Projetos Sustentáveis com SolidWorks

Certamente você já ouviu falar em sustentabilidade, pois esta palavra está em alta para vários setores. Na moda, por exemplo, com o uso de matéria-prima ecologicamente correta; na arquitetura, móveis e decoração, com utilização de madeiras de reflorestamento e objetos decorativos obtidos a partir de materiais reciclados; entre outros.

green energy concept, lightbulb with plant growing inside

De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, “o desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades” ( http://www.un-documents.net/ocf-02.htm ). Portanto, a sustentabilidade engloba três pilares: sociedade, economia e meio ambiente, os quais devem caminhar juntos e em equilíbrio para o bem da humanidade.

Os clientes e a própria legislação estão exigindo cada vez mais que as empresas tenham atitudes positivas em relação ao maio ambiente, preservando, liberando menos gases e líquidos tóxicos, fabricando produtos com menores impactos ambientais.

Portanto, as empresas precisam desenvolver projetos sustentáveis, com menor impacto ambiental, adequados às necessidades do cliente e com custo otimizado. Para facilitar essa tarefa, o SolidWorks, um dos softwares CAD 3D mais usados do mercado,  incorporou há alguns anos a ferramenta Sustainability, que possibilita a avaliação de impacto ambiental no ambiente virtual do software, na fase de projeto do produto.

Sustentabilidade-SolidWorks

Tela do SolidWorks com a Ferramenta SustainabilityXpress ativa

A ferramenta de sustentabilidade do SolidWorks avalia os impactos causados desde a extração do minério que originará o material do qual a peça será fabricada, processo de fabricação utilizado, transporte da região de manufatura até a região de uso e descarte ao fim da vida útil do produto.

As áreas de impacto consideradas são: pegada de carbono, que se refere à emissão dos gases de efeito estufa; consumo de energia oriunda de fontes não-renováveis; acidificação do ar, causada pela emissão de gases tóxicos, causando as chuvas ácidas; e eutrofização da água, devido o descarte de líquidos contaminados, prejudicando a fauna e flora aquática.

Aprenda a usar a ferramenta de sustentabilidade do SolidWorks com o Curso da Render: SolidWorks 2012 SustainabilityXpress e elabore projetos sustentáveis, garantindo a competitividade de sua empresa e respeitando o meio ambiente e a sociedade.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.