Outro dia ouvi falar em impressão 3D, e fiquei pensando: o que deve ser isso afinal? Será que é alguma maluquice capaz de imprimir objetos sólidos a partir do computador?
Por mais absurdo que parecesse, cheguei em casa, liguei meu computador e fui até o oráculo (Google). Fiz uma pesquisa e para minha surpresa descobri que a impressão 3D é exatamente isso: uma maluquice capaz de imprimir objetos sólidos a partir do computador.
Na verdade é uma técnica usada já há bastante tempo para criar protótipos e testá-los antes de construir. Você deve estar pensando que este equipamento deve ser extremamente caro. Pois é! Mas isto está mudando.
Já existem modelos destinados à usuários domésticos com um preço bem acessível (por volta de R$ 2.000,00). Um destes modelos é a Makerbot CupCake. A impressora utiliza filamentos de plástico ABS (o mesmo das peças da Lego) como “tinta” e leva cerca de 12 minutos para imprimir um objeto no tamanho 10x10x13 cm.
A cabeça de impressão se move em todas as direções e vai criando camadas que compõem o objeto.
Para profissionais da engenharia, isso representa um avanço significativo, pois viabiliza a criação de maquetes mais facilmente. Para o cliente, também! Agora será mais fácil de “enxergar” a casa dos seus sonhos antes de iniciar a obra!
As possibilidades trazidas com este recurso são inúmeras! Até mesmo a HP, uma das líderes de mercado de impressoras domésticas está entrando no mundo das impressoras 3D. Logo devemos ter produtos mais acessíveis no mercado e quem sabe, sejam tão comuns quanto impressoras de papel!
Confira o Vídeo Abaixo: