solar e as baterias que são colocadas nos telhados captam os raios do sol e, em seguida, convertem a luz solar em eletricidade. Os painéis solares produzem eletricidade direta com a ajuda dos elétrons que se movem do polo negativo para o polo positivo.

A energia gerada pelos painéis é armazenada nas baterias, que servem para alimentar o inversor, que converterá a corrente contínua em alternada.

VANTAGENS DO GERADOR SOLAR FOTOVOLTAICO

1. Uso da Energia Solar, que sempre ajudou e continua ajudando na redução do aquecimento global e efeito estufa.
2. Economia de energia.
3. Um inversor ajuda na conversão da corrente contínua em corrente alternada.

Você está interessado em saber mais sobre como utilizar um inversor, seu funcionamento e aplicações? Então acesse o curso da Render: Eletrônica Industrial – Princípios Básicos.

Saiba mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inversor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_solar_fotovoltaico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_solar_fotovoltaico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inversor

 

Nelson Vicente Soares
_______________________________________
Técnico em Eletrônica e Analista de Sistemas

Este post tem 4 comentários

  1. Essa inicitiva de energia solar é muito boa!
    Contudo, para poder utilizar nas residências, ainda é bem precário.

  2. Energia através de painéis solares fotovoltaicos ainda não são financeiramente compensatórios para pessoas comuns… Pelo menos no Brasil! Para técnicos , engenheiros e /ou quem conheça a fundo seu sistema pode realmente ser…

    O alto custo dos painéis, controladores e inversores “grid-tie”, juntamente com a mão de obra especializada para a sua correta instalação, derruba por terra qualquer intenção de benefícios financeiros a médio prazo para o “povão” que deseja “energia de graça”… E dependendo do sistema até a longo prazo também… Isto porque em imagens é fácil mostrar benefícios, mas em números, não! E se for um sistema “Off Grid” com bancos de baterias estacionarias, aí então a relação custo/benefício dispara… Todo este custo “bem” aplicado em movimentações financeiras, trazem um retorno mais rápido e garantido, que esta ideia de “energia de graça!”

    Talvez com as bandeiras vermelhas impostas pelo uso das termelétricas, aliados as constantes altas de energia, e “possíveis” reduções de impostos nos produtos relacionados – o que na minha visão vai demorar muito, a última compra de painéis que fiz, foi aproximadamente R$250,00 em impostos POR painel – considero válido (na minha concepção) somente um sistema onde você mesmo instala, e de maneira progressiva (ou seja: é preciso ter conhecimento na área.)

    É claro que para quem pensa em preservação e sustentabilidade bem acima do “bolso” sem dúvida é plenamente compensador… Ou ainda para quem mora em lugares sem energia elétrica disponível.

    Agora, para quem quer uma ideia de como seria um sistema fotovoltaico ideal para mim, seria mais ou menos composto por:

    Painéis “Trackeados” (acreditem – painéis “trakeados” superam em mais de 30% em sua eficacia em relação aos estáticos) , com controladores PWM de alta eficácia – a maioria desperdiça energia com “Shunts” – e Inversores senoidais sincronizados em paralelo, também de alta eficiência, com um banco de Baterias estacionarias controlados por um sistema de gerenciamento para prolongar sua durabilidade. É claro que também haveria de se tornar os elementos de consumo em casa mais racionais e sustentáveis, como interruptores, lampadas e tomadas inteligentes… Não iria dispor de um sistema “grid-tie” por motivos técnicos e pessoais, mas também é um excelente recurso!

    Mas isso só complementa as nossas idéias e ideais de engenharia, que além de amarem a natureza, possuem um “troco muito legal” nas contas bancárias… O que neste ultimo – não é ainda meu caso -, mas quem sabe, chego lá… – Engineering designer da Ordem Ferme…!

  3. Boa tarde,

    Estou a procura de um gerador solar fotovoltaico em Portugal… Mas é mesmo um gerador que quero!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu