Nesse artigo abordaremos algumas novidades do SolidWorks 2013. Quem já usa as versões anteriores com certeza gostará dessas novidades que só tendem a evoluir graças a aceitação desse software no mercado.
Conheceremos algumas dessas novidades:
Nova opção de padrão linear e circular
Esta opção nos permite fazer alterações manuais de cópias de recursos, como determinar uma distância. Antes era possível apenas especificar a distância entre elas e quantas cópias seriam feitas. Agora conseguimos, por exemplo, especificar cada distância separadamente, como também o tamanho do recurso.
Nova opção de vista de seção
Com “Section View Assistant” conseguimos, de maneira fácil, criar vários tipos de vistas de seções.
Nova orientação de vista – “View Box”
Com esta opção conseguimos ter vários tipos de vistas; cada divisão desse cubo mostrado na imagem é uma exibição de vista, o que facilita o manuseio da peça.
Tabelas do Excel
Agora haverá mais interação entre Excel e SolidWorks, vários recursos se utilizam de tabelas feitas no Excel. Podemos definir propriedades do arquivo também em uma tabela.
Outros aprimoramentos:
– Extruded Boss/Base;
– Sketches Cônicos: Cria transições mais suaves entre as geometrias, diferentemente do recurso “SPLine”;
– Administração do painel CAD: Utilizado por um moderador ou superior, serve para acompanhar o desempenho de cada usuário, da máquina e verificar possíveis erros e interferências;
– Novo recurso “Intersect”: Adiciona ou remove geometrias simples e rapidamente realiza interseções entre sólidos, superfícies e/ou objetos planos, praticamente recortando e remendando o modelo.
– Opção da árvore de projeto: Pode-se optar por uma exibição diferente; todas as features poderão ser dispostas na Feature Manager de forma livre, sem agrupamentos –Show Flat Tree View;
– Photoview 360: Nova janela de exibição ao aplicar a renderização final com novas possibilidades de edições.
– Ferramenta “Plastic” – não está integrada ao SolidWorks, poderá ser adquirida separadamente. Essa ferramenta permitirá simular o processo de moldagem por injeção em um ambiente digital.
– Ferramenta “Electrical” – não está integrada ao SolidWorks, poderá ser adquirida separadamente. Ela será utilizada para a concepção de produtos onde os componentes elétricos e mecânicos se encaixam;
– Desempenho otimizado.
Além de muitos outros recursos que você mesmo poderá notar a diferença!
A Render, sempre atualizada, já possui cursos para esta versão, porém não fica devendo para versões anteriores.
Para você que está conhecendo pela primeira vez este software ou tem um conhecimento básico, que tal fazer o curso de Solidworks gratuito da Render Multímidia? Acesse o portal http://www.render.com.br/cursos/gratuitos e comece agora mesmo!
Render – Quem conhece ensina!