Ferramentas de superfície do SOLIDWORKS para aplicações industriais

Necessidade de superfície

Modelagem de superfície é um método usado para criar e representar formas complexas com controles de alta curvatura. Geralmente, as superfícies são usadas como uma alternativa onde é difícil criar um recurso específico usando modelagem sólida. É útil especialmente em aplicações como bombas centrífugas, formas orgânicas, painéis de carroceria, cascos de barcos etc. A continuidade entre as curvas é muito importante por razões estéticas. As curvas NURBS (Rational B-Spline não uniforme) são amplamente utilizadas pela maioria dos Software CAD. A superfície do SOLIDWORKS usa uma malha de curvas parametrizada (curvas U-V). A opção de curva de face disponível para capturar uma curva da superfície.

Modelagem de superfície do SolidWorks Modelagem de superfície do SolidWorks

Solid Vs Surface

A maioria dos engenheiros preferem a modelagem sólida devido à definição mais fácil da condição de contorno. Mas as aplicações como pás de turbina, perfis de aerofólio exigem modelagem de superfície.

Na modelagem de sólidos, podemos criar sólidos espessos com formas regulares. Por exemplo, podemos criar um cubo apenas com um esboço quadrado. Produzir seis faces com um único corpo sólido. Na superfície, podemos criar uma face individual, cada uma delas age como um corpo de superfície e, depois de criar todos os corpos, podemos tricotá-las para criar um corpo sólido perfeito. Os corpos de superfície não têm espessura (desprezível). No projeto, bem como no sentido do custo, as propriedades de massa de um modelo desempenham um papel importante. Para esse fim, depois de criar corpos de superfície, queremos convertê-los em sólidos. Algumas ferramentas disponíveis no SOLIDWORKS para a conversão da superfície em sólidos são Thicken Surface, Knit Surface.

Solid Vs Surface

Offset Surface

Também é conhecida como superfície da cópia. O deslocamento é usado quando queremos criar uma réplica exata de qualquer face.

Superfície deslocada

Surface from Mesh

Quando um .stl é importado para o SOLIDWORKS, ele é importado como dados em mosaico ou em malha. Antes do SOLIDWORKS 2018, não era possível criar uma superfície a partir de um corpo gráfico. Em 2018, SOLIDWORKS introduziu a ferramenta Superfície da malha para criar uma superfície a partir dos arquivos *.stl, *.obj, *.off, *.ply, *.ply2 ou *.3MF. Esta ferramenta foi usada para engenharia reversa.

Superfície da malha

Flatten Surface

Os arquivos importados, como Chapa metálica com dobras não padronizadas podem ser convertidos para a superfície usando uma superfície deslocada e, em seguida, podemos encontrar o comprimento de nivelamento usando a ferramenta de nivelamento de superfície. O gráfico de deformação está disponível para visualizar as concentrações de alongamento que ocorrem durante o nivelamento.

Thicken e Thicken Cut

Utilizado para converter uma superfície em sólido, podemos fornecer a quantidade de espessura e direção. Da mesma forma, a opção de corte Espessar também está disponível para cortar um corpo sólido com um corpo de superfície.

Por exemplo, para cortar uma forma irregular em corpos cilíndricos.

Chapa metálica do SOLIDWORKS
Achatar a superfície

Superfície do SOLIDWORKS
Engrossar Corte

Artigo escrito por: EGS India

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Participe da nossa lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do nosso blog.

Você se inscreveu com sucesso!