Como reduzir o tamanho do arquivo de modelos 3D .STL e .OBJ?

 

How To Reduce The File Size Of .STL And .OBJ 3D Models

 

Arquivos 3D podem ser pesados, muito pesados. Isso pode ser um problema ao tentar fazer upload de arquivos 3D para sites como o i.materialise ou ao tentar compartilhá-los online com seus colegas e amigos. Então, veremos como você pode reduzir o tamanho dos arquivos do seu modelo 3D e que nível de detalhe você deve buscar para obter uma impressão 3D de alta qualidade.

Por que reduzir o tamanho do seu arquivo 3D?

Em teoria, não há nada de errado com um arquivo grande. Na prática, porém, os arquivos 3D precisam ser compartilhados ou carregados – e é aí que arquivos 3D excessivamente pesados ​​podem ser um problema. Por exemplo, i.materialise tem um limite de tamanho de upload de 100 MB.

Além disso, a maioria desses arquivos muito pesados ​​​​tem um nível de detalhe muito além do que os olhos podem ver ou do que qualquer impressora 3D pode imprimir. É por isso que explicaremos neste tutorial como o tamanho do arquivo pode ser reduzido mantendo a qualidade da sua impressão 3D. Afinal, não queremos reduzir o tamanho do arquivo em troca de uma impressão de qualidade inferior.

Por que alguns arquivos 3D são tão grandes?

Quando os modelos 3D são exportados para arquivos .STL (o formato de arquivo mais comum quando se trata de impressão 3D), eles são expressos como uma malha feita de triângulos. Quanto menores forem esses triângulos, mais suave e detalhada será a superfície do seu modelo – e maior será o tamanho do seu arquivo 3D. Reduzir o número de triângulos reduzirá a suavidade das superfícies, mas também o tamanho do arquivo. Na imagem abaixo você pode ver alguns exemplos de um modelo de polígono alto (esquerda) a um modelo de polígono baixo (direita). Neste exemplo, o tamanho do arquivo da esfera esquerda é bastante grande, enquanto a esfera direita tem um tamanho de arquivo pequeno.

Tamanho do arquivo do modelo 3D

O desafio para um designer é encontrar o equilíbrio perfeito entre ter um modelo bem detalhado e não pixelizado e um arquivo que seja pequeno o suficiente para ser facilmente compartilhado e carregado. Felizmente, isso é mais fácil do que você imagina.

Qual configuração de exportação devo escolher para obter um arquivo 3D pequeno e de alta qualidade?

Em muitos programas de modelagem 3D, você será solicitado a definir o máximo de tolerância, precisão ou desvio de sua exportação STL. Esta tolerância é definida como a distância máxima entre a forma original e a malha STL que você está exportando. Portanto, se você escolher a tolerância correta aqui, poderá ter certeza de que sua malha STL exportada será perfeitamente imprimível e não parecerá pixelizada.

Aconselhamos escolher uma tolerância de 0,01 milímetros para uma boa exportação. Exportar com tolerância menor que 0,01 mm não faz sentido porque as impressoras 3D não conseguem imprimir este nível de detalhe. Ao exportar um arquivo com tolerância superior a 0,01 mm, os triângulos podem ficar visíveis na impressão 3D.

O que devo fazer se meu software não permitir reduzir o tamanho do meu arquivo 3D?

O tamanho do arquivo é principalmente um problema para programas que usam modelagem NURBS (o que significa que expressam modelos matemáticos). Esses programas normalmente permitem definir a qualidade do arquivo .STL de uma forma ou de outra.

Alguns programas de modelagem 3D, entretanto, não oferecem a opção de escolher uma tolerância para sua exportação .STL ou qualquer outra ferramenta para reduzir a contagem de polígonos. Nesse caso, você deve levar seu arquivo 3D pesado e altamente detalhado para outro programa para edição posterior.

 

Artigo escrito por: Fabian

Compartilhe e curta!