O Reels continua sendo o recurso que mais gera engajamento no Instagram e isso não é à toa. Afinal, o que mais os usuários da rede social buscam é conteúdo dinâmico, curto e que entregue tudo em alguns segundos. E é exatamente isso que o Reels permite. Mas, justamente por conta de sua popularidade, é preciso empenho por parte de influenciadores e criadores de conteúdo para conseguir aumentar as visualizações de forma orgânica. Basta pensar que, assim como você, milagres de outros perfis também estão atrás de fisgar usuários para acessarem seu Reels.
Com isso em mente, a maioria das marcas e empresas que possuem conta no Instagram investe no aumento de views de forma paga, um tipo de serviço que você encontra nesta página para turbinar o número de visualizações e acelerar outras ações de Marketing. Funciona assim: quanto mais visualizações, maiores serão as chances de viralização e, consequentemente, cresce a possibilidade de o algoritmo do Instagram promover o seu conteúdo, o que pode resultar no aumento das views orgânicas.
Mas existem outras estratégias que você deve adotar também para ajudar a aumentar esta métrica. Listamos a seguir 5 dicas que vão ajudá-lo no crescimento de views orgânicas.
1. Conteúdo relevante
Pode parecer óbvio, mas não é. O fato é que não adianta você criar qualquer conteúdo se ele não tiver conexão com o que o seu público-alvo deseja ou precisa. Por isso, o primeiro passo para dar aquele empurrãozinho no alcance dos seus Reels, é entender o que a sua audiência busca e criar conteúdo com base nisso.
2. Estimule a interação
Os Reels são perfeitos para que você se comunique com os seus seguidores e outros usuários do Instagram. Além disso, é através das perguntas e comentários dos usuários que você pode tirar boas ideias para criar mais Reels e outros conteúdos. Então, use e abuse de recursos que estimulem a interação entre vocês como as enquetes e as caixinhas de perguntas.
3. Qualidade técnica
Os usuários do Instagram estão cada vez mais exigentes. E quando tratamos de vídeos, é fato que a qualidade da gravação, do áudio, da edição e da trilha sonora contam e muito para fazer com que mais e mais pessoas acessem e visualizem o Reels. E hoje é mais fácil conseguir isso investindo pouco, seja utilizando recursos do seu celular, de aplicativos externos ou do próprio Instagram. Dica extra: faça uma boa edição dos vídeos e aposte em formatos que viralizam, como as trends, e em áudios originais que estão em alta para compor os seus Reels.
4. Otimize seu vídeo
Qualquer conteúdo no Instagram é beneficiado se você investir em um bom título, descrições e hashtags que estão em alta. Primeiro porque, assim, você pode tornar o conteúdo mais atrativo e convencer as pessoas a assistirem o vídeo. Mas, além disso, essa pode ser uma forma de os usuários da rede encontrarem seu conteúdo na aba de pesquisa também. Sem contar que o próprio Instagram pode incluir seus Reels nos destaques de acordo com as hashtags.
5. Não esqueça das legendas
Não duvide, as legendas são essenciais para aumentar as visualizações dos Reels. Primeiro porque elas garantem que todos, inclusive pessoas com deficiência auditiva, possam acessar o conteúdo. Segundo porque são as legendas que determinam ou não o momento em que um usuário irá visualizar o Reels. Basta considerar que nem sempre as pessoas estão em locais ou em momentos nos quais podem ouvir um áudio, nem mesmo com fone de ouvido. Em casos assim, se o Reels estiver sem legendas, você certamente perderá algumas visualizações.
Existem duas formas de aumentar as visualizações dos seus Reels: a orgânica e a paga. Essa última é fundamental para acelerar algumas ações que levarão ao aumento de views orgânicas. Essas ações estão, prioritariamente, relacionadas ao conteúdo. Ou seja, para aumentar o alcance e as chances de visualizações é preciso começar pela criação de um conteúdo criativo e exclusivo, mas que ressoem com a sua audiência.
Além disso, é necessário que o Reels tenha boa qualidade de áudio e vídeo, além de uma trilha sonora de sucesso. Outra ação importante é investir no engajamento, seja fazendo perguntas ou respondendo a dúvidas dos seus seguidores. Por fim, mas não menos importante, quando você otimiza títulos, hashtags e legendas, aumentam as chances de mais usuários visualizarem os seus Reels.