5 dicas para começar uma carreira em TI

A área da tecnologia é o sonho profissional de muitos brasileiros. Se você está pensando em ingressar no nicho e se dedicar para construir uma carreira em TI, vale a pena ficar com os insights a seguir: 

  1. Conheça mais sobre as áreas de atuação

A TI é uma área muito abrangente e isso se reflete sobre as oportunidades para os profissionais. Por isso, se você está iniciando a sua carreira no ramo, compensa entender mais sobre tais oportunidades para escolher no que se especializar. Prefere atuar diretamente com a segurança de redes, como em softwares tais quais o Surfshark, ou busca algo diferente? 

Alguns exemplos de atuação envolvem:

  • Segurança da informação;
  • Business Intelligence; 
  • Machine Learning;
  • Administração de redes. 

Unsplash

  1. Invista em cursos dedicados para se tornar um especialista

Uma vez que tenha se aprofundado um pouco mais no assunto, é hora de se preparar tecnicamente. Comece a estudar profundamente a área do seu interesse. Com a internet, nunca existiram tantas possibilidades para fazer cursos e entender sobre TI – e você nem precisa falar inglês para isso, embora seja vantajoso, claro.

Hoje em dia, até mesmo cursos gratuitos são encontrados na rede. Por isso, não há desculpas para não se aprofundar em vídeos, tutoriais e outros materiais e caminhar rumo ao sucesso em TI.

Unsplash

  1. Aprenda inglês para sair na frente ou ter um emprego melhor 

Como dito no tópico anterior, você não necessariamente precisa falar inglês logo de início. Mas focar neste idioma te fará sair na frente na carreira de TI – bem como em outras áreas voltadas para a tecnologia.

Mesmo que o seu foco não esteja em atuar em uma empresa estrangeira, o aprendizado do novo idioma é fundamental a longo prazo. Afinal, os materiais e as tecnologias, em sua maioria, serão disponibilizados na língua inglesa.

Inclusive, há até oportunidades de atuar com o home office para companhias do exterior – fazendo o que gosta sem sair de casa. Não tenha medo das barreiras linguísticas, jogue-se e vá ganhando espaço no mercado. Com certeza, isso se refletirá diretamente sobre o seu reconhecimento e, lógico, seu salário. 

  1. Não menospreze o poder de um bom networking

Um bom networking abre portas para oportunidades de emprego que nem podemos imaginar. O mesmo vale para a carreira de TI. Mesmo que você ainda seja um iniciante, aprendendo mais sobre o ramo, tente conhecer outros profissionais, trocar ideias com eles e manter um bom relacionamento.

Participe de encontros do nicho – até mesmo virtuais – para encontrar colegas e se manter atualizado. Sem dúvidas, uma hora ou outra, você será indicado para uma vaga, poderá firmar uma parceria para um projeto ou terá mais aporte para tirar dúvidas e sanar problemáticas conforme o tempo passa. Faz toda a diferença, pode acreditar! 

  1. Gere um portfólio rico para expor a sua expertise 

À medida que você for ganhando experiência, dedique-se a construir um portfólio para expor tudo o que você aprendeu e sabe fazer. Compartilhar as habilidades técnicas e experiências te deixará pronto para conquistar o tão sonhado emprego em TI e ir em busca de melhores condições na área. Aproveite!

Aprenda mais sobre Photoshop: https://www.render.com.br/areas/tecnologia-da-informacao

 

Compartilhe e curta!