Softwares CAD: ArchiCAD x AutoCAD

Antes do advento de Software CAD, projetos, quer mecânicos ou arquitetônicos, eram feitos em uma folha de papel colocada em uma prancheta usando lápis, quadrados definidos e outros instrumentos de desenho. O processo de design era muito demorado e tedioso. Se alterações e correções fossem feitas, o projetista/engenheiro tinha que reiniciar o projeto. A introdução do CAD realmente facilitou o difícil processo de design e levou à produção de designs de primeira classe.

Desde o advento, vários aplicativos de software CAD foram criados com recursos impressionantes para uso em diferentes setores. Com o grande número de aplicativos disponíveis, pode ser difícil selecionar o software certo para o seu projeto.

Neste artigo, daremos uma análise comparativa concisa entre ArchiCAD da Graphisoft e AutoCAD da Autodesk. Começaremos apresentando seus vários recursos e usuários. Então, as diferenças delineadas entre eles seriam fornecidas.

laptop na mesa

ArchiCAD

O que o ArchiCAD faz?

Projetando em ArchiCAD

ArchiCAD é um pacote de software CAD arquitetônico BIM que oferece ferramentas a arquitetos e designers para a geração de modelos em 2D e 3D. Usando isso, os usuários podem criar modelos de construção complexos usando peças estruturais como janelas, portas, paredes, lajes, móveis e muitos outros. O software vem com uma infinidade de recursos que permitem aos usuários projetar em uma interface muito amigável e produzir designs detalhados.

Os vários recursos são divididos em design, colaboração, visualização e renderização e gerenciamento de dados.

Projeto

As ferramentas de design oferecem soluções para a criação de designs arquitetônicos detalhados em 2D e 3D. Você pode criar modelos perfeitamente com seus detalhes de construção e estimativas precisas de materiais de construção para materiais como concreto armado, madeira, aço e vigas e colunas compostas. Você também pode projetar com representações 2D e 3D na tela. Além disso, o ArchiCAD suporta a importação e exportação de DWG, DXF, Formatos de arquivo IFC e BFC.

Colaboração e gerenciamento de dados

ArchiCAD fornece soluções de colaboração para seus usuários em diferentes formas.

  • Os membros da equipe podem trabalhar em um projeto simultaneamente com a nuvem Graphisoft BIM.
  • BIM / projeto arquitetônico combinado e análise estrutural fornecida no modelo analítico estrutural integrado da ArchiCAD.
  • Comparação de modelos

Muito tempo de design é economizado pela colaboração em um design. Também o BIMx facilita a apresentação do seu design a partir do seu dispositivo móvel ou computador sem ter que instalar o ArchiCAD.

Visualização e renderização

O ArchiCAD possui ferramentas de alto perfil para a produção de modelos de design foto-realistas de qualidade. Com o mecanismo de renderização Cine incorporado, resultados de renderização mais limpos são obtidos rapidamente. Você também pode aprimorar a saída de visualização do modelo com o uso de conteúdo dinâmico como bandejas, estudo do sol e ferramentas de alinhamento.

Quem usa o ArchiCAD?

Ao longo dos anos de crescente popularidade e domínio em BIM, o ArchiCAD acumulou mais de 120.000 usuários em todo o mundo. É usado principalmente por arquitetos e outros trabalhadores da indústria de AEC. A interface amigável do programa e a disponibilidade da versão do aluno tornam a escolha certa para alunos arquitetos em instituições superiores e para educadores.

AutoCAD

O que o AutoCAD faz?

AutoCAD é um software que consiste em várias ferramentas específicas da indústria que cobrem a maioria dos processos de design e modelagem. Foi inicialmente criado apenas para desenhos 2D para Engenheiros Mecânicos. Hoje, entretanto, o AutoCAD inclui vários conjuntos de ferramentas poderosas que atendem às necessidades de design de vários setores.

Os conjuntos de ferramentas são AutoCAD Classic, AutoCAD Architecture, AutoCAD Electrical, AutoCAD Mechanical, AutoCAD Plant 3D e AutoCAD.

AutoCAD Classic

Como o nome indica, ele possui a interface tradicional do AutoCAD que facilita os usuários a projetar rascunhos 2D, criar modelos 3D, fazer anotações em projetos e trocar dados de arquivos.

Arquitetura AutoCAD

O conjunto de ferramentas arquitetônicas oferece recursos para o projeto arquitetônico. Com isso, você pode criar plantas baixas, gerar elevações e produzir seções. Ele também contém recursos de construção, como paredes, janelas e portas. Além de tudo isso, ele vem com uma biblioteca de mais de 8.000 objetos arquitetônicos para uso em design.

AutoCAD Electrical

Os recursos do conjunto de ferramentas ajudam na criação, modificação e documentação de sistemas elétricos. Desenhos elétricos como diagramas esquemáticos e layout de painel podem ser feitos com as ferramentas especializadas fornecidas. Além disso, todos os desenhos são organizados em uma estrutura baseada em projeto seguindo os padrões do projeto. O pacote possui uma biblioteca de mais de 65.000 símbolos elétricos que suportam diferentes padrões.

AutoCAD Mechanical

Este conjunto de ferramentas é projetado especificamente para DFM (Design for Manufacturing). Os recursos são utilizados para criar, modificar e documentar projetos mecânicos para fabricação. O AutoCAD Mechanical facilita a automatização de objetivos mecânicos, como dimensionamento de modelos, criação de componentes de máquinas e estimativa de listas de materiais

AutoCAD Plant 3D

Com as ferramentas fornecidas, diagramas de tubulação e instrumentação podem ser produzidos e integrados em um modelo de planta 3D. Você pode projetar facilmente um sofisticado sistema de roteamento de tubos e instalações em 2D e 3D. A biblioteca do AutoCAD Plant 3D oferece mais de 400 componentes da planta, como modelos de equipamentos, membros estruturais e modelos de suporte à sua escolha.

AutoCAD MEP

Na construção civil, o sistema MEP é uma parte crucial. O AutoCAD MEP auxilia os usuários a desenhar em 2D e 3D, projetar e documentar modelos MEP para edifícios. Isso é facilitado com a disponibilidade de mais de 10.500 componentes MEP na biblioteca.

Além desses conjuntos de ferramentas do AutoCAD, o AutoCAD tem versões móveis e baseadas na web, AutoCAD 360 para aumentar a flexibilidade de uso dos usuários. Isso permite que os usuários visualizem, editem e compartilhem seus designs a qualquer momento conveniente em seus dispositivos móveis ou computador. Eles também têm uma versão mais barata com menos recursos, para que usuários com um orçamento mais baixo possam experimentar o software. Esta versão é AutoCAD LT.

Quem usa o AutoCAD?

O grande número de ferramentas específicas da indústria do AutoCAD em um único software o torna procurado por uma variedade de campos e diferentes setores.

Listados abaixo estão os usuários em vários campos que utilizam o AutoCAD para seus projetos:

  • Arquitetura: Designers de interiores e urbanos, arquitetos, engenheiros estruturais.
  • Mecânico: Engenheiros automotivos, fabricantes, engenheiros mecânicos e engenheiros de produção
  • Elétrico: Engenharia elétrica, eletricistas e engenheiros de fábrica.
  • Map 3D: Topógrafos, cartógrafos, geógrafos e especialistas em mapeamento e topologia.
  • MEP: Encanadores, engenheiros mecânicos e elétricos.
  • Plant 3D: Engenheiros químicos, engenheiros de fábrica, engenheiros industriais e engenheiros de produção.

ArchiCAD vs. AutoCAD

ArchiCAD AutoCAD
Um BIM arquitetônico para modelagem 2D e 3D.É usado para esboços 2D e modelagem 3D.
Seus principais usuários são arquitetos, engenheiros estruturais e designers.Os usuários do AutoCAD estão espalhados por diferentes áreas e setores. Eles são cartógrafos, engenheiros mecânicos, engenheiros civis, engenheiros elétricos, projetistas e muitos outros.
Possui recursos de colaboração que permitem aos membros da equipe trabalhar em um design simultaneamente.Não tem esse recurso.
Tem uma curva de aprendizado menor para iniciantes.Tem uma curva de aprendizado mais íngreme.
Usa BIMx para apresentação e servidor Graphisoft BIM para design combinado. Possui uma versão web e móvel chamada AutoCAD com a qual você pode criar, editar e compartilhar seu design.
É usado principalmente por empresas de pequeno e médio porte.Pode ser usado em empresas de grande escala
Compatível com os sistemas operacionais Windows e Mac OSxCompatível com sistemas operacionais Windows e Mac e dispositivos móveis.
Sua licença é baseada em assinatura, mas oferece uma versão gratuita para estudantes.Licença baseada em assinatura.

Conclusão

Ambos os aplicativos têm recursos distintos e são programas CAD eficazes, úteis em seus gêneros correspondentes. O AutoCAD tem mais ferramentas específicas do setor, tornando-o utilizável por profissionais de vários setores. Por outro lado, ArchiCAD é um software BIM para a criação de edifícios virtuais.

O AutoCAD é mais bem utilizado por profissionais capazes de utilizar as poderosas ferramentas fornecidas e por empresas de grande escala. O ArchiCAD possui uma versão educacional gratuita, o que o torna muito útil para estudantes, pesquisadores e educadores.

Artigo escrito por: Etiido

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.