Posso obter o Fusion 360 gratuitamente?

Fusion 360 é um produto da Autodesk, que também é a empresa por trás de outros programas CAD, como Inventor e AutoCAD. É um dos softwares 3D CAD, CAM e CAE mais usados ​​em todo o mundo. Devido à sua popularidade crescente, as pessoas estão sempre se perguntando se podem obter o Fusion 360 gratuitamente.

Em comparação com outros softwares, ele é um dos mais baratos.

Porém, dependendo de seus requisitos, é possível obter o Fusion 360 totalmente gratuito. Quer aprender como? Leia os detalhes completos.

Requisitos do sistema para fusion 360

  • Sistema operacional (SO): Windows 7, Windows 8.1, macOS e Windows 10 (apenas 64 bits)
  • Processador CPU: Processador de 64 bits apenas
  • Tamanho da memória: 3 GB de RAM ou superior

Recursos e funcionalidades do Fusion 360

Objeto imprimível 3D projetado usando Fusion 360

Figura 1. Objeto imprimível 3D projetado usando Fusion 360 (Fonte)

O software Fusion 360 CAD é usado para uma série de tarefas, incluindo engenharia auxiliada por computador (CAE), design e modelagem 3D, manufatura auxiliada por computador (CAM), manufatura aditiva como impressão 3D, desenvolvimento de PCB, gerenciamento de dados, colaboração entre as partes interessadas, projeto generativo, simulação e documentação.

O software difere da maioria dos outros softwares auxiliados por computador por ser baseado na tecnologia de nuvem. Em vez de usar muito o poder de processamento do computador e torná-lo quase inútil durante o tempo, o Fusion estará realizando ações como renderização, análise térmica entre outros. O Fusion 360 envia as ações envolvidas durante essas tarefas para uma nuvem, que atua como um multiplicador de recursos. Isso garante que o computador não fique lento ao executar o Fusion 360.

Outro recurso exclusivo do Fusion 360 é sua compatibilidade com software de impressão 3D. Você pode exportar seu trabalho como arquivos STL ou OBJ, que são compatíveis com a maioria dos softwares usados ​​por impressoras 3D. Portanto, isso significa que você não precisa de software de terceiros ao trabalhar com o Fusion 360. Você pode exportar seus arquivos diretamente para uma impressora 3D e imprimir em 3D o objeto desenhado usando o Fusion 360.

Fusion 360 de graça

Para usar o Fusion 360 gratuitamente, você pode escolher baixar a versão de avaliação gratuita do Fusion 360, ou Fusion 360 para Chromebooks, ou o Fusion 360 para uso pessoal ou escolher o Free Fusion 360 para Start-Ups se quiser usar o Fusion 360 para uma startup com menos de 3 anos e menos de 10 funcionários.

No entanto, é importante observar que você só pode acessar o pacote completo de recursos do Fusion 360 depois de pagar pelo Fusion 360. As versões gratuitas têm recursos limitados e permitem apenas as funcionalidades básicas.

Avaliação gratuita do Fusion 360

Isso permite que você use a versão premium do Fusion 360 gratuitamente por um período de 30 dias, após o qual você deverá pagar a taxa de assinatura mensal ou anual para continuar aproveitando os recursos do software.

O Fusion 360 Free Trial é fornecido para permitir que os usuários testem primeiro as funcionalidades do Fusion 360 e também aprendam como usar o software antes de decidir se pagam por ele ou não. Ele permite acesso total a todos os recursos do Fusion 360.

Fusion 360 para uso pessoal

Fusion 360 para uso pessoal

Figura 2. Fusion 360 para uso pessoal (Fonte)

O Fusion 360 para uso pessoal é uma versão gratuita limitada do Fusion 360 que vem com funcionalidades básicas. É uma opção perfeita para pessoas que realizam projetos de manufatura não complexos, projetos não comerciais ou apenas desenhando e projetando como um hobby.

Ele vem com as seguintes funcionalidades:

  • Ferramentas de design padrão e modelagem 3D
  • Funcionalidade CAM limitada, incluindo a capacidade de projetar objetos que podem ser fabricados usando fresamento de 2 e 3 eixos, torneamento, limpeza adaptativa, fabricação aditiva de filamento fundido (FFF), jato de água, cortador de plasma e cortador a laser.
  • Gerenciamento de dados de um único usuário, incluindo a capacidade de abrir e editar no máximo 10 documentos ativos, abrir um número ilimitado de documentos inativos e deixar comentários e marcações nos documentos.
  • Capacidades limitadas de projeto de PCB, incluindo a capacidade de projetar usando 2 esquemas, 2 camadas e usar uma área de placa de no máximo 80 cm²
  • Documentação e desenhos 2D limitados. Suporta apenas folhas avulsas, impressão e fóruns
  • Ele só permite a renderização local
  • Capacidade de exportar apenas 11 tipos de arquivo que incluem os tipos de arquivo .f3d, .f3z, .fbx, .iam, .ipt, .obj, .skp, .smt, .step, .stl e .stp
  • Capacidade de importar apenas 13 tipos de arquivo que incluem os tipos de arquivo .123dx, .dxfs, .f3d, .f3z, .fbx, .ige, .iges, .igs, .obj, .ste, .step, .stl e .stp

Curiosamente, embora o Fusion 360 para uso pessoal seja gratuito, você deve renová-lo anualmente para continuar a desfrutar de seus recursos e funcionalidades.

Fusion 360 para iniciantes

Fusion 360 para startups

Figura 3. Fusion 360 para startups (Fonte)

O Fusion 360 para iniciantes é uma versão gratuita do Fusion 360 disponível para pequenas startups com menos de 3 anos e menos de 10 funcionários. É mais adequado para apoiado por anjo, capital de risco ou startups de bootstrap.

A startup deve ter um site válido ou uma conta de mídia social através da qual faça transações e deve ter uma receita bruta anual de menos de US $ 100.000. Também deve ser uma startup que projeta ou fabrica produtos físicos originais. Isso significa que as startups envolvidas na prestação de serviços, revenda, fabricação por contrato ou consultoria não se qualificam para o Free Fusion 360 for Start-Ups.

Assim que uma startup se inscreve no Free Fusion 360 for Start-Ups, ela deve estar pronta para compartilhar sua história com a comunidade Fusion 360.

A licença deve, entretanto, ser renovada anualmente, desde que a partida continue atendendo aos requisitos.

Fusion 360 para Chromebooks

O Fusion 360 para Chromebooks está disponível apenas para assinantes educacionais.

Alunos e educadores podem acessar acesso gratuito de um ano aos produtos Autodesk, incluindo Fusion 360, renovável anualmente, desde que permaneçam qualificados.

Como não obter Fusion 360 gratuitamente

Mesmo com as muitas opções disponíveis para permitir que as pessoas usem o Fusion 360 gratuitamente, alguns ainda podem se sentir tentados a tentar burlar as licenças e tentar baixar a versão crackeada do software Fusion 360. Isso vem com uma infinidade de riscos, incluindo o fato de que isso é ilegal.

Se você instalar um software crackeado em seu computador, dará aos hackers e outras organizações criminosas margem de manobra para se infiltrar em seu computador e em qualquer outro sistema ao qual o computador esteja conectado. Ele também o torna um alvo frequente de vírus, trojan e todos os outros tipos de malware.

Pior ainda, se você instalar um software crackeado, corre o risco de ser vítima de roubo de propriedade intelectual, o que pode colocar toda a sua startup ou negócio em risco, pois significaria que seus concorrentes poderiam colocar as mãos nos projetos que você está empreendendo.

Para evitar esses riscos, é aconselhável escolher as opções que listamos acima para usar o Fusion 360 gratuitamente. Afinal, o Fusion 360 para uso pessoal e o Free Fusion 360 para Start-Ups oferecem a opção de estender a licença anualmente, o que significa que você pode usar essas opções indefinidamente.

Em conclusão

Fusion 360 é um software poderoso que é fácil de usar e engenheiros, designers e fabricantes podem facilmente produzir modelos 3D de qualidade usando-o. Mesmo para quem tem pouco conhecimento sobre o assunto, é fácil de aprender. Além disso, há muito material educacional online para ajudá-lo a expandir suas habilidades no Fusion 360.

Uma das principais vantagens de usar o Fusion 360 é que ele usa a tecnologia da nuvem, facilitando o trabalho do seu computador, especialmente ao realizar tarefas pesadas como renderização. Além disso, você pode armazenar seu trabalho na nuvem e acessá-lo de qualquer local usando qualquer computador.

A única limitação ao usar o Fusion 360 é que ele requer uma conexão forte com a Internet para permitir o uso contínuo da nuvem. Caso contrário, você deve aproveitar a maioria de seus recursos, mesmo sem dinheiro para assinar a versão premium usando o Fusion 360 para as opções gratuitas que mencionamos acima.

Aprenda mais sobre Fusion 360: https://www.render.com.br/cursos/fusion-360

Artigo escrito por: Charles

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.