Impressão 3D na cultura popular

Como prova de quão popular a impressão 3D se tornou, sua tecnologia encontrou seu caminho para a cultura popular. Assim como qualquer outra tecnologia inovadora, a impressão 3D teve destaque em alguns filmes ou jogos. Como as obras de ficção tendem a fazer, no entanto, existem algumas liberdades artísticas em como a impressão 3D é representada.

Quais filmes e videogames apresentam impressão 3D? Essas obras de ficção apresentam algo que podemos esperar quando a impressão 3D se tornar mais avançada?

Ocean’s Eight

Impressora ANYCUBIC Mega S FDM

Um dos usos mais notórios das impressoras 3D no cinema é o relativamente recente Ocean’s Eight, um filme de roubo derivado liderado por um elenco feminino. O objeto do roubo é o Toussaint, um colar Cartier no valor de US $ 150 milhões.

Parte do plano é substituir o Toussaint por uma réplica para tornar o roubo menos facilmente detectado. Para fazer isso, a equipe 3D faz a varredura do Toussaint original.

A próxima parte é onde as coisas ficam perigosas. Para criar a réplica, a equipe usa uma impressora 3D. Conforme retratado no filme, a equipe usa uma impressora 3D com tecnologia (FDM). Como os profissionais de impressão 3D sabem, as impressoras FDM são muito limitadas no que diz respeito à resolução dos modelos que podem recriar. Produzir um modelo convincente de uma peça de joalheria de alta qualidade usando uma impressora FDM já está fora de possibilidade.

A próxima peça de liberdade artística vem no tipo de material usado para criar a réplica. Segundo a equipe, a réplica de Toussaint é feita de zircônia cúbica impressa em 3D. Esta é uma forma cristalina de dióxido de zircônio frequentemente usada como um substituto barato para o diamante. Dito isso, a diferença entre zircônia cúbica e diamantes reais é bastante óbvia para o olho treinado.

O aspecto mais irreal de todo esse processo é o fato de que a equipe pode usar uma impressora FDM para imprimir com zircônia cúbica. Este NÃO é um material que pode ser remodelado com base em um modelo digital. Na verdade, a zircônia cúbica nem é um material viável para qualquer tipo de manufatura aditiva.

Se quisermos tornar essa estratégia de roubo mais realista, simplesmente teremos que substituir a zircônia cúbica por um material mais adequado. Embora vários filamentos de impressão 3D sejam marcados como “filamentos de vidro”, nenhum deles pode simular adequadamente as propriedades ópticas do vidro.

Em termos de detalhes, há uma chance melhor de que a equipe possa fazer uma réplica realista usando técnicas de impressão baseadas em resina, como SLA. Eles são capazes de reproduzir os detalhes muito precisos necessários para enganar os espectadores que eles estavam olhando para o Toussaint real. Independentemente da tecnologia, uma réplica convincente exigirá um pós-processamento pesado – simplesmente não há como produzir uma impressão com a qualidade mostrada no filme recém saído da impressora 3D.

The Cloverfield Paradox

espaço

As impressoras 3D aparecem com menos destaque em The Cloverfield Paradox, um filme de ficção científica sobre uma estação espacial aparentemente capturada em um universo paralelo. Em um dos momentos mais tensos do filme, o cientista russo da emissora desarma e ameaça a tripulação com uma arma impressa em 3D.

Deixando de lado o tempo e o espaço, o aspecto da impressão 3D deste filme está mais próximo da realidade do que o normal. As impressoras 3D já são consideradas equipamentos importantes em viagens espaciais. Ter uma impressora 3D a bordo é mais prático e logisticamente mais simples do que carregar uma gama completa de ferramentas manuais, algumas das quais podem nem mesmo ser necessárias.

A impressão 3D no espaço era o objetivo principal do programa “Made in Space” da NASA. Foram necessários três anos de desenvolvimento de tecnologia e testes para projetar uma impressora 3D baseada em FDM que pudesse funcionar em gravidade zero. Um teste piloto desta impressora 3D já foi feito em 2014, criando com sucesso uma chave de catraca no espaço.

Até agora, a impressão 3D no espaço foi limitada apenas ao uso de filamentos de plástico. Seguindo em frente, o objetivo da NASA é criar uma impressora 3D que possa criar ferramentas de metal. No final das contas, seria ótimo se uma impressora 3D em grande escala pudesse ser criada para transformar a poeira marciana ou lunar em um habitat adequado para humanos.

Dada a limitação atual, o conceito de armas impressas em 3D já é uma realidade. Em The Cloverfield Paradox, a arma empunhada pelo cientista parecia ser feita de plástico. No momento, já existe uma comunidade underground de entusiastas de armas que distribuem modelos 3D de armas que podem ser reproduzidos em impressoras 3D.

O conceito de pistolas impressas em 3D já é considerado uma das questões mais polêmicas em torno da tecnologia de impressão 3D. Isso cria o risco de que armas de fogo letais acabem nas mãos de pessoas que não seriam qualificadas para possuí-las. A distribuição online de modelos de armas também provou ser uma fronteira completamente nova do controle de armas.

Dentro do cenário do filme, não é irracional para uma estação espacial ter uma impressora 3D a bordo capaz de imprimir uma arma de fogo e munições. O aspecto menos convincente desse dispositivo de plotagem é que provavelmente não há uma boa razão para o banco de dados de impressoras 3D ter um modelo para uma arma – afinal, o objetivo da estação espacial era meramente gerar energia usando um acelerador de partículas. Dado o estado psicológico do cientista russo, também era improvável que ele tivesse criado um modelo 3D do zero.

Jurassic Park 3

Novidades da Windy City RC T-Rex Dinosaur

Agora, vamos dar uma olhada em um clássico. Jurassic Park 3 foi um dos primeiros filmes a apresentar uma impressora 3D. Em uma cena, o assistente do famoso paleontólogo Dr. Alan Grant demonstra como as impressoras 3D podem recriar a laringe de um velociraptor com base em modelos fósseis existentes. Mais tarde, a laringe velociraptor mostra-se útil quando o grupo de heróis está rodeado por velociraptors.

O processo de impressão 3D real não é mostrado no filme – apenas o produto acabado e uma explicação de como funciona. Pelo pouco que vemos, a impressora 3D que eles usam tem uma cabeça de impressão movendo-se ao longo de um pórtico, assim como uma impressora FDM. No entanto, a laringe do velociraptor acabada tem uma geometria muito complexa que certamente necessitaria do uso pesado de estruturas de suporte. Isso não é retratado no filme, pois a impressão final sai perfeitamente fresca da impressora 3D.

Em termos de função, o modelo da laringe do velociraptor era basicamente um apito. Os objetos impressos em 3D certamente são capazes de replicar o mecanismo que produz o som de uma rajada de ar. Na verdade, os modelos de apitos impressos em 3D são bastante comuns.

No que diz respeito ao realismo, esta cena em Jurassic Park 3 provavelmente se aproxima da realidade da tecnologia de impressão 3D hoje. O modelo da laringe mostrado no filme pode certamente ser recriado mesmo usando apenas uma impressora 3D de mesa. Para ser breve, o filme apenas simplificou o processo de impressão 3D, mas imaginamos que uma cena mostrando uma impressão sendo lixada e polida acabaria no chão de corte.

Missão Impossível 3

Digitalização 3D

Estamos passando do realista para o ridículo. Em Missão Impossível 3, o agente de campo Ethan Hunt do FMI tem que se disfarçar como seu adversário, Owen Davian. Para conseguir isso, um busto é recriado a partir de uma varredura facial de Davian. Um composto é então pulverizado sobre este busto que aparentemente se solidifica como o material flexível típico das máscaras que se tornaram o esteio desta franquia.

Qualquer pessoa com qualquer conhecimento de impressão 3D saberia como essa representação é irreal. O aspecto mais crível dessa cena é o processo de criação de um busto rígido a partir de uma varredura facial em 3D. Isso certamente é possível, mesmo com a tecnologia de impressão 3D FDM ou SLA que temos hoje.

O realismo sai dos trilhos com a parte de fabricação da máscara real. Em primeiro lugar, todos os materiais de impressão 3D usam plástico que se torna rígido quando totalmente formado. Mesmo o material de impressão 3D mais flexível, TPU ou TPE, está longe de ser flexível o suficiente para ser usado como uma máscara facial. Com base na cena, a máscara acabada parece ser feita de látex ou silicone, ambos os quais não podem ser usados ​​em impressoras 3D.

No momento, simplesmente não há como criar uma máscara hiper-realista convincente usando uma impressora 3D. Além de limitações materiais, a pigmentação da pele necessária para criar uma máscara dessa qualidade provavelmente exigirá horas de trabalho, mesmo para um artista habilidoso.

No entanto, seria injusto acumular todas as críticas de ser irrealista em como este filme retratou a impressão 3D. A verdade é que o próprio conceito de máscaras de látex hiper-realistas já é irreal. Simplesmente não há como uma simples máscara de látex simular movimentos faciais de maneira convincente. Afinal, há um motivo pelo qual as estrelas de Hollywood precisam passar várias horas na sala de maquiagem para papéis que exigem maquiagem pesada e próteses.

Death Stranding

Modelo 3d

Neste jogo de 2019 de Hideo Kojima, você desempenha o papel de um carregador encarregado de entregar mercadorias em uma versão futura dos EUA, onde a sociedade foi fragmentada. Por causa do evento homônimo de Death Stranding, o país agora foi dividido em cidades e silos que não interagem entre si. O objetivo do jogo é reconectar o país conectando essas pessoas e cidades a uma “rede quiral” central.

Um benefício de estar conectado à rede quiral é que as instalações em uma cidade podem ser usadas para imprimir suprimentos e equipamentos essenciais em 3D. É assim que o personagem central, Sam Bridges, pode usar cada cidade e instalações de preparação como um ponto de reabastecimento.

Sam Bridges também pode trazer um Portable Chiral Constructor (PCC). Este é essencialmente um dispositivo de impressão do tamanho de uma mala que pode ser usado para criar pontes e torres de vigia quando estiver em campo. Isso pode fornecer ao protagonista uma maneira de navegar por terrenos complicados ou obter reconhecimento em um acampamento inimigo.

Embora a criação de uma torre impressa em 3D usando equipamentos que você pode amarrar nas costas esteja definitivamente fora do reino das possibilidades, gostamos de como o jogo enfatiza a facilidade de compartilhar dados de impressão 3D. Depois que uma instalação é conectada à rede quiral, ela ganha a capacidade de recriar qualquer equipamento que você tenha descoberto até agora. Isso é muito parecido com o compartilhamento online de modelos 3D para impressão, ou como a impressora 3D a bordo da Estação Espacial Internacional pode receber modelos da Terra.

O jogo não especifica exatamente como a tecnologia de impressão 3D funciona. Os projetos finalizados aparecem depois de alguns segundos. Para ser justo, não há realmente nenhuma tentativa de tornar o cenário do jogo baseado na realidade. Afinal, ela ocorre em um ponto indeterminado no futuro e envolve almas presas em uma espécie de quase-dimensão entre o mundo real e a vida após a morte.

Pensamentos finais

Certamente é um bom sinal para a indústria de impressão 3D que as impressoras 3D estejam produzindo filmes e jogos de alto orçamento. No que diz respeito ao realismo, entretanto, a cultura popular não faz exatamente um bom trabalho em retratar as capacidades reais das impressoras 3D. Isso é algo que simplesmente teremos que atribuir à magia de Hollywood.

Na maioria dos casos, as impressoras 3D fornecem uma maneira conveniente de fazer um objeto aparecer do nada. Embora tecnicamente próximo da verdade, o que essas obras de ficção deixam de mencionar é que esse é um processo que pode levar mais de uma dúzia de horas e requer um pesado trabalho de pós-processamento.

Agora… falando de algo real e com ótima qualidade, temos as impressoras 3D Taurus.

Conheça mais: https://www.instagram.com/3dtaurus/
Quer receber propostas de Impressoras 3D? Envie um e-mail para vendas@render.com.br

Artigo escrito por: Joseph Flynt

Compartilhe e curta!