Desenho do telhado – Revit/AutoCAD

Eles têm os nomes mais estranhos – gable, hip, jerkinheads, clerestory, saw-tooth, witch’s hats, karahafu, mansard, rainbow, butterfly, satari e muitos mais. Não, eles não são uma lista de espécies de insetos. Eles são os nomes de diferentes estilos de telhados. Embora os diversos projetos precisem ser manuseados com cuidado por sua complexidade, até o desenho do telhado tradicional é normalmente reconhecido como uma das habilidades mais desafiadoras para dominar o desenho de projetos arquitetônicos. O Revit e o AutoCAD estão bem equipados para permitir a entrega desses projetos de telhados em desenhos de projetos residenciais, mas para muitos, o AutoCAD está avançando um pouco à frente.

Desde os tempos da Idade da Pedra, ter um teto sobre nossas cabeças, ou abrigo, tem sido uma das maiores prioridades da vida e um direito humano reconhecido. Os projetos percorreram um longo caminho desde os projetos rudimentares de outrora. Então, como funciona e quais são os projetos básicos?

Os telhados podem ser projetados por conta própria ou podem ser criados como resultado de colocá-los em um espaço fechado por uma polilinha ou por um conjunto de paredes. Uma vez definidas, as cotas, declives, faces ou arestas podem ser modificadas. Para projetos mais complexos, um ‘objeto’ é selecionado e modificado até que esteja quase completo. Para maior flexibilidade na personalização de arestas e outros recursos, o telhado pode ser convertido em lajes, nas quais muitos detalhes podem ser adicionados ou alterados, como perfis de orientação, ângulo, fascia e soffit profiles. Esses detalhes do design podem ser adicionados globalmente.

Além dos mais complexos com nomes sofisticados, os tipos básicos incluem gable, hip, shed ou flat. Barato e fácil de construir, o sloped gable é o tipo mais comum em todo o mundo. Devido à sua inclinação, a chuva e a neve não são retidas e o vazamento é evitado, aumentando a sua durabilidade. O hip tem declives nos quatro lados, ajudando-o a ancorar a casa abaixo dele. Eles são menos afetados por ventos fortes e podem ser adicionados a uma nova casa ou a uma casa existente. Um shed apresenta apenas um plano inclinado, que pode ter claraboias ou painéis solares, aumentando o potencial de eficiência energética. Os flats são quase completamente horizontais, com uma leve inclinação para drenagem, favorável para painéis solares e com boa relação custo-benefício. Existem também combinações de gable, hip e outras combinações.

Então, como o AutoCAD e o Revit se saem no processo de desenho do telhado?

AutoCAD

O software AutoCAD oferece uma variedade de opções para criar e modificar uma ampla variedade de estilos. No AutoCAD, os planos devem ser cruzados com elevações e sulcos.

Os comandos no AutoCAD para criar designs diferentes são versáteis. Eles podem ser alterados individualmente com alterações de altura, inclinação, arestas e a adição de janelas de águas-furtadas. Um contorno simples pode ser desenhado como uma polilinha de um grupo de paredes, que pode ser convertida em um telhado, para que o desenhista possa se concentrar primeiro no contorno e depois nas modificações.

As planas e inclinadas podem ser criadas com o mesmo processo, com um número baixo de subida e uma saliência de 0″ definida para a plana. Pontos no interior das paredes externas são escolhidos para que os topos das paredes formem parapeitos.

A paleta ‘Propriedades’ pode alterar a espessura, altura e saliência.

As grips do AutoCAD permitem a edição de forma que objetos 2D, como linhas, polilinhas e arcos, possam ser esticados, movidos, girados, redimensionados, copiados ou espelhados. As garras também podem alterar as arestas e vértices, os ridge points, corrigir interseções perdidas, alterar o ângulo, a subida ou a run of slabs e podem ajudar a criar gables.

Os materiais podem ser definidos. Eles podem ser exibidos em wireframes e shade views.

Os recursos de desenho de telhado no AutoCAD incluem:

  • Propriedades da ferramenta para uma existente
  • Alterar dimensões
  • Alterando arestas e faces
  • Convertendo lajes
  • Seleção de material
  • Selecionando propriedades de exibição
  • Selecionando hachura
  • Alterar local
  • Anexando hiperlinks, notas ou arquivos

Revit

Projetar um telhado no Revit é consideravelmente diferente de fazê-lo no AutoCAD. O Revit é considerado melhor para projetos de grande escala e tem muitas opções. Embora a ferramenta para vistas e planos de elevação seja eficaz, as seções de desenho e outros detalhes podem ser desafiadores, especialmente para casas tradicionais com unidades inclinadas, curvas, dobradas e feitas sob medida. Ao criar telhados complexos no Revit, pode ser preferível criá-los como unidades separadas e associá-lo à outra seção com a ferramenta join roof.

Normalmente, ele pode não ser atraente esteticamente, e as bordas podem não encontrar onde devem. Isso costuma acontecer porque o Revit tenta desenvolver inclinações a partir das bordas. As bordas podem não se encontrar perfeitamente e existem algumas maneiras de resolver esse problema. Uma maneira é criar uma massa, selecionar faces de massa e criar um telhado. Isso pode ser complicado e demorado, pois uma seta de inclinação deve ser usada para alterar o ângulo e a direção da inclinação.

Outra opção envolve ferramentas de edição de formas. Depois que as linhas são desenhadas, a vista 3D padrão pode permitir o ajuste da forma, da altura e do movimento, mas, dessa forma, não pode ser unida a outro telhado.

No Revit, é possível criar um telhado a partir de: uma área de construção, como uma extrusão, com vidros inclinados ou de uma instância em massa, mas não pode cortar portas ou janelas, embora as treliças possam ser anexadas no projeto.

Criar por área de cobertura envolve:

  • Esboços 2D de circuito fechado do perímetro
  • Seleção de paredes ou desenhar linhas a partir da vista de planta
  • Loops fechados para aberturas
  • Parâmetros de inclinação para linhas de esboço

Criar por extrusão envolve:

  • Um esboço de loop aberto do perfil
  • Usando linhas e arcos para esboçar o perfil em uma vista de elevação
  • Editando o plano de trabalho

Desafios com o desenho do telhado no Revit

  • Ao criar um hip com construção em viga (para um teto abobadado), o Revit não permite automaticamente que uma coluna ou outro elemento de suporte, suporte a interseção do hip.
  • Elementos individuais de um design são colocados no mesmo plano.
  • É mais difícil de editar.
  • Com mudanças nos níveis de referência (por exemplo, elevações), outras dimensões também devem ser modificadas.

Comparando as habilidades de desenho de projeto do telhado do AutoCAD e do Revit, os usuários acham que o AutoCAD é mais fácil de usar porque:

  • Cria e modifica contornos com mais controle
  • Facilita a adição de detalhes e opções
  • Facilita a edição
  • Facilita o desenho e a documentação

No entanto, a modelagem do Revit permite que projetistas menos qualificados em arquitetura ou em tecnologia produzam mais projetos complexos, enquanto no AutoCAD, a precisão e a exatidão dependem totalmente da capacidade do projetista de interpretar corretamente o projeto.

Por fim, embora os softwares Revit e AutoCAD possuam ferramentas abrangentes para o projeto de telhados, é a abordagem geral e amigável do AutoCAD que serviços de desenho residencial profissionais descobriram ser um pouco mais preferível.

 

Artigo escrito por: Kuldeep Bwail

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu