Como Utilizar os Instrumentos do LabVIEW no Multisim

Poder interagir no Multisim com os instrumentos elaborados no LabVIEW é um grande recurso que amplia a utilização do software para o desenvolvimento de diversos projetos técnicos e acadêmicos.

No site da comunidade da National Instruments, temos acessos a diversas análises e instrumentos virtuais criados no LabVIEW que podem ser utilizados no Multisim, mas, não é necessário instalar o software LabVIEW para usar as ferramentas. Após o download, ao utilizar o Multisim, essas análises serão instaladas automaticamente.

Vejamos então um exemplo de como utilizar esses aplicativos. Acesse o site da comunidade: https://decibel.ni.com/content/groups/multisim-custom-simulation-analyses-and-instruments-powered-by-labview?view=overview

Do lado direito da página, acesse os modelos de aplicativos desenvolvidos pelos membros da comunidade.

Em cada pasta, encontram-se as áreas de aplicação dos instrumentos e análises. Devemos clicar em uma dessas pastas para baixar o instrumento que desejamos adicionar ao Multisim.Area-de-aplicacao-dos-instrumentos

Áreas de Aplicação dos Instrumentos

Depois, devemos clicar no arquivo zipado para fazer o download do aplicativo que escolhemos.

De acordo com figura abaixo, escolhemos o arquivo THD Analyser para adicioná-lo aos instrumentos do LabVIEW no Multisim.

Instrumentos do LabVIEW no Multisim

Circuito Elaborado no Multisim com o Aplicativo LabVIEW

Ao efetuarmos o download, devemos copiar o arquivo e colar no seguinte diretório: C:/Program Files/National Instruments/Circuit Design Suite 13.0/lvinstruments.

diretorio-de-instalacao-do-aplicativo-labviewDiretório para Instalação do Aplicativo LabVIEW

Após esses procedimentos, executamos o Multisim e acessamos os instrumentos do LabVIEW localizados na barra de ferramentas. Assim, adicionamos os diversos aplicativos que estão disponíveis no site para o desenvolvimento de inúmeros projetos técnicos e científicos com avançadas simulações SPICE.

Aplicativo-instalado-na-barra-de-ferrramentas-labviewAplicativo Instalado na Barra de Ferramentas LabVIEW

Para obter mais informações sobre o Multisim, LabVIEW e outros softwares de desenvolvimento de circuitos eletrônicos,  acesse a página dos cursos da Render de Elétrica e Eletrônica.

 

Nelson V. Soares
_____________________________________
Técnico em Eletrônica e Analista de Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.