Os melhores aplicativos de desenho para iPad

A Adobe anunciou recentemente o Photoshop Sketch e o Illustrator Draw, dois ótimos aplicativos de desenho gratuitos disponíveis no iPad, que serão removidos da Apple App Store (e do Google Play) em 19 de julho. Felizmente, os aplicativos estão sendo substituídos gratuitamente em Adobe Fresco, que combina os recursos do Photoshop Sketch e do Illustrator Draw em um único aplicativo – mas pode haver uma escolha melhor para você, e é o momento perfeito para descobrir.

Você não ter para fazer uma alteração, já que os usuários existentes podem continuar usando o Photoshop Sketch e o Illustrator Draw, desde que os programas sejam instalados em seus dispositivos até 19 de julho, mas os aplicativos receberão apenas suporte limitado até serem totalmente descontinuados em 10 de janeiro de 2022.

Dito isso, o Adobe Fresco é francamente um aplicativo muito melhor do que o Photoshop Sketch ou o Illustrator Draw já foram. (A Adobe também oferece versões do Photoshop e do Illustrator para iPad, mas eles estão bloqueados por uma assinatura da Creative Cloud e faltam muitos recursos das versões para desktop.)

A melhor alternativa de aplicativos de desenho para artistas iPad Pro

E se você não gosta dos aplicativos da Adobe para iPad e está procurando fazer uma mudança, existem muitos outros programas de desenho que valem a pena disponíveis para o iPad Pro – e vários outros. Para ajudá-lo a encontrar um que atenda às suas necessidades artísticas, reunimos uma lista dos melhores aplicativos de desenho para artistas iPad Pro em qualquer nível. Existem aplicativos gratuitos e pagos nesta lista (embora os primeiros sejam opções acessíveis, prometemos), mas cada um oferece seus próprios recursos e capacidades exclusivas – seja arte vetorial precisa, linhas arrojadas ou pintura digital.

iPad Procreate (pago)

Procreate é um aplicativo poderoso projetado especificamente para iPad e Apple Pencil. Sua interface é simplificada e fácil de navegar, e está repleta de recursos de nível profissional, como pincéis personalizados, modos de mesclagem de camadas, grades de perspectiva, mapas de gradiente, e mais.

É um dos poucos aplicativos nesta lista que não está disponível em outros dispositivos, mas tem links para iCloud e Google Drive e suporta PSD, PDF, PNG, TIFF, JPEG e seus próprios tipos de arquivo .procreate, entre muitos outros, para que você possa exportar facilmente imagens Procreate para outros programas.

Na verdade, o Procreate tem sido meu aplicativo de desenho e pintura favorito há anos – eu o uso mais do que qualquer outro aplicativo desta lista e ele rapidamente substituiu o Photoshop quando o descobri alguns anos atrás. É um aplicativo pago, mas gastar US $10 em uma compra única concede a você acesso vitalício e todas as atualizações futuras de recursos, o que é um Muito melhor do que pagar por uma taxa mensal por um aplicativo baseado em assinatura.

Autodesk SketchBook (gratuito)

Sketchbook costumava ser um aplicativo pago, mas a Autodesk agora oferece a versão completa gratuitamente na Apple App Store. Não tem bastante a mesma profundidade de recursos que Procreate ou Clip Studio Pro, mas funções importantes como pincéis personalizados, camadas e mapas de gradiente estão incluídos, e as inúmeras grades de perspectiva e guias de desenho do Sketchbook são ótimos para criar desenhos técnicos e fazer trabalho de design. Ele também converterá fotos de esboços feitos à mão em imagens usando a câmera do seu iPad. Existem versões gratuitas do Sketchbook para Mac e Windows disponíveis também, o que é útil para aqueles que desejam usar um único programa com uma interface consistente e conjunto de recursos em vários dispositivos.

Clip Studio Paint (Pago, mas com versão Trial)

Clip Studio Paint é popular entre os artistas de quadrinhos e mangás que trabalham digitalmente. Ele tem configurações robustas de personalização de pincel e vem com modelos de layout de página de quadrinhos integrados, ferramentas de animação e até mesmo uma biblioteca de modelos de referência 3D – um ótimo complemento para qualquer pessoa que esteja aprendendo anatomia (e não, usá-los não é “trapaça”).

O Clip Studio Paint está disponível para iPad, Android e Desktop e vem em duas versões: o Clip Studio Paint Pro de US $50, que inclui todos os recursos mencionados acima, e o Clip Studio Pro EX de US $219, que oferece recursos avançados de mangá e animação. Felizmente, há um teste gratuito de três meses disponível para todas as plataformas, para que você possa testá-lo antes de comprar, e planos de uso mensal, se você não quiser pagar o preço total de uma vez.

Affinity Designer e Affinity Photo (gratuito)

Os aplicativos de arte digital da Affinity no iPad estão mais perto para programas de desktop profissionais do que aplicativos móveis simplificados.

O Affinity Designer é um programa de gráficos vetoriais, o que o torna uma alternativa sólida aos aplicativos do Illustrator da Adobe. Inclui ferramentas comuns de gráficos vetoriais, como curvas e criação de forma precisa e boas correspondências para as conhecidas ferramentas de caneta e lápis do Adobe Illustrator. O Affinity Photo, por outro lado, é mais parecido com o Photoshop, e se concentra em pintura digital e ferramentas de edição de fotos. Ambos os programas são bem vistos por seu desempenho suave e rápido no iPad (embora seus desempenho exato irá depender no seu modelo de iPad), e seu suporte para Apple Pencil.

Ambos os aplicativos custam $50, tornando-os duas das escolhas mais caras nesta lista, mas você só precisa pagar por eles uma vez – o que ainda é melhor do que pagando por uma assinatura mensal para Software da Adobe. Você também pode comprar Versões para Mac e Windows de cada aplicativo.

Linea Sketch (gratuito)

Nosso último destaque escolha é Linea Sketch, outro aplicativo totalmente gratuito. Comparado com nossa outra escolha grátis, Sketchbook, Linea Sketch não é tão robusto, mas a simplicidade faz parte de seu apelo.

Linea Sketch é um aplicativo simples de desenho e pintura e, ao contrário de muitos dos aplicativos de plataforma cruzada acima, ele foi desenvolvido especificamente em torno do iPad e do Apple Pencil. É um ótimo programa para iniciantes também, graças a suas dicas úteis de seleção de cores que oferecem uma seleção de cores complementares.

Outros recursos de arte digital padrão como assistência de linha, ferramentas de transformação, grades de perspectiva, layouts de página integrados e suporte a várias camadas também estão incluídos (embora eu deva observar que o aplicativo atinge o máximo em apenas cinco camadas por desenho). Se você decidir que deseja trabalhar em seus desenhos Linea Sketch em outros programas, você pode exportá-los como PSD, PNG ou JPEG.


Como eu disse antes, esta lista cobre apenas uma fração do verdadeiramente útil aplicativos de desenho disponíveis no iPad. Eu me concentrei principalmente nos aplicativos que uso (ou costumava usar), então provavelmente faltam alguns que outros criadores digitais usam.

Aprenda mais sobre Design Gráfico:

https://www.render.com.br/assuntos/design-grafico

.

Artigo escrito por: Brendan Hesse

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.