Tutorial EXCEL: Classificando uma lista

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Classificar uma lista é um uso muito comum do Excel, mas há algumas coisas a serem consideradas ao fazer isso e alguns recursos extras que você talvez não conheça.

A primeira tarefa é selecionar os dados que você deseja classificar.

Se seus dados estiverem em uma tabela, se você selecionar qualquer célula da tabela, o Excel assumirá que você deseja classificar a tabela inteira.

Se os dados não estiverem em uma tabela, o Excel ainda adivinhará o que você deseja classificar, porém acho melhor escolher proativamente, em vez de presumir que o Excel acertará!

Certifique-se de destacar todas as linhas do intervalo que deseja classificar. Você pode destacar colunas inteiras clicando nas letras das colunas, o que garantirá que todas as linhas sejam incluídas (embora não seja uma boa ideia se você tiver outros dados abaixo da sua lista).

Além disso, certifique-se de que todas as colunas dos seus dados estejam incluídas, caso contrário você poderá acabar quebrando irrevogavelmente as linhas de dados, classificando algumas colunas e não outras!

Depois de selecionar seus dados, clique em um dos botões de classificação.

Clicar em qualquer um dos dois botões pequenos classificará com base na primeira coluna de seus dados, em ordem crescente ou decrescente. O botão de classificação maior (circulado acima) oferece muito mais flexibilidade.

Clicar aqui revelará a seguinte caixa:

A primeira coisa a verificar é se a caixa de seleção “Meus dados têm cabeçalhos” está correta, pois, se marcada, tratará a primeira linha do seu intervalo como cabeçalhos e não a incluirá na classificação.

Você pode então escolher em qual coluna classificar. Este é um menu suspenso dos títulos das colunas (se a caixa de seleção estiver marcada) ou das letras das colunas, caso contrário.

Para os fins desta introdução, presumiremos que você deseja classificar pelo conteúdo da célula (Valores das células no menu suspenso Classificar em) e, na caixa final, você pode selecionar a ordem em que deseja classificar. mudam, dependendo do tipo de dados na coluna que está sendo classificada, por exemplo, de A a Z para texto, do menor para o maior para números, do mais antigo para o mais recente para datas e todos os seus opostos.

Em seguida, clique em OK e seu intervalo será classificado.

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Artigo escrito por: Glen Feechan

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Este post tem 3 comentários

  1. luana nunes

    Excelente visão geral sobre a classificação de dados no Excel. Acho muito importante destacar, como você fez, a necessidade de selecionar corretamente todos os dados que deseja classificar para evitar erros. Um ponto que talvez pudesse ser adicionado é a importância

  2. Paulo Vieira

    Este artigo oferece um guia prático e conciso sobre como classificar dados no Excel, algo essencial para quem trabalha com grandes volumes de informação. A ênfase na importância de selecionar corretamente os dados antes da classificação é um ponto crucial que muit

  3. Doriana Araújo

    Excelente resumo sobre como classificar dados no Excel! Acho que um ponto importante que vale a pena destacar é a importância de verificar se “Meus dados têm cabeçalhos” está marcado corretamente para evitar erros de classificação. Também é fundamental lembrar de incluir todas as colunas relevantes na

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