Fabricante automotivo com sede no Japão, Toyota começou a trabalhar com SOLIZAR para imprimir em 3D componentes de automóveis sobressalentes sob demanda.
Como parte de um projeto que começou no ano passado, a Toyota agora usa HP Impressão 3D Multi Jet Fusion para criar peças de estoque, antes de vendê-las ao lado de peças de reposição produzidas tradicionalmente. Além de fornecer à empresa recursos aprimorados de produção de curto prazo, o uso da tecnologia permite otimizar os projetos e os prazos de entrega de peças recém desenvolvidas.
“Todos os dias estamos vendo uma tração crescente e aplicativos impressos em 3D mais maduros em muitos setores diferentes em todo o mundo, especialmente no automotivo”, disse Nobuki Okado, MD da HP Japão. “Os principais fabricantes de automóveis, como a Toyota Motor Corporation, estão mostrando o poder da impressão 3D para um design flexível, velocidade no mercado e impacto sustentável.”
“A HP e a SOLIZE continuam trabalhando juntas para atender à demanda por produtos mais inovadores, personalizados e sustentáveis.”
A experiência em impressão 3D automotiva da Toyota
Como seria de esperar de um dos maiores fabricantes automotivos do mundo, a Toyota utiliza uma variedade de tecnologias de produção para trazer seu vasto portfólio de veículos da prancheta para a realidade. Em várias ocasiões, as diversas necessidades de fabricação da empresa fizeram com que ela se voltasse para a impressão 3D. Trabalhando com Materialise, por exemplo, a empresa já desenvolveu um assento de carro impresso em 3D ultraleve.
Desde então, a Toyota passou a investir em P&D da tecnologia, co-desenvolvendo Somos Taurus ao lado da DSM, um material considerado ideal para aplicações automotivas graças à sua alta temperatura de deflexão de calor de 95°C. Na Universidade de Waterloo, enquanto isso, a empresa recebeu o nome da ala de impressão 3D, seguindo uma Doação de US$ 2,1 milhões (CAD) fez à instituição avançar em sua P&D em 2019.
Em seu Toyota Motorsport, a empresa também continua a aumentar sua adoção da tecnologia. Até o momento, o braço de corrida da empresa revelou planos para desenvolver novos materiais automotivos leves, além de se comprometer a colaborar com Sistemas 3D sobre ‘tecnologias avançadas’ com aplicativos de corrida de ponta.
Mais recentemente, Desenvolvimento de corridas Toyota (TRD), divisão interna de tuning da empresa, nomeou a Stratasys como parceira oficial de impressão 3D. Em sua nova função, a Stratasys já ajudou a TRD a desenvolver várias peças impressas em 3D de uso final para o Toyota GR86, um veículo de produção abaixo de £ 30.000 que deve ser disputado na nova marca única Série GR Cup.
Atendendo à crescente demanda com SOLIZE
Criado em resposta à crescente demanda dos clientes, o projeto de impressão 3D de peças de reposição da Toyota é multifacetado. Por um lado, a empresa está trabalhando com a SOLIZE para produzir protótipos por meio de um grupo de sistemas da Série 5200 e garantir a qualidade de seus produtos finais. Por outro lado, a HP diz que a tecnologia também está ajudando a Toyota a “criar um processo de fabricação mais flexível”.
Embora a empresa não tenha revelado a natureza das peças que começou a imprimir em 3D, o volume de construção de 380 x 284 x 380 mm e 5058 cm3/hr velocidade de impressão de suas máquinas, torná-las escaláveis para uma capacidade industrial, se necessário. Da mesma forma, desde o lançamento da série 5200, a HP trabalhou com BASF para apoiá-lo com materiais como o PP5 de Alta Reutilização, que pode ser usado para criar peças funcionais e duráveis.
A parceria com a SOLIZE, uma empresa com experiência em impressão 3D automotiva, também foi fundamental para a adoção bem-sucedida da tecnologia pela Toyota na produção de peças de reposição. Em março de 2021, foi revelado que a empresa estava imprimindo em 3D peças sobressalentes para os carros NISMO da Nissan, e agora parece estar desempenhando um papel semelhante, facilitando a implantação mais ampla de máquinas HP pela Toyota.
Reforçando as cadeias de suprimentos automotivas
Dados os problemas que o COVID-19 e a guerra da Rússia com Ucrânia continuam causando às cadeias de suprimentos globais, não é de surpreender que um número crescente de empresas automotivas esteja recorrendo à impressão 3D e à produção interna para contorná-los.
Em junho de 2021, por exemplo, a divisão de Caminhões e Ônibus da Daimler, que agora é negociado separadamente do mercado mais amplo Grupo Mercedes-Benz, em parceria com a marca de serviços Omniplus para lançar um centro de impressão 3D de peças de reposição. Embora a instalação esteja localizada em Hamburgo, ela pode ser implantada por caminhão em qualquer local, exigindo apenas eletricidade e uma conexão com a Internet para funcionar.
Não muito tempo depois, o Grupo Sauber, divisão Engenharia Sauber também revelou planos para estabelecer uma impressão 3D de peças de reposição de carros clássicos. Na época, foi relatado que a Sauber estava procurando usar a experiência adquirida em seus 28 anos como equipe de F1 para configurar um serviço, que oferece engenharia reversa e impressão de componentes descontinuados.
Em outros lugares, os gostos de Porsche utilizaram a tecnologia para garantir a sustentabilidade e acessibilidade de peças de reposição para seus carros clássicos. A empresa começou a usar ferramentas impressas sob medida e adicionou uma série de Peças de reposição impressas em 3D SLS e SLM ao seu catálogo em 2018, que foram concebidos para ajudar os clientes a fazer com que seus veículos antigos funcionem por mais tempo.
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Artigo escrito por: Paul Hanaphy