Colaboração AutoCAD com BIM 360

Durante a pandemia de Covid-19, muitos de nós, profissionais de design, foram forçados a trabalhar em casa. É um grande problema porque muitos de nós não estamos prontos. Um serviço que começamos a usar agora é o armazenamento em nuvem. Existem muitos armazenamentos em nuvem disponíveis agora: Dropbox, OneDrive, Google Drive e muitos mais.

Sobre o BIM 360

Autodesk tem Autodesk Drive para um compartilhamento simples de arquivos. No entanto, se você precisa de mais do que apenas um simples compartilhamento de arquivos, pode usar o BIM 360. O BIM 360 permite que você colabore com base em um projeto, não apenas um simples compartilhamento de arquivos.

O que você pode fazer com o BIM 360:

  1. Você pode adicionar membros ao seu projeto. Isso significa que apenas as pessoas designadas por você podem acessar o projeto.
  2. Você pode definir permissão para pastas. Em um projeto, você pode definir ainda mais quem pode acessar uma pasta específica. Por exemplo, um empreiteiro só pode ver os arquivos dentro da pasta “para construção”.
  3. Você pode revisar os desenhos sem instalar nenhum software. Basta abrir um navegador de Internet e fazer login. Em seguida, você pode criar marcação ou crie um problema para atribuir um membro da equipe para consertar o design.
  4. O BIM 360 permite que você mantenha todas as alterações nas versões dos arquivos. Isso faz com que você possa reverter para qualquer versão que você fez antes. Você não precisa renomear o arquivo (design01.dwg, design02.dwg, design_final.dwg, design_final_latest.dwg e assim por diante), o BIM 360 cuidará do controle de versão para você. E você também pode comparar o desenho entre as versões.

Colaboração AutoCAD com BIM 360

Depois de vermos qual é a vantagem de usar o BIM 360, agora a questão é como podemos colaborar com o AutoCAD usando o BIM 360 Docs?

1. Prepare seu projeto

Em seu BIM 360, prepare um projeto para sua colaboração.

Faça o seguinte para preparar o projeto:

  1. Crie um projeto
  2. Convide membros do projeto
  3. Crie pastas e defina permissões na pasta Arquivos do projeto.

A pasta Arquivos do projeto é a pasta que você pode acessar diretamente do AutoCAD. Você não pode salvar os arquivos na pasta Planos.

2. Instale o Autodesk Desktop Connector

Para permitir que você salve um arquivo no BIM 360, você precisa instalar o Autodesk Desktop Connector.

Depois de instalar o Desktop Connector, você pode ver o atalho do BIM 360.

3. Instale o bloqueio de arquivo para BIM 360

Ao abrir um arquivo, você precisa certificar-se de que ninguém mais abra e edite o arquivo para evitar conflito de desenho.

Você pode bloquear manualmente o arquivo de um navegador da Internet, mas isso é inconveniente. Se você se esquecer de fazer isso, pode ser um desastre.

Para fazer o AutoCAD bloquear o arquivo automaticamente quando você abre um arquivo no AutoCAD, você pode instalar o File Locking do Autodesk BIM 360.

Observação: esse recurso está incluído no Civil 3D 2020.2 e posterior. Você não precisa instalar o plugin se usar o Civil 3D.

4. Salvar e abrir arquivos no BIM 360

Salvar um arquivo de desenho do AutoCAD é fácil. Ao salvar seu arquivo, escolha o Atalho BIM 360> o nome do projeto> e a pasta em que deseja salvar o arquivo. Nenhuma diferença de salvar em sua unidade local.

E para abrir um arquivo, você também abre a partir do BIM 360. Abrir a partir de arquivos abertos recentemente também funciona.

Sempre que você salvar o arquivo, a versão do arquivo será atualizada.

Observe que você só vê a pasta Arquivos de projeto, nenhuma pasta Planos.

5. Trabalhando com XREF

Que tal usar um arquivo de referência? Não tem problema, você pode fazer referência a um arquivo da pasta do projeto BIM 360.

Se você fizer isso corretamente, o arquivo referenciado aparecerá quando você visualizar o arquivo host no BIM 360.

Resumindo

Se você precisar fazer colaboração remota, há muitos armazenamentos em nuvem que você pode usar. No entanto, se precisar de mais recursos de colaboração para o AutoCAD, você pode considerar o uso do BIM 360.

Os benefícios de usar o BIM 360 são:

  1. É uma colaboração de base de projeto. Cada membro apenas vê e tem permissão para fazer o que está designado.
  2. Todos os membros podem ver a mesma versão do arquivo apenas usando um navegador da Internet e um aplicativo móvel.
  3. Você pode criar problemas e acompanhar o progresso.
  4. Você pode manter todas as versões de design e comparar as alterações.

O nome BIM 360 sugere que é para colaboração BIM. No entanto, não está limitado à colaboração do Revit. Os usuários do AutoCAD também podem usá-lo!

Aprenda mais sobre AutoCAD:

https://www.render.com.br/cursos/autocad

Artigo escrito por: Edwin Prakoso

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.