Conheça o Microsoft Project 2013

ms-project-2013-01
ms-project-2013-01O Microsoft Project é a referência internacional quando o assunto é softwares de gerenciamento de projetos. Criado na década de 80, ele se tornou uma solução viável com a popularização da microinformática e das interfaces gráficas. Atualmente o Microsoft Project, na versão 2013, é parte da solução completa da Microsoft para Gestão de Projetos e Portfólios, o PPM.A solução possui funcionalidades que permitem a modelagem de assuntos essenciais para a gestão dos projetos, dentre as quais destacamos:

Modelagem do Escopo e Detalhamento das atividades

Com o Project, o escopo pode ser facilmente modelado e desdobrado em atividades. Além disto, o uso de modelos de projetos permite muita agilidade para a criação dos cronogramas.

Estimativas dos Recursos de Duração e Esforço

O software permite diferentes formas de estimar a duração e o esforço das atividades, sempre considerando os calendários do projeto, das atividades e dos recursos.

E para aqueles que trabalham com Gestão dos Recursos, o software oferece, além da facilidade de uso característica da Microsoft, um conjunto significativo de funcionalidades para todos os níveis de complexidade de uso.

Sequenciamento das Atividades

O sequenciamento das atividades, com a criação do Diagrama de Rede, permite a criação e, principalmente, o monitoramento e controle dos cronogramas durante todo o ciclo de vida do projeto.

Estimativas de Custos e Desenvolvimento do Fluxo de Caixa

O Microsoft Project possibilita desde a estimativa simples de custos até simulações com reajustes, múltiplas tabelas de custos por recursos e o desenvolvimento do Fluxo de Caixa do Projeto.

ms-project-2013-02

Refinamento do Cronograma e Fechando o Planejamento

Ferramentas de simulação e refinamento do cronograma permitem a adequação dos prazos, recursos e custos às necessidades do projeto até a homologação do planejamento.

Monitoramento e Controle de Projetos

A quantidade e flexibilidade dos Campos, Tabelas, Filtros, Views, Relatórios e Indicadores gráficos oferecidos pelo software possibilitam ao gestor do projeto total visibilidade sobre o andamento e a distribuição de informações com a qualidade de forma adequada para cada Parte Interessada.

Implantação da Ferramenta

Vale uma dica final: tratar a implantação da ferramenta como um projeto. Como tal devemos definir as estratégicas para colocar o software em produção prevendo um Road Map de escalabilidade e complexidade do uso da ferramenta. Enfim, planejar de forma criteriosa para que a solução seja plenamente utilizada pela organização. Este é o grande objetivo.

ms-project-2013-03

Autor: Antônio Joaquim da Silva – Euax

Microsoft Projecthttp://www.render.com.br/curso/microsoft-project

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.