08 de Junho de 2011. Dia mundial do IPv6! Mas o que é isso afinal?

Dia 08 de Junho de 2011 é o dia mundial do IPv6! Trata-se do novo protocolo de comunicação que substituirá o atual IPv4. Este último tem sido responsável pelas comunicações via internet até os dias de hoje.

render-dia-do-ipv6-img

O novo protocolo será posto à prova por empresas como Google, Facebook, Yahoo e Terra durante 24 horas! Estas empresas irão disponibilizar seu conteúdo virtual utilizando IPv6 a partir das 21 horas do dia 07 de Junho até as 21 horas do dia seguinte. Estima-se que no máximo 0,05% dos usuários possam encontrar problemas de navegação.

O IPv6 promete apresentar níveis maiores de segurança que deverão dar dor de cabeça aos hackers na hora de causar danos e invasões. Além disso a alteração irá aumentar significativamente a quantidade de endereços virtuais disponíveis, uma vez que o novo protocolo define 128 bits de endereçamento contra os 32 bits do seu antecessor.

Isso significa que estarão disponíveis cerca de 340.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 endereços IP. Bastante né?

Com esse aumento a chamada “Internet das coisas” estará mais próxima! Ou seja, da geladeira ao rádio, tudo poderá ser conectado a rede!

O objetivo de ter este protocolo funcionando por apenas um dia, é chamar a atenção de desenvolvedores de software, fabricantes de hardware e provedores de internet para que preparem seus sistemas e equipamentos para a nova tecnologia.

Já está disponível um verificador de sites compatíveis com o IPv6 no link: http://validador.ipv6.br

Mas calma! A transição não será imediata e também não irá desligar usuários utilizando o atual IPv4. A migração deve acontecer de forma gradativa, e acredita-se que em até dois anos todos os computadores ligados a web estejam utilizando apenas o IPv6.

Sabemos que as inovações carregam melhorias, e essa é uma atualização importante para o mundo virtual, pois visa corrigir falhas e trazer uma internet mais segura para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.