Render disponibiliza uma API comercial

Desde 2012, a Render Cursos trabalha constantemente para oferecer soluções inovadoras para um novo modelo de gestão de alunos e videoaulas. Hoje, já são mais de 250 mil alunos que confiam e utilizam nossa plataforma para ampliar o horizonte técnico e intelectual em todos os níveis de formação, distribuídos pelo Brasil e no exterior.

Através de uma parceria com a CPET e a plataforma Render Ensino (que tem como alvo escolas de informática, instituições de ensino e universidades corporativas), disponibilizamos uma solução que visa simplificar ainda mais a gestão dos seus Alunos e Videoaulas dos cursos online RenderA API Render!

Com ela, os Gerentes através de seus desenvolvedores conseguem levar dados da conta Render para outros sistemas de forma automática, tornando a forma de acesso as videoaulas dos cursos render e gestão dos alunos muito mais simples.

O que é uma API

A sigla API significa “Application Programming Interface”, ou Interface de Programação de Aplicações. Elas são uma forma de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e a monetização de acessos. As APIs são um tipo de “ponte” que conectam aplicações, podendo ser utilizadas para os mais variados tipos de negócio, por empresas de diversos nichos de mercado ou tamanho.

A maioria das pessoas não sabe o que é uma API. Isso porque elas são invisíveis ao usuário comum, que enxerga apenas a interface dos softwares e aplicativos. No entanto, os profissionais de programação conhecem por dentro essa tecnologia que é resultado da evolução de diversos sistemas e ferramentas.

As APIs proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura. Em outras formas de integração de sistemas, o profissional que realiza o trabalho precisa, muitas vezes, instalar recursos compatíveis com o sistema no qual se busca efetuar a integração, gerando um grande trabalho e, consequentemente, atraso na geração de negócios e processos produtivos de uma companhia.

As possibilidades disponibilizadas pelo uso das APIs proporcionam para os desenvolvedores de softwares e aplicativos a possibilidade de conectar tecnologias heterogêneas, como diferentes bancos de dados, por exemplo. Além disso, é possível fazer com que funcionalidades e ferramentas específicas de determinados aplicativos sejam utilizadas em outros, sem que isso cause qualquer dificuldade.

Imagine um cenário onde você, Gerente/Professor de uma instituição de ensino, utiliza uma ferramenta própria da sua instituição e quer utilizar os cursos online da Render, onde para isso acontecer é preciso cadastrar os seus alunos e delegar os cursos Render a esses respectivos alunos. Sem utilizar a API, você poderia utilizar a ferramenta da Render, chamada Render Ensino, e fazer todo essa gestão e monitoramento, porém, isso requer um pequeno aprendizado tanto dos Gerentes que vão operar a parte administrativa da plataforma, como dos Professores para gerenciar os alunos na plataforma, pois é preciso cadastrar esses alunos, incluir as grades/estruturas de cursos e matérias e por fim incluir esses cursos aos seus respectivos alunos; outra dificuldade é por parte dos Alunos, que teriam que se adaptar a utilizar essa outra “nova” plataforma, o Render Ensino, pois afinal de contas, é o aluno que irá fazer uso da plataforma para assistir as videoaulas. Isso pode ser um pouco desgastante e trabalhoso, não acha?

A API vem para resolver isso. Com a API é possível ter todas as informações em tempo real através de uma “conexão” entre os dois sistemas – dum lado a sua conta Render Ensino e do outro o seu sistema de ensino. Com a sua conta Render Ensino e a API Render é possível ler um menu com uma série de instruções para saber o que está disponível. Ou seja, o menu é a documentação da API, que te diz quais são as informações disponíveis para solicitação na API Render – você só precisa fazer uma solicitação que a API vai mostrar o que foi solicitado e o que estiver disponível no menu WOW.

Quais são as possibilidades de uso da API

Com a API Render, os desenvolvedores (DEVs) podem realizar diversas integrações que simplificam, ainda mais, a gestão dos seus alunos e acesso aos cursos online da Render. É possível, por exemplo, integrar a base de alunos de sua escola, instituição ou universidade publicados na API Render com o seu sistema de gestão de leads, importando Nome e Email para a API sem a necessidade de exportar/importar várias e várias planilhas Excel / arquivos texto ou até retrabalhos manuais. Tudo é rápido e automático após a integração ser concluída!

E as possibilidades não param por aí: a API permite que você integre diferentes soluções com a sua conta Render. Um exemplo disso é o Moodle que foi integrado com sucesso através da parceira entre a CPET e a Render.

O Moodle é um software livre de apoio à aprendizagem, que pode ser instalado em várias plataformas que consigam executar a linguagem PHP tais como Unix, Linux, Windows, MAC OS. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC. Seu desenvolvimento é de forma colaborativa por uma comunidade virtual, a qual reúne programadores, designers, administradores, professores e usuários do mundo inteiro e está disponível em diversos idiomas. A plataforma vêm sendo utilizada não só como ambiente de suporte à Educação a Distância mas também como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo e treinamento de professores.

Com o Moodle, a API Render pode ser executada em qualquer sistema operacional, como o Linux, Windows, MAC OS e além disso pode ser integrada em qualquer linguagem de programação, como o PHP, JAVA, C#, Python, Ruby e muitas outras. Nunca foi tão simples 🙂

Como usar a API da Render

Por ser uma ferramenta técnica, é necessário que um Desenvolvedor (DEV) configure a conexão com a API da Render, mas existem algumas aplicações que facilitam essa integração sem que, necessariamente, se tenha um conhecimento técnico avançado.

Para a utilização da ferramenta, disponibilizamos a documentação com as referências técnicas a serem seguidas para poder fazer a gestão dos alunos, ver cursos/módulos/aulas, gerar tokens de acesso para os alunos, reproduzir as videoaulas no player de vídeo da Render e até consultar relatórios. A conexão só é possível após autenticação prévia, através de uma privatekey (chave secreta) disponível em sua conta do Render Ensino, no menu Administração (opção API). Tudo isso está na documentação técnica, ok?

As privatekeys (chaves secretas) são vinculados à sua conta, onde é preciso uma prévia configuração de IP’s e Domínios (xxx.com.br) permitidos para uma ou mais privatekey funcionar em seu site e as videoaulas serem reproduzidas através do player de vídeo. Essa privatekey é necessário que esteja em todas as requisições feitas – do contrário, não é possível ter acesso as informações mantidas na sua conta. Dependendo da sua necessidade e pacote de licenças contratado, é possível gerar mais de uma privatekey, bem como, criar as privatekeys para diferentes ambientes (desenvolvimento, homologação e produção).

A API comercial está disponível para todos que adquirirem o pacote de licenças do Render Ensino com a opção de API, onde fornecemos o suporte a essa ferramenta, manual de como utilizar a plataforma, documentação técnica e exemplos de integrações. Se você tem interesse ou já utiliza os cursos Render, não fique de fora e faça sua inscrição agora, clicando em um dos botões abaixo conforme necessidade!


Compartilhe e curta!

Alisson

Analista Programador na Render Cursos LTDA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.