Os 10 Melhores Recursos do Multisim 11 Educacional

A Render Multimídia acaba de lançar o curso Multisim 11 Fundamentos, incorporando características especializadas de aprendizado e complementando com teorias de circuitos, ajudando educadores, estudantes e engenheiros a utilizar as tecnologias desta poderosa ferramenta. Neste artigo mostraremos os 10 melhores recursos do Multisim Educacional.
A versão acadêmica do Multisim 11 possui recursos específicos que auxiliam educadores e alunos, permitindo reforçar a teoria com uma abordagem prática e interativa. Assim, é possível visualizar e investigar o comportamento do circuito, através de sua plataforma.

Figura 1 – Simulações no Multisim

Figura 1 – Simulações no Multisim

O Multisim é amplamente escolhido por universidades e escolas técnicas devido a seus componentes interativos, seus instrumentos de simulação e à integração com o mundo real através de medições analógicas e digitais.
A combinação com o software para a criação de layouts de PCB’s, o NI Ultiboard 11, fornece aos engenheiros uma plataforma de prototipagem de custo efetivo.  Também a integração com o software de medição NI LabVIEW ajuda engenheiros a definir análises personalizadas para otimizar a validação do projeto.
Entre os vários recursos do Multisim Educacional, podemos destacar os 10 melhores, que são:
•    Capacidade de reforçar a teoria com a simulação interativa de circuitos;
•    Exploração da simulação baseada em instrumentos;
•    Visualização de dados com 20 tipos de análises;
•    Capacidade de comparar dados simulados e medidas reais com o NI Elvis integrado ao Multisim;
•    Simplificação do ensino de circuitos digitais com o esquemático em um PLD (dispositivo lógico programável);
•    Capacidade de encontrar os componentes necessários;
•    Opções poderosas de ensino para educadores;
•    Prototipagem livre de riscos no ambiente com protoboard 3D
•    Personalização com o NI LabView;
•    Funcionalidades profissionais para projetos avançados.
Através do NI Elvis integrado ao Multisim, é oferecida uma nova abordagem para o aprendizado prático, ajudando os estudantes de eletrônica, a preencher a lacuna entre a teoria e o mundo real. Assim, podemos simular conceitos teóricos no Multisim, prototipar o circuito com o NI ELVIS, e comparar a simulação com as medidas do mundo real, dentro do ambiente do programa.

Figura 2 - Simulação com NI ELVIS

Figura 2 – Simulação com NI ELVIS

Além disso, o Multisim possui o protoboard do NI Elvis, onde é possível criar os próprios circuitos e realizar experimentos em um ambiente 3D. Deste modo, testamos antes de projetar o circuito em um laboratório.

Figura 3 - Protoboard NI ELVIS

Figura 3 – Protoboard NI ELVIS

Os projetos finalizados podem ser exportados para o Ultiboard, que é um “software” aplicativo da National Instruments, utilizado para o projeto de placas de circuito impresso, e que desempenha também certas operações de CAD mecânico.

Figura 4 – Princípio de elaboração de um circuito impresso no Ultiboard

Figura 4 – Princípio de elaboração de um circuito impresso no Ultiboard

O Multisim não é apenas o pacote de software mais amplamente utilizado no ensino de eletrônica, mas também uma ferramenta popular no mercado profissional de automação de projeto de eletrônica (Também conhecida como EDA, Electronic Design Automation). Como tal, ele inclui funcionalidades que estão além das necessidades de muitos estudantes. No entanto, ele está disponível para cursos de projetos avançados, trabalhos de pós-graduação ou projetos de pesquisa.
Com sede em Austin (Texas) a National Instruments possui mais de 4.500 colaboradores e opera diretamente em aproximadamente 40 países. Durante os últimos 10 anos a revista FORTUNE nomeou a National Instruments como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos. No Brasil, a National Instruments está presente há 12 anos, seu escritório está localizado no estado de São Paulo e atende a toda a América do Sul e Caribe.
Sem sombra de dúvidas, podemos dizer que este curso da Render: Multisim 11 Fundamentos, dará a você os conhecimentos necessários para um bom embasamento teórico e prático, para prosseguir os seus estudos e competir com um diferencial no mercado de trabalho!

 

Nelson Vicente Soares
_______________________________________
Técnico em Eletrônica e Analista de Sistemas

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *